Quais são os maiores desafios da gestão escolar?

Gestão Escolar

De acordo com os 6 Pilares da Gestão Escolar, os desafios de uma escola podem ser agrupados por setores. Entre eles estão o Pedagógico, o Administrativo, o Financeiro, o de Gestão de Pessoas, o de Comunicação e o de Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.

No blog Educador 360, explicamos sobre o conceito de cada um deles, no artigo que você pode ler aqui. Portanto, vamos ressaltar agora alguns dos mais importantes desafios atuais relativos à cada área.

Leia e descubra se você se identifica com todas essas questões!

 

Gestão Pedagógica

💡 Mudanças no Ensino

Estamos passando por um período de rápidas transformações na Educação a nível global. No Brasil por exemplo, as escolas ainda estão tentando se adequar à BNCC do Ensino Fundamental (homologada em Dezembro de 2017) e acompanhando as mudanças no Ensino Médio (ainda em discussão).

Além disso, a cada momento surgem novidades em metodologias e recursos tecnológicos. Dessa forma, manter-se atualizado e acompanhar as principais mudanças no Ensino é um dos principais desafios dos gestores escolares.

 

💡 Índices de Desempenho

Os resultados perante às famílias, na maioria das vezes direcionado por provas e avaliações (internas ou externas) é uma constante preocupação no que diz respeito à qualidade pedagógica.

Assim, os índices de desempenho devem ser constantemente monitorados. Da mesma maneira, é preciso repensar estratégias quando as métricas se mostram negativas.

 

💡 Desenvolvimento Integral: Competências e Habilidades

Se antes os índices de desempenho medidos por resultados como notas eram o suficiente, hoje sabemos da importância do desenvolvimento integral.

Isso significa que os alunos, como seres humanos complexos, devem evoluir não apenas a nível cognitivo. Hoje, a escola também torna-se responsável pelas esferas sociais, emocionais e éticas .

Apesar de esse caminho estar apenas começando a ser trilhado na educação brasileira, sabemos que o tema ganha cada vez mais espaço. Vale lembrar que a BNCC do Ensino Fundamental já é direcionada por competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). Cabe então, aos gestores, adaptarem-se a essa nova realidade.

 

Gestão Administrativa

💡 Estrutura Escola

Manter o ambiente escolar organizado e seguro é uma das tarefas essenciais na gestão escolar, com impacto direto no cotidiano.

Muito mais do que um dever de um grupo específico de pessoas, é papel dos gestores criar uma cultura onde todos sentem-se responsáveis pelos espaços e pela segurança da escola e das pessoas que ali convivem.

 

💡 Materiais e Sustentabilidade

É preciso ter um olhar atento para os materiais e recursos usados na escola, a partir de um viés sustentável. O que inclui não só a reciclagem do lixo, mas também o uso da água e da energia que precisam ser constantemente repensados.

Incluir a prática da sustentabilidade na educação, é uma das questões a serem priorizadas a partir da própria estrutura da escola.

 

Gestão Financeira

💡 Captação de Novos Alunos

A entrada de novos alunos está ligada diretamente com a gestão financeira, que precisa, ano após ano, manter-se em equilíbrio.

Com famílias cada vez mais criteriosas, captar outros alunos é uma tarefa que demanda uma atenção em especial. Dessa forma, diretores e coordenadores necessitam entender e manter o foco em tudo aquilo capaz de agregar valor à sua escola.

 

💡 Campanha de Rematrículas

Talvez até mais importante do a captação de novos alunos, é a retenção dos alunos já existentes. Para isto, as campanhas de rematrículas ganham destaque especialmente nas épocas de começo e fim de ano.

Esse momento também é uma oportunidade de receber feedback quanto à satisfação de pais e alunos. Quanto maior for a evasão escolar, mais mudanças precisam começar a ser feitas para evitar esse quadro.

 

💡 Índices de Inadimplência

Outra questão capaz de fazer qualquer gestor ou gestora escolar perder o sono, são os índices de inadimplência. Afinal, é muito difícil fazer um bom trabalho em todas as outras áreas, com as finanças no vermelho.

Além de ter ações estratégicas que ajudem a evitar o problema, os gestores precisam focar em soluções antecipadas. Afinal, a inadimplência tende a ocorrer, ainda que em taxas mínimas.

 

💡 Desempenho Financeiro e Fluxo de Caixa

O desempenho financeiro está diretamente conectado a áreas como captação de alunos, rematrículas e inadimplência. Ainda assim, há outros fatores que podem o impactar.

Além das entradas, deve-se levar em conta as saídas, como gastos e pagamentos. Manter o fluxo de caixa saudável é um constante desafio a ser gerenciado durante o ano todo.

 

Gestão de Pessoas

💡 Formação de Professores e Coordenadores

A formação continuada é fundamental para que os professores se mantenham atualizados. É dessa forma que eles podem manter o processo de ensino-aprendizagem relevante. Por não ser algo totalmente obrigatório, também cabe aos gestores esse direcionamento e incentivo.

Há também que se pensar em uma formação adequada para os coordenadores. Um ponto delicado já que essa função exige um perfil conectado tanto com o corpo docente quanto com a diretoria.

 

💡 Motivação do Corpo Docente

Lidar com uma sala de aula repleta de alunos em fase de formação exige dos professores muito preparo emocional. Dessa forma, também é uma função dos gestores mantê-los motivados e reconhecidos no dia-a-dia.

 

Gestão de Comunicação

💡 Comunicação com Professores e Funcionários

Para manter a equipe alinhada, a comunicação interna é capaz de otimizar processos e garantir os melhores resultados. Até porque, as pessoas são sempre o maior recurso, seja de uma instituição ou empresa.

Porém, nem sempre existem canais e rotinas claras de comunicação com a equipe. Sendo assim, devem existir técnicas e fluxos que tornem esta área cada vez mais fluída.

 

💡 Comunicação com Pais

Grande parte do trabalho de comunicação de uma escola, deve visar agregar valor aos pais, que são os tomadores de decisão. Mas como se comunicar de forma eficiente para atingir esta conexão com as famílias?

Essa é uma pergunta a ser feita continuamente visando não apenas informar, mas também ouvir este público.

 

💡 Comunicação com Alunos

Um dos primeiros desafios para desenvolver o diálogo com os alunos, está ligado com a diferença entre gerações. Afinal, considere que se comunicar com crianças e adolescentes exige uma linguagem e abordagem específica.

Qual seria então, a melhor forma de impactá-los?

 

Gestão de Tempo e Eficiência de Processos

💡 Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é uma peça chave que ditará os nortes e propósitos de toda a sua gestão. Sem ele, todas as ações se tornam desconectadas e sem rumo definido.

Hoje, todos os líderes em geral, enfrentam o desafio entre dividir seu tempo entre o planejamento a longo prazo e o cotidiano.

 

💡 Produtividade

Quem não almeja se tonar uma pessoa altamente produtiva, focada em ações que realmente importam?

Especialmente no ambiente escolar, sabemos que não é difícil se perder entre tarefas, preocupações e imprevistos. Essa é uma questão muito relevante para a liderança, que impactará todos os outros ao sob sua gestão.

 

Como lidar com os desafios da Gestão Escolar?

Como gestor ou gestora de uma escola, é muito provável que você tenha se identificado com vários desses desafios. Mas, como lidar e resolver cada um deles na prática, com o menor impacto de custos possível?

Foi pensando no seu trabalho, que desenvolvemos um material com 51 dicas capazes de fazer toda a diferença para a sua escola com nenhum ou pouco investimento financeiro.

Algumas delas, talvez você já aplique como parte de suas estratégias, outras podem acender uma nova luz em sua mente e outras podem ser pontos que apesar de conhecer, ainda não conseguiu ativar na prática. Para descobrir, baixe agora mesmo o e-book: “Guia de ações estratégicas para a sua escola”, disponível neste link.

Compartilhe nos comentários outros desafios ou aqueles com os quais você mais se identifica!

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu