Sua escola pronta para o recomeço
Sua escola pronta para o recomeço. As escolas começam a reabrir em todo Brasil. Embora o atendimento ainda seja parcial, o momento mais esperado deste conturbado ano de 2020 está chegando para todos aqueles que se preocupam com a educação.
Tudo será muito diferente neste RECOMEÇO, seja para alunos, professores, famílias e gestores. Estaremos todos cuidadosos, testando novas regras e novos limites. Novas formas de ser e de fazer.
No novo cenário, as habilidades socioemocionais de alunos, responsáveis, professores e colaboradores são fundamentais para deixar a sua escola pronta para o recomeço.
Confira 5 maneiras de mobilizar essas habilidades tão importantes para vida nesse momento de reabertura do espaço físico da sua escola:
Aprender a ser, a conviver, a fazer, a conhecer
Há muito tempo se fala na importância de aprender a aprender, mas no novo cenário, essa habilidade se torna vital. Afinal, o ambiente escolar pós-pandemia exigirá de todos a capacidade de se ressignificar a partir de novos conhecimentos, na busca por novas formas de conviver e de fazer no espaço compartilhado. Teremos, todos, de reaprender a ser.
Novos pactos de convivência
A empatia e a capacidade de lidar como estresse serão fundamentais nesse novo momento tão cheio de restrições e medos. Desenvolver o olhar para o outro, praticar a escuta, exercitar a comunicação não violenta serão importantíssimos para que todos superemos os traumas e ansiedades. Teremos de aprender a caminhar juntos, mesmo que não possamos nos dar as mãos.
A importância da colaboração
Protocolos e medidas de segurança só serão eficientes se todos formos capazes de trabalhar em conjunto. Estimule o espírito colaborativo, tanto na equipe, quanto nos alunos, para que a escola possa fazer mais, com menos, dentro de tantas restrições.
Contextualização do conhecimento
Um organismo invisível a olho nu mudou todos os nossos hábitos e pactos. Nada melhor para promover aprendizagens significativas e trabalhos por projetos que transformem o aluno em protagonista do conhecimento.
Espaço para a reflexão e autoavaliação
Se tudo tem um lado bom, o do coronavírus foi o fato de ter desarmado nosso “piloto automático”. No RECOMEÇO, precisamos cultivar o espaço para refletir sobre o fazer e para a autoavaliação, buscando desenvolvimento sempre.
96 Comentários. Deixe novo
Texto muito válido, mas o corona também fez perceber a importância do contato com o outro, da troca, das rotinas e principalmente que valorizar o outro não é colocá-lo como um deus, mas dar-lhe o devido valor, por aquilo que fez, faz, planeja e corrobora com a sociedade.
Que nosso retorno seja bom e que as reflexões de tudo isso nos torne melhores
Que tenhamos um retorno o menos constrangedor possível e que tenhamos esperança de que vai dar tudo certo, precisamos recomeçar o ensino presencial. Toda a equipe escolar dará o melhor de si como sempre fez antes e durante a pandemia. São profissionais dignos e responsáveis que prezam pelo aprendizado e pelo bem estar dos alunos.
Ótimo texto para reflexão e apropriado ao momento
Espero sinceramente que está volta seja feita de uma maneira adequada preservando a vida de todos,há pessoas morrendo e a doença esta nos atigindo de forma brutal.Que a vacina venha omais rápido possivel.
Teremos sim um recomeço diferente com este novo “normal”.Teremos todos que reaprender,concordo com o texto onde teremos que aprender a lidar com o estresse e com o medo.Trabalhar a empatia, colaborar com as medidas de segurança será um trabalho em conjunto sem dúvida.
Será tudo muito diferente , seja para alunos, professores, famílias e gestores,dá um frio na barriga quando penso tudo isso no berçário.
Vamos tentar dar o nosso melhor, mesmo sendo tão complicado.
A pandemia fez uma reviravolta nas nossas vidas.
Quanto tempo faz que nós estamos falando da necessidade de transformarmos a educação, inclusão da tecnologia nas aulas, o professor se atualizar com essas novas ferramentas… E, bum! tudo aconteceu ao mesmo tempo e rapidamente. O “piloto automático” não funciona mais.
Agora, com o retorno das aulas o que ficará de fato.
Mesmo sendo difícil, precisamos pensar sim no retorno que seja leve e pleno para todos nós.
O texto é muito esclarecedor. Certamente os protocolos de segurança deverão ser cumpridos para possibilitar o retorno às aulas. O acolhimento dos professores, alunos e comunidade será o grande diferencial neste novo modelo de mundo.
Para esse recomeço será necessário a colaboração de todos e respeito às medidas de segurança.
Em algum momento retornaremos, que seja no mínimo consciente no que diz respeito as medidas de segurança.
Que esse novo recomeço seja com muita consciência!
Temos consciência que vamos retornar, que o respeito, a impatia, a segurança serão necessários e fundamentais para nosso recomeço.
Temos que nos preparar psicologicamente para as mudanças que serão necessárias nas interações físico-afetivas tão comuns entre professor-aluno, principalmente entre as crianças pequenas.
Sem dúvidas a questão emocional estará estará em jogo, tanto para os professores, famílias, crianças, e saber lidar com essa ansiedade, medo, insegurança, esse mix de sentimentos não será nada facil, por isso temos que respirar, ter empatia, relevar e ser flexível, e viver o dia sem atropelar o outro, o planejamento, os dias seguintes, sempre focando no bem estar.
Além dos protocolos de higiene é preciso refletir sobre as pessoas e sua convivência, não será como um retorno de início de ano, mesmo porque estamos no fim do ano praticamente. Se acontecer ainda este ano, será algo muito mais profundo e que requer um olhar bem apurado para cada detalhe.
Tudo é muito difícil ,mas teremos que nos preparar emocionalmente nesta volta.
Nesse retorno, precisamos estender as mãos para o aluno, para os colegas, para os pais e contarmos também com um acolhimento para nós. para então caminharmos (separados, porém juntos).
Retorno difícil, mas necessário devemos trabalhar a empatia, precisamos estar muito respaldados em segurança para todos.
Tudo novo, precisamos estar seguros e respaldados, apoiar e acolher os alunos tão pequenos é primordial.
A escola é viva e avança com os professores, como sempre se reinventam, põe do bolso o que for preciso para melhorar a cada dia as aulas, mas e agora com tantos protocolos, não daremos conta sozinhos, faremos muito mais do que nos cabe como sempre, mas e nossos governantes darão conta e assumirão cumprir os protocolos??
Para um recomeço temos que ter muita responsabilidade ..
Deus queira que essa vacina fique pronta logo e que todos possam tomá-la o mais rápido possível. Não quero nem imaginar como será um retorno de escola pública Infantil ou Fundamental sem a vacina. Na questão das máscaras, do distanciamento, o não aglomerar, a higienização constante, enfim, são várias situações preocupantes.
Muitos serão os medos,os anseios e as novas mudanças transformarão a nossa prática.
Nesta retomada será de fundamental importância : o diálogo, os combinados a elaboração de regras claras e principalmente o compromisso de todos.
As novas mudanças transformarão a nossa maneira de ser e fazer na educação.
O retorno é necessário mas com responsabilidade de todos! Inclusive dos governantes para ter os materiais para o protocolos seguidos!
Viveremos novas experiências e tiraremos lições preciosas de tudo isso.
Ainda é difícil imaginar esse retorno.
Retorno sem toque, sem abraço.
Mas ele vai ter de acontecer…
Que estejamos preparados e conscientes de que nada será como antes.
Teremos ,mais do que nunca,que trabalhar em equipe,com comprometimento,responsabilidade e segurança.
Sem dúvida será um retorno diferente, teremos reaprender com a nossa nova rotina… Novas práticas. relações…
Nada será como antes.
Temos que nos reinventar nesse recomeço para termos segurança, principalmente com os pequenos.
Que nosso retorno seja de tranquilidade e muita clareza do que e como fazer para tornar a rotina de todos a melhor possível
As habilidades socioemocionais são de suma importância !!
colaboração de todos
Se realmente acontecer agora o nosso retorno, que seja feito com respeito e responsabilidade.
Sim, o retorno, aos poucos está voltando. Mas será que não estamos sendo precipitados?
Mesmo retornando gradualmente, teremos que nos adaptar novamente. Como o texto diz tudo será diferente para todos.
O enfoque é trabalhar as habilidades socioemocionais que neste momento é primordial, depois, vem os cuidados com a saúde, a aprendizagem etc.
Estamos receosos, sim estamos, mas como bons profissionais que somos vamos conseguir através do diálogo, informações e da empatia.
Cultivar a paciência e a resiliência vai ser muito importante para o recomeço.
O retorno está acontecendo, mas será que está no momento correto, ainda assim, devemos respeitar os protocolos e sabermos que estejamos preparados para acolhermos todos.
A vida é uma adaptação…
Esse retorno inicialmente acontecendo em alguns lugares, nos mostrou que as habilidades socio emocionais sao de suma importância. Esse vírus nos fez pausar e perceber como o conviver é tão importante.
Temos que nos organizar para retornar com segurança, e conseguir cumprir os protocolos necessários de saúde.
As escolas não estão prontas para o retorno. Essa pandemia nos mostrou como somos frágeis, que precisamos nos preocupar com nosso bem estar e com o bem estar do outro. Precisamos ser responsáveis nesse momento e quando retornarmos.
Em algum momento teremos que voltar, e estar bem informados é de extrema importância.
A volta presencial será muito “anormal”, sem toque, sem socialização, me parece bem triste. Mas se temos que retomar as aulas presenciais teremos que reaprender como fazer isso, sem traumas e fazer um acolhimento carinhoso com nossas crianças e familiares.
A insegurança referente ao retorno é algo considerável, vamos ter que ter muita empatia, reinventar, tudo terá um novo olhar , mas antes da vacina é muito importante ter coerência e assim mesmo são grandes os riscos para as crianças para equipe educacional e para todos os familiares de ambos os lados.
O retorno requer muita consciência, respeito, união, empatia e parceria, pois não será nada fácil.
Muito triste tudo que está acontecendo, sinto muita falta de estar na escola, sair de casa pra trabalhar, ver minhas colegas de trabalho, me movimentar, nem tivemos tempo de conhecer direito as crianças, e nem sabemos se voltaremos este ano.
Que o retorno seja repleto de sabedoria e cautela
É um recomeço que exige muita responsabilidade de todos, alunos, professores, familiares, gestores, enfim de toda a Equipe Escolar.
Toda a equipe da Unidade Escolar tem que ter a consciência que temos um grande desafio por novas formas de conviver. A empatia e a capacidade de lidar com o outro, são fundamentais para o conviver com respeito e harmonia.
Toda a Equipe Escolar, tem que ter a consciência deste novo desafio, que exige novas formas de conviver. É um recomeço de muita responsabilidade por parte de todos; alunos, professores, familiares, gestores.
A empatia e a capacidade de lidar com o outro são fundamentais para o conviver com respeito e harmonia.
Encontrei com alguns alunos no mercado e foi muito difícil dispensar um o abraço de criança, imagina na escola com os colegas e outras crianças, manter o distanciamento, combinados claros e higiene constante. haja habilidades socioemocionais.
Texto bem reflexivo para o momento. A escola com certeza vai estar pronta, mas os que atuam necessitam de um tempo a mais para se adaptar ao novo e desconhecido, então é necessário bastante cautela para o momento.
O recomeço não será fácil, mas teremos que nós adaptar as novas formas de ensinar e aprender.
ótimo texto para refletirmos e é apropriado para o momento
O retorno será necessário, sendo agora ou mais para frente, precisamos de planejamento e disposição para enfrentar a adaptação a este estado atípico.
Concordo que devemos pensar, planejar e preparar para o retorno. Mas as garantias da preservação da vida vêm em primeiro lugar. Cada um, em sua esfera de atuação, deve ser extremamente responsável, ou corremos o risco de um mal maior. Ler, refletir, expor ideias ajuda no fortalecimentos das ideias e das emoções. Contudo, pautando-se em medidas e ações de proteção eficientes.
O que nos espera em 2021. Na realidade é um mistério. Muito se fala, mas pouco se sabe.
Nossa única certeza é que tudo será diferente do que vem sendo por anos a fio. Só nos resta tentar fazer o melhor possível.
Serão muitos desafios ,mas acredito que só serão possíveis se estiver um trabalho em equipe .
Vai ser muito estranho este novo normal, mas quanto antes voltarmos melhor, com segurança.
Estamos nos preparando psicologicamente para o retorno que não vai ser nada fácil, mas também não é impossível. Somos todos engajados com a educação, vai dar tudo certo.
Sem vacina será muito complicado, o medo principalmente do adulto vai tornar esse retorno muito difícil.
Estamos esperando a vacina!! voltaremos todos fragilizados e com esperança de vitória sobre essa doença !!! queremos iniciar esse novo normal!!! com precaução e saúde!!
Um retorno com muitas mudanças sejam na rotina, na maneira de convivência entre as pessoas.
Todas as palavras bonitas pautadas em grandes objetivos educacionais, não representam nada diante de definições e estratégias praticas que até o momento não são discutidas e tão pouco implementadas. Tudo isso levando-se em consideração que o nosso aluno é vulneral diante de todo o contexto social, cultural e econômico que esta inserido; não podendo a escola e a vida escolar ser uma ilha desconectada deste contexto, que acredita ser a panaceia que cura o mundo.
Temos muito o que nos organizar, muito o que conversar…Tudo mudou, ne? Será importante conversarmos para realizar um retorno seguro.
O retorno exigirá um grande esforço individual e coletivo, com apoio de outras as áreas, pois só da educação não será suficiente.
Não será nada fácil esse recomeço… mas teremos que nos adaptar e muito que aprender com essa nova realidade.
Com certeza, continuaremos aprendendo e criando condições para os alunos.
Todo retorno está sempre baseado numa vacinação em massa, protocolos seguidos rigidamente ( apesar da vacina) e cuidadosamente pensados e aplicados.Todos queremos retornar mas com segurança.
Gostei da frase: Todos teremos que reaprender a caminharmos juntos, mesmo que não possamos nos dar as mãos.
Para ser muito sincera não gosto quando falam que neste recomeço teremos que tratar o outro com empatia, cuidar do emocional do outro, teria que ser assim desde sempre. Que possamos voltar com segurança.
Na retomada das atividades escolares todos envolvidos ( Famílias, Alunos , Professores , Equipe Gestora ) terão que Trabalhar a empatia , diálogo e a paciência! Pois estamos passando por um momento muito delicado onde tivemos que aprender dar mais valor a tudo que nos cerca principalmente nas pessoas !
SÔNIA DE ASSIS DA SILVA
PRIMEIRO PRECISAMOS ESPERAR A VACINA QUE É O QUE NOS DARÁ SEGURANÇA PARA PODER TRABALHAR EM PAZ.
O retorno irá ocorrer, ainda esse ano ou no próximo, mas o mais importante será a segurança dos profissionais para conseguir trabalhar e das famílias em deixar seus filhos em um ambiente que antes era de total confiança.
Ainda há muita insegurança para o retorno principalmente das escolas públicas. Quando retornarmos muitas ações serão diferentes. A empatia deverá estar sempre presente.
O retorno exigirá de todos muita empatia.
Texto muito condizente com o que estamos vivenciando e ótimo para a reflexão!
Será um ano marcante na vida de todos nós. Mas que o retorno seja com segurança !
Depois de tudo que estamos vivendo, acredito que viveremos ainda por muito tempo esse “novo normal “.
O retorno será de grandes desafios, mas a empatia, o respeito e o trabalho em equipe podem contribuir para a harmonia e o bem estar de todos os envolvidos no processo. Fato é que o retorno as aulas presenciais uma hora vai acontecer, e que seja de forma segura para todos.
O retorno escolar deve acontecer da maneira mais segura possível.
Agradecemos todos os esforços que vocês estão fazendo para nos auxiliar nesse processo que será tão díficil
Os aspectos socioemocionais serão fundamentais para que possamos passar por este reencontro e recomeço no ambiente escolar.
Apesar das inúmeras e irreparáveis perdas que este vírus nos trouxe, com ele veio também uma oportunidade de encarar as adversidades que a vida nos impõe e das quais não temos controle algum com um novo olhar e postura. Este poderá ser um grande aprendizado para que possamos evoluir como seres humanos, contudo, é preciso estarmos abertos a isso.
Realmente, a importância de se readequar, a importância de colaborar, a questão de ocupar antigos espaços com novas atitudes.
Seja qual for o momento for o momento do retorno, com segurança, naturalmente, esses aspectos apontados serão muito importantes para a convivência na escola .
Devemos está preparado, para o novo começo, com todos os protocolos de segurança, respeitando sempre a vida…
Recomeçar. E o recomeço deve acontecer diariamente, como deveria ser. Sem ficar novamente no piloto automático. A nova realidade exige que estejamos sempre atentos, com um olhar sensível para tudo e para todos. Não cabe mais se acomodar, buscar zona de conforto, ignorar certos chamados internos e externos para a reflexão, o autoconhecimento a mudança. A partir de agora temos que valorizar cada oportunidade que a vida oferece para ser e fazer o melhor todo dia.
Acredito que ainda existe muita insegurança sobre com será nosso retorno, então temos que nos informar e esperar o momento ideal para este retorno.
Com certeza, vamos retornar e colocar em prática tudo o que estamos lendo e estudando quanto à empatia, ao respeito e à colaboração mútua. Sem dúvida, teremos que ter paciência com os colegas de profissão e com os estudantes. Todxs nós estamos passando por momentos difíceis.
Muito reflexivo este artigo, vale a reflexão e conscientização para um retorno quando for solicitado.
Teremos um novo normal
Que nosso retorno possa ser tranquilo. Sinto falta desse contato.
A volta terá que ser pensada por vários setores para que não hajam falhas e coloquem vidas em risco.