Sua escola pronta para o recomeço

Gestão Pedagógica

Sua escola pronta para o recomeço. As escolas começam a reabrir em todo Brasil. Embora o atendimento ainda seja parcial, o momento mais esperado deste conturbado ano de 2020 está chegando para todos aqueles que se preocupam com a educação.

Tudo será muito diferente neste RECOMEÇO, seja para alunos, professores, famílias e gestores. Estaremos todos cuidadosos, testando novas regras e novos limites. Novas formas de ser e de fazer.

No novo cenário, as habilidades socioemocionais de alunos, responsáveis, professores e colaboradores são fundamentais para deixar a sua escola pronta para o recomeço.

Confira 5 maneiras de mobilizar essas habilidades tão importantes para vida nesse momento de reabertura do espaço físico da sua escola:

Aprender a ser, a conviver, a fazer, a conhecer

Há muito tempo se fala na importância de aprender a aprender, mas no novo cenário, essa habilidade se torna vital. Afinal, o ambiente escolar pós-pandemia exigirá de todos a capacidade de se ressignificar a partir de novos conhecimentos, na busca por novas formas de conviver e de fazer no espaço compartilhado. Teremos, todos, de reaprender a ser.

Novos pactos de convivência

A empatia e a capacidade de lidar como estresse serão fundamentais nesse novo momento tão cheio de restrições e medos. Desenvolver o olhar para o outro, praticar a escuta, exercitar a comunicação não violenta serão importantíssimos para que todos superemos os traumas e ansiedades. Teremos de aprender a caminhar juntos, mesmo que não possamos nos dar as mãos.

A importância da colaboração

Protocolos e medidas de segurança só serão eficientes se todos formos capazes de trabalhar em conjunto. Estimule o espírito colaborativo, tanto na equipe, quanto nos alunos, para que a escola possa fazer mais, com menos, dentro de tantas restrições.

Contextualização do conhecimento

Um organismo invisível a olho nu mudou todos os nossos hábitos e pactos. Nada melhor para promover aprendizagens significativas e trabalhos por projetos que transformem o aluno em protagonista do conhecimento.

Espaço para a reflexão e autoavaliação

Se tudo tem um lado bom, o do coronavírus foi o fato de ter desarmado nosso “piloto automático”. No RECOMEÇO, precisamos cultivar o espaço para refletir sobre o fazer e para a autoavaliação, buscando desenvolvimento sempre.

76 Comentários. Deixe novo

  • Eliade Roberto
    14/10/2020 12:44

    Texto muito válido, mas o corona também fez perceber a importância do contato com o outro, da troca, das rotinas e principalmente que valorizar o outro não é colocá-lo como um deus, mas dar-lhe o devido valor, por aquilo que fez, faz, planeja e corrobora com a sociedade.

    Responder
  • Ana Maria Urquiza de Oliveira
    14/10/2020 14:32

    Que tenhamos um retorno o menos constrangedor possível e que tenhamos esperança de que vai dar tudo certo, precisamos recomeçar o ensino presencial. Toda a equipe escolar dará o melhor de si como sempre fez antes e durante a pandemia. São profissionais dignos e responsáveis que prezam pelo aprendizado e pelo bem estar dos alunos.

    Responder
  • Jocelei Arruda
    14/10/2020 14:35

    Ótimo texto para reflexão e apropriado ao momento

    Responder
  • Alexandra Gonçalves
    14/10/2020 15:15

    Espero sinceramente que está volta seja feita de uma maneira adequada preservando a vida de todos,há pessoas morrendo e a doença esta nos atigindo de forma brutal.Que a vacina venha omais rápido possivel.

    Responder
  • wanderlaine Fernandes da Silva Dias
    14/10/2020 15:27

    Teremos sim um recomeço diferente com este novo “normal”.Teremos todos que reaprender,concordo com o texto onde teremos que aprender a lidar com o estresse e com o medo.Trabalhar a empatia, colaborar com as medidas de segurança será um trabalho em conjunto sem dúvida.

    Responder
  • Elizabete Avelino
    14/10/2020 16:00

    Será tudo muito diferente , seja para alunos, professores, famílias e gestores,dá um frio na barriga quando penso tudo isso no berçário.

    Responder
  • Sonia Maria Martins Pozzi
    14/10/2020 17:24

    Vamos tentar dar o nosso melhor, mesmo sendo tão complicado.

    Responder
  • edina pedro
    14/10/2020 18:44

    A pandemia fez uma reviravolta nas nossas vidas.
    Quanto tempo faz que nós estamos falando da necessidade de transformarmos a educação, inclusão da tecnologia nas aulas, o professor se atualizar com essas novas ferramentas… E, bum! tudo aconteceu ao mesmo tempo e rapidamente. O “piloto automático” não funciona mais.
    Agora, com o retorno das aulas o que ficará de fato.

    Responder
  • Iara Ap. da Silva Arruda Romano
    14/10/2020 19:05

    Mesmo sendo difícil, precisamos pensar sim no retorno que seja leve e pleno para todos nós.

    Responder
  • Anna Siciliano
    14/10/2020 19:28

    O texto é muito esclarecedor. Certamente os protocolos de segurança deverão ser cumpridos para possibilitar o retorno às aulas. O acolhimento dos professores, alunos e comunidade será o grande diferencial neste novo modelo de mundo.

    Responder
  • Conceição de Maria Rodrigues Lopes
    14/10/2020 19:35

    Para esse recomeço será necessário a colaboração de todos e respeito às medidas de segurança.

    Responder
  • Rosemaire
    14/10/2020 20:12

    Em algum momento retornaremos, que seja no mínimo consciente no que diz respeito as medidas de segurança.

    Responder
  • ROSEMEIRE DE SOUZA MOREIRA SANTOS
    14/10/2020 21:48

    Que esse novo recomeço seja com muita consciência!

    Responder
  • Temos consciência que vamos retornar, que o respeito, a impatia, a segurança serão necessários e fundamentais para nosso recomeço.

    Responder
  • ELAINE FERNANDES FERREIRA
    14/10/2020 23:38

    Temos que nos preparar psicologicamente para as mudanças que serão necessárias nas interações físico-afetivas tão comuns entre professor-aluno, principalmente entre as crianças pequenas.

    Responder
  • Elisângela
    15/10/2020 02:58

    Sem dúvidas a questão emocional estará estará em jogo, tanto para os professores, famílias, crianças, e saber lidar com essa ansiedade, medo, insegurança, esse mix de sentimentos não será nada facil, por isso temos que respirar, ter empatia, relevar e ser flexível, e viver o dia sem atropelar o outro, o planejamento, os dias seguintes, sempre focando no bem estar.

    Responder
  • Marcela Barbosa Ribeiro
    15/10/2020 04:14

    Além dos protocolos de higiene é preciso refletir sobre as pessoas e sua convivência, não será como um retorno de início de ano, mesmo porque estamos no fim do ano praticamente. Se acontecer ainda este ano, será algo muito mais profundo e que requer um olhar bem apurado para cada detalhe.

    Responder
  • KELE CRISTINA CARDOSO DA SILVA DURRE
    15/10/2020 07:56

    Tudo é muito difícil ,mas teremos que nos preparar emocionalmente nesta volta.

    Responder
  • Maria Neusa Soares Pavan
    15/10/2020 11:55

    Nesse retorno, precisamos estender as mãos para o aluno, para os colegas, para os pais e contarmos também com um acolhimento para nós. para então caminharmos (separados, porém juntos).

    Responder
  • Edileusa
    15/10/2020 15:13

    Retorno difícil, mas necessário devemos trabalhar a empatia, precisamos estar muito respaldados em segurança para todos.

    Responder
  • Andrea Lúcia Figueiredo Oliveira
    15/10/2020 18:03

    Tudo novo, precisamos estar seguros e respaldados, apoiar e acolher os alunos tão pequenos é primordial.

    Responder
  • Viviane Maria de Souza Carvalho
    15/10/2020 19:01

    A escola é viva e avança com os professores, como sempre se reinventam, põe do bolso o que for preciso para melhorar a cada dia as aulas, mas e agora com tantos protocolos, não daremos conta sozinhos, faremos muito mais do que nos cabe como sempre, mas e nossos governantes darão conta e assumirão cumprir os protocolos??

    Responder
  • Graciela
    15/10/2020 21:07

    Deus queira que essa vacina fique pronta logo e que todos possam tomá-la o mais rápido possível. Não quero nem imaginar como será um retorno de escola pública Infantil ou Fundamental sem a vacina. Na questão das máscaras, do distanciamento, o não aglomerar, a higienização constante, enfim, são várias situações preocupantes.

    Responder
  • Muitos serão os medos,os anseios e as novas mudanças transformarão a nossa prática.

    Responder
  • Elisabete Marques Pereira de Oliveira
    15/10/2020 21:11

    Nesta retomada será de fundamental importância : o diálogo, os combinados a elaboração de regras claras e principalmente o compromisso de todos.

    Responder
  • As novas mudanças transformarão a nossa maneira de ser e fazer na educação.

    Responder
  • Regiane Aparecida Martinez
    15/10/2020 23:50

    O retorno é necessário mas com responsabilidade de todos! Inclusive dos governantes para ter os materiais para o protocolos seguidos!

    Responder
  • Maria José De Oliveira Vaz
    16/10/2020 00:03

    Viveremos novas experiências e tiraremos lições preciosas de tudo isso.

    Responder
  • Rose Tavares
    16/10/2020 11:28

    Ainda é difícil imaginar esse retorno.
    Retorno sem toque, sem abraço.
    Mas ele vai ter de acontecer…
    Que estejamos preparados e conscientes de que nada será como antes.

    Responder
  • Claudia Lumberg
    16/10/2020 12:57

    Teremos ,mais do que nunca,que trabalhar em equipe,com comprometimento,responsabilidade e segurança.

    Responder
  • Daniela Taís Ferreira de Melo
    16/10/2020 13:09

    Sem dúvida será um retorno diferente, teremos reaprender com a nossa nova rotina… Novas práticas. relações…

    Responder
  • Vera Lúcia Romanich
    16/10/2020 13:20

    Nada será como antes.
    Temos que nos reinventar nesse recomeço para termos segurança, principalmente com os pequenos.

    Responder
  • Lizete Baldi
    16/10/2020 14:07

    Que nosso retorno seja de tranquilidade e muita clareza do que e como fazer para tornar a rotina de todos a melhor possível

    Responder
  • Maria das Graças Viana Alves
    16/10/2020 14:29

    As habilidades socioemocionais são de suma importância !!

    Responder
  • Maria Encarnacion Carmona Mendes
    16/10/2020 16:28

    colaboração de todos

    Responder
  • JOSIANE ALMEIDA
    16/10/2020 17:12

    Se realmente acontecer agora o nosso retorno, que seja feito com respeito e responsabilidade.

    Responder
  • Lucineia
    16/10/2020 18:26

    Sim, o retorno, aos poucos está voltando. Mas será que não estamos sendo precipitados?
    Mesmo retornando gradualmente, teremos que nos adaptar novamente. Como o texto diz tudo será diferente para todos.
    O enfoque é trabalhar as habilidades socioemocionais que neste momento é primordial, depois, vem os cuidados com a saúde, a aprendizagem etc.

    Responder
  • Lucineia
    16/10/2020 18:31

    Estamos receosos, sim estamos, mas como bons profissionais que somos vamos conseguir através do diálogo, informações e da empatia.

    Responder
  • Cultivar a paciência e a resiliência vai ser muito importante para o recomeço.

    Responder
  • Aparecida Lidia Jovaneli
    16/10/2020 19:55

    O retorno está acontecendo, mas será que está no momento correto, ainda assim, devemos respeitar os protocolos e sabermos que estejamos preparados para acolhermos todos.

    Responder
  • Edneusa Silva de Oliveira Sales
    16/10/2020 19:59

    A vida é uma adaptação…

    Responder
  • Esse retorno inicialmente acontecendo em alguns lugares, nos mostrou que as habilidades socio emocionais sao de suma importância. Esse vírus nos fez pausar e perceber como o conviver é tão importante.

    Responder
  • Célia Cristina da Silva Moura
    16/10/2020 20:23

    Temos que nos organizar para retornar com segurança, e conseguir cumprir os protocolos necessários de saúde.

    Responder
  • Edileuza
    16/10/2020 20:28

    As escolas não estão prontas para o retorno. Essa pandemia nos mostrou como somos frágeis, que precisamos nos preocupar com nosso bem estar e com o bem estar do outro. Precisamos ser responsáveis nesse momento e quando retornarmos.

    Responder
  • Claudia Maria de lima pereira
    16/10/2020 21:13

    Em algum momento teremos que voltar, e estar bem informados é de extrema importância.

    Responder
  • DORACI ALVES DE SOUZA
    16/10/2020 22:05

    A volta presencial será muito “anormal”, sem toque, sem socialização, me parece bem triste. Mas se temos que retomar as aulas presenciais teremos que reaprender como fazer isso, sem traumas e fazer um acolhimento carinhoso com nossas crianças e familiares.

    Responder
  • PATRICIA TELES GONÇALVES
    16/10/2020 22:06

    A insegurança referente ao retorno é algo considerável, vamos ter que ter muita empatia, reinventar, tudo terá um novo olhar , mas antes da vacina é muito importante ter coerência e assim mesmo são grandes os riscos para as crianças para equipe educacional e para todos os familiares de ambos os lados.

    Responder
  • Cíntia Feliciano
    17/10/2020 01:30

    O retorno requer muita consciência, respeito, união, empatia e parceria, pois não será nada fácil.

    Responder
  • Maria Aparecida de Lima e Albuquerque
    17/10/2020 02:51

    Muito triste tudo que está acontecendo, sinto muita falta de estar na escola, sair de casa pra trabalhar, ver minhas colegas de trabalho, me movimentar, nem tivemos tempo de conhecer direito as crianças, e nem sabemos se voltaremos este ano.

    Responder
  • Fernanda Emília Mattos
    17/10/2020 13:37

    Que o retorno seja repleto de sabedoria e cautela

    Responder
  • Marlene Terzi de Moura
    17/10/2020 13:59

    É um recomeço que exige muita responsabilidade de todos, alunos, professores, familiares, gestores, enfim de toda a Equipe Escolar.
    Toda a equipe da Unidade Escolar tem que ter a consciência que temos um grande desafio por novas formas de conviver. A empatia e a capacidade de lidar com o outro, são fundamentais para o conviver com respeito e harmonia.

    Responder
  • Marlene Terzi de Moura
    17/10/2020 14:09

    Toda a Equipe Escolar, tem que ter a consciência deste novo desafio, que exige novas formas de conviver. É um recomeço de muita responsabilidade por parte de todos; alunos, professores, familiares, gestores.
    A empatia e a capacidade de lidar com o outro são fundamentais para o conviver com respeito e harmonia.

    Responder
  • Natália Reys Rodolfo
    17/10/2020 15:04

    Encontrei com alguns alunos no mercado e foi muito difícil dispensar um o abraço de criança, imagina na escola com os colegas e outras crianças, manter o distanciamento, combinados claros e higiene constante. haja habilidades socioemocionais.

    Responder
  • Marjorie
    17/10/2020 20:09

    Texto bem reflexivo para o momento. A escola com certeza vai estar pronta, mas os que atuam necessitam de um tempo a mais para se adaptar ao novo e desconhecido, então é necessário bastante cautela para o momento.

    Responder
  • MEIRY PASCOALINA MACIEL
    17/10/2020 20:32

    O recomeço não será fácil, mas teremos que nós adaptar as novas formas de ensinar e aprender.

    Responder
  • Vera Lucia Cardoso da Silva
    18/10/2020 19:08

    ótimo texto para refletirmos e é apropriado para o momento

    Responder
  • Carolini do Couto
    19/10/2020 00:15

    O retorno será necessário, sendo agora ou mais para frente, precisamos de planejamento e disposição para enfrentar a adaptação a este estado atípico.

    Responder
  • Carmen Silvia Ramos de Miranda
    19/10/2020 22:49

    Concordo que devemos pensar, planejar e preparar para o retorno. Mas as garantias da preservação da vida vêm em primeiro lugar. Cada um, em sua esfera de atuação, deve ser extremamente responsável, ou corremos o risco de um mal maior. Ler, refletir, expor ideias ajuda no fortalecimentos das ideias e das emoções. Contudo, pautando-se em medidas e ações de proteção eficientes.

    Responder
  • Regimara de Souza
    19/10/2020 23:03

    O que nos espera em 2021. Na realidade é um mistério. Muito se fala, mas pouco se sabe.
    Nossa única certeza é que tudo será diferente do que vem sendo por anos a fio. Só nos resta tentar fazer o melhor possível.

    Responder
  • Tais da Silva Amaral
    20/10/2020 02:30

    Serão muitos desafios ,mas acredito que só serão possíveis se estiver um trabalho em equipe .

    Responder
  • Cláudia
    20/10/2020 15:02

    Vai ser muito estranho este novo normal, mas quanto antes voltarmos melhor, com segurança.
    Estamos nos preparando psicologicamente para o retorno que não vai ser nada fácil, mas também não é impossível. Somos todos engajados com a educação, vai dar tudo certo.

    Responder
  • Cleide Aparecida da Silva Brito
    20/10/2020 16:46

    Sem vacina será muito complicado, o medo principalmente do adulto vai tornar esse retorno muito difícil.

    Responder
  • iracema gomes fontinele brito
    20/10/2020 22:02

    Estamos esperando a vacina!! voltaremos todos fragilizados e com esperança de vitória sobre essa doença !!! queremos iniciar esse novo normal!!! com precaução e saúde!!

    Responder
  • Alessandra
    21/10/2020 16:22

    Um retorno com muitas mudanças sejam na rotina, na maneira de convivência entre as pessoas.

    Responder
  • jose rosangelo torres da silva
    21/10/2020 18:31

    Todas as palavras bonitas pautadas em grandes objetivos educacionais, não representam nada diante de definições e estratégias praticas que até o momento não são discutidas e tão pouco implementadas. Tudo isso levando-se em consideração que o nosso aluno é vulneral diante de todo o contexto social, cultural e econômico que esta inserido; não podendo a escola e a vida escolar ser uma ilha desconectada deste contexto, que acredita ser a panaceia que cura o mundo.

    Responder
  • Fernanda Azevedo da Silveira
    22/10/2020 01:16

    Temos muito o que nos organizar, muito o que conversar…Tudo mudou, ne? Será importante conversarmos para realizar um retorno seguro.

    Responder
  • ALESSANDRA
    22/10/2020 01:19

    O retorno exigirá um grande esforço individual e coletivo, com apoio de outras as áreas, pois só da educação não será suficiente.

    Responder
  • Não será nada fácil esse recomeço… mas teremos que nos adaptar e muito que aprender com essa nova realidade.

    Responder
  • Com certeza, continuaremos aprendendo e criando condições para os alunos.

    Responder
  • Marcia Morales Catalano Simões
    22/10/2020 18:27

    Todo retorno está sempre baseado numa vacinação em massa, protocolos seguidos rigidamente ( apesar da vacina) e cuidadosamente pensados e aplicados.Todos queremos retornar mas com segurança.

    Responder
  • Aparecida
    23/10/2020 02:11

    Gostei da frase: Todos teremos que reaprender a caminharmos juntos, mesmo que não possamos nos dar as mãos.

    Responder
  • Juracy Valeriano Dutra Marcial
    23/10/2020 03:15

    Para ser muito sincera não gosto quando falam que neste recomeço teremos que tratar o outro com empatia, cuidar do emocional do outro, teria que ser assim desde sempre. Que possamos voltar com segurança.

    Responder
  • Luciane Nunes de Lima
    23/10/2020 13:07

    Na retomada das atividades escolares todos envolvidos ( Famílias, Alunos , Professores , Equipe Gestora ) terão que Trabalhar a empatia , diálogo e a paciência! Pois estamos passando por um momento muito delicado onde tivemos que aprender dar mais valor a tudo que nos cerca principalmente nas pessoas !

    Responder
  • SÔNIA DE ASSIS DA SILVA
    23/10/2020 14:56

    SÔNIA DE ASSIS DA SILVA
    PRIMEIRO PRECISAMOS ESPERAR A VACINA QUE É O QUE NOS DARÁ SEGURANÇA PARA PODER TRABALHAR EM PAZ.

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    23/10/2020 21:21

    O retorno irá ocorrer, ainda esse ano ou no próximo, mas o mais importante será a segurança dos profissionais para conseguir trabalhar e das famílias em deixar seus filhos em um ambiente que antes era de total confiança.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu