O novo normal para gestores de escolas

Gestão Escolar

O novo normal para gestores de escolas. Dando sequência à série sobre a Educação no mundo pós-pandemia, chegou a hora de abordar as mudanças trazidas pelo isolamento para os gestores de escola. Afinal, nada mais será como antes no retorno da comunidade às escolas.

Anteriormente, nos nossos dois primeiros textos, abordamos as mudanças que serão enfrentadas por alunos e por professores. Confira a seguir alguns aspectos da nova realidade que será enfrentada pelos gestores de escolas no retorno presencial:

Redefinição de Custos

O novo normal vai obrigar a escolas a montar turmas com quantidade menor de alunos. Assim sendo, vai exigir dos gestores um replanejamento, inclusive orçamentário, para acomodar novas despesas com contratação de mais professores, ou investimentos em equipamentos para transmissão de aulas remotas. Além disso, os protocolos de segurança vão exigir investimentos em equipamentos que não estavam previstos nos orçamentos iniciais das escolas, para adequação do espaço físico. Certamente o gestor vai precisar de muita habilidade e pé no chão para garantir a saúde financeira da instituição.

Contato permanente com as famílias

Sintonia com a comunidade escolar será fundamental neste momento de muitas dúvidas, medos e frustrações. O gestor vai precisar demonstrar uma enorme habilidade de comunicação permanente para garantir que essa sintonia seja atingida e tranquilize sua comunidade de pais.

Replanejamento pedagógico

O que é mais importante no tempo que resta? A escola não poderá sonhar com reposição de conteúdos. O gestor, em conjunto com a direção pedagógica, precisa redefinir objetivos para o ano letivo de 2020 e construir, com a participação dos professores, um novo planejamento pedagógico.

Treinamentos e protocolos

O novo normal das escolas vem com uma série de regras que vão tentar garantir a saúde e a segurança de todos. Caberá aos gestores estabelecer novas rotinas de limpeza e ocupação de espaços, regras para uso de equipamentos de proteção individual, grade horária flexível para evitar aglomerações e treinar todo o pessoal da escola para atuar dentro da nova realidade, garantindo que as novas regras sejam implementadas de fato.

Desenvolvimento socioemocional

Gestores terão um trabalho extra, na retomada, para trabalhar o lado socioemocional de seus colaboradores. Especialmente dos professores. Como a Covid-19 causou muitas mortes, é possível que haja casos de luto entre os funcionários. Trabalhar esses aspectos será importante para que o professor tenha condições de retomar a sua turma emocionalmente estabilizado e para que ele possa também desenvolver trabalho semelhante junto aos seus alunos.

Não deixe de conferir as mudanças para alunos e para professores. Você, como gestor, tem também percebeu uma mudança importante? Compartilhe conosco nos comentários.

90 Comentários. Deixe novo

  • Realmente quando chegar a hora da retomada, tudo será diferente!!! Muitos cuidados, olhares atentos e as habilidades socioemociomais ajudarão muito neste processo do Novo Normal!

    Responder
    • wanderlaine Fernandes da Silva Dias
      25/09/2020 18:23

      Realmente não será fácil este retorno não só para os gestores que enfrentaram grandes desafios,mas sim para toda a equipe escolar, pois é necessário preservar a segurança e saúde de todos.

      Responder
    • Edileuza
      04/10/2020 15:25

      O retorno será um grande desafio para todos. A parceria, o diálogo e o respeito é importante para enfrentarmos o momento.

      Responder
  • Lucineia
    24/09/2020 19:58

    O texto informa sobre a volta as aulas, como os gestores vão replanejar a volta dos alunos.
    Alguns aspectos que os gestores enfrentaram são:

    Redefinir os custos;
    Contato permanente com as famílias;
    Replanejamento Pedagógico;
    Treinamentos e protocolos;
    Desenvolvimento socioemocional
    Não é apenas retomar com quantidade pequenas de aluno, é repaginar o novo, é construir novos caminhos e para isso nossos gestores terão que ter a parceria não só dos professores como também das políticas públicas.

    Responder
  • Fabiana Reis Souza Almeida
    24/09/2020 20:10

    O tetorno é importante assim como todos is cuidados necesarios.

    Responder
  • Retorno com segurança e cuidados, essencial!

    Responder
  • Retorno com segurança e cuidados, essencial!

    Responder
  • ELAINE FERNANDES FERREIRA
    24/09/2020 21:24

    Acredito que todos nós, educadores, podemos iniciar já, esse processo de replanejamento, pensando não em recuperar o conteúdo dito por alguns, como”perdido”, mas elaborando novas metas que agreguem todo o repertório que a criança necessita, respeitando seus limites e condições socioemocionais.

    Responder
  • Marlene Terzi de Moura
    24/09/2020 21:38

    Fundamental, neste retorno às aulas presenciais, é garantir a saúde e segurança de todos.
    As escolas serão administradas, por uma gestão escolar capaz de perceber e viver um novo modelo escolar em todos os aspectos, como: espaço, acolhimento socioemocional, planejamento, protocolos etc , voltados para o principal, a vida das pessoas. Deverá ser um trabalho conjunto. com a equipe escolar, famílias e poder público.

    Responder
  • Maria José De Oliveira Vaz
    24/09/2020 21:48

    Vamos vencer esse grande desafio! de acolher nossas crianças da melhor forma e com segurança.

    Responder
    • Os gestores terão um grande desafio pela frente e dá conta desse novo normal que não será fácil.

      Responder
  • AS MUDANÇAS SERÃO GRANDES E GRADUAIS NADA SERÁ COMO ANTES , AFINAL O PROCESSOS TANTO COGNITIVOS COMO SOCIOEMOCIONAIS AFETARAM A TODOS.

    Responder
  • Os gestores também com um olhar técnico ,ficar atento a todas as necessidades

    Responder
  • Claudia Lumberg
    24/09/2020 23:43

    Todos os integrantes da equipe escolar deverão estar preparados para o novo normal.

    Responder
  • MEIRY PASCOALINA MACIEL
    25/09/2020 01:33

    O texto é excelente e esclarecedor. Porém, precisamos refletir o seguinte: se tratando da escola pública, nem todas as soluções dentro da unidade escolar estão ao alcance do gestor.

    Responder
  • DORACI ALVES DE SOUZA
    25/09/2020 03:51

    Será um grande desafio para os gestores, pq financeiramente não estão preparados para investir em protocolos de segurança de qualidade e insisto em dizer que a volta às aulas sem vacinação é irresponsável e sem segurança para todos.

    Responder
  • Marcela Barbosa Ribeiro
    25/09/2020 04:21

    O gestor da escola pública não tem autonomia financeira para decidir sobre a estrutura da escola para este novo normal, portanto, ele terá que se adaptar as normativas da Secretaria de Educação.
    E com relação ao desenvolvimento socioemocional, não é somente sobre os professores que se deve estar atento e sim a todos os profissionais da escola. Acredito que teremos a questão do luto a ser tratada, mas muitas outras situações que devem ser observadas, afinal são muitos meses em confinamento e várias emoções foram experimentadas.

    Responder
  • LUCIANA CAMPOS FERREIRA
    25/09/2020 10:40

    Os gestores terão um trabalho minucioso em organizar os espaços, planejar junto com o seu grupo de professores como e de que forma será este retorno. As condições de manutenção que se encontra o prédio e os materiais necessários em qualidade e quantidade para todos os envolvidos no ambiente escolar.

    Responder
  • Os gestores terão um grande desafio pela frente.

    Responder
  • Hilda matos
    25/09/2020 11:49

    Será uma realidade muito diferente de tudo que estamos acostumados, a questão financeira também é bastante complicada no setor público então! Acredito que se retornar ainda esse ano aulas de forma presencial, possivelmente não sei serão realmente cumprida todas essas medidas…

    Responder
  • Lucineide
    25/09/2020 11:53

    Uma nova realidade para todos nós.Os gestores terão um grande desafio pela frente, porque se tratando de escola pública,nem todas as soluções dentro da unidade escolar estão ao alcance do gestor.E mais uma coisa em relação ao desenvolvimento socioemocional não é somente sobre os professores que se deve estar atento e sim a todos os profissionais da escola.

    Responder
  • Betina de Araujo caballeria
    25/09/2020 13:41

    Será um grande desafio o retorno, pois implica em mudanças por parte de todos os atores que atuam direta e indiretamente nas escolas. Para tanto há necessidade de investimentos financeiros, para que possamos ter uma segurança total e aí acho complicado na rede pública.

    Responder
  • Maria das Graças Viana Alves
    25/09/2020 15:07

    Realmente os gestores terão grande desafio com o retorno presencial, principalmente os da escola pública.

    Responder
  • Luciane Nunes de Lima
    25/09/2020 16:25

    O desafio será oara todos envolvidos ! Porfessores , equipe gestora, alunos , famílias etc …

    Responder
  • É certo que novos planejamentos terão que ser pensados,e bem pensados para que o direito da criança seja permanecido. Novos rumos para a Educacao, com cautela e bom planejamento.

    Responder
  • Ana Maria Urquiza de Oliveira
    25/09/2020 19:42

    o retorno será difícil devido às intempéries do momento vivido, mas é necessário. É preciso que seja feito com segurança a todos.

    Responder
  • Cleide Aparecida da Silva Brito
    25/09/2020 21:13

    O retorno sem a garantia de segurança será para os gestores o maior desafio,sem contar ainda com a vacina somente a redução das turmas não garantirá segurança para ninguém,os gestores terão que trabalhar com muita cautela e apoio de toda a equipe escolar para que essa nova realidade se torne viável.

    Responder
  • ROSEMEIRE DE SOUZA MOREIRA SANTOS
    25/09/2020 21:44

    Boa noite! O texto é esclarecer e Reflexivo! Acredito que o retorno tem que ser bem pensado e com muita segurança pra todos.

    Responder
  • ANA PAULA Neves do Nascimento
    25/09/2020 22:07

    Eu compreendo e acredito que esta pandemia trouxe novos conhecimentos de métodos para a aprendizagem que compreende o aluno como centro da aprendizagem ,tendo que olhar primeiro para as suas necessidades e a partir daí inserir o conteúdo. Para o gestor não é diferente terá que olhar para escola e pensar suas necessidades estruturais e emocionais redirecionando seus protocolos e replanejando seu pedagogico para atingir o objetivo possível.

    Responder
  • Marcia Crispiano de Sousa
    25/09/2020 22:31

    Quantos desafios, acredito que para todos será bem difícil, porém a escola pública já é conhecida por suas dificuldades, apesar de sabermos da sua capacidade e de muitos trabalhos importantíssimos que realiza, suas dificuldades estruturais, escassez de materiais e profissionais, a grande demanda, salas com grande número de alunos e por aí vai.

    Responder
  • Regimara de Souza
    25/09/2020 23:09

    Precisamos pensar nos aspectos de saúde, mas também na questão emocional, no acolhimento dos nossos alunos, funcionários e professores. Se não tivermos sensibilidade para lidar com esse aspecto,poderemos causar traumas irreparáveis para todos

    Responder
  • Marjorie
    26/09/2020 01:11

    O retorno será bem cauteloso, exigindo uma atenção a mais no planejamento, olhar atento a saúde e aberto para descobertas e ações inovadoras.

    Responder
  • Aparecida Lidia Jovaneli
    26/09/2020 14:55

    Retorno com segurança e cuidado, gestores vão ter que planejar e preparar tudo e todos.

    Responder
  • DIANA CRISTINA DE PAULA VALENTINUCI
    27/09/2020 16:52

    O maior desafio ao meu ver, será o número reduzido de crianças por sala. Serão necessários mais gastos com salários de professores, idéia que não será bem recebida pelos gestores.

    Responder
  • Anna Siciliano
    28/09/2020 00:34

    Neste possível retorno é importante o replanejamento orçamentário, pedagógico e um acolhimento humanizado .

    Responder
  • Andrea Lúcia Figueiredo Oliveira
    28/09/2020 04:26

    São muitos desafios, pensar no retorno de forma significativa e com segurança.

    Responder
  • ELIANE SOUZA
    28/09/2020 11:25

    Certamente o retorno trará muitos desafios, precisamos estar emocionante saudáveis para acolher a comunidade.

    Responder
    • ROSEMEIRE DE OLIVEIRA SOUZA
      28/09/2020 16:49

      Os gestores precisarão ter habilidade é bom senso pois o momento da retomada,requer um remanejamento Seguro,é um bom treinamento da equipe,pois havera inclusão de uma série de protocolos que precisam ser de fato realizados.O momento é de trabalho em equipe.

      Responder
  • Daniela Taís Ferreira de Melo
    28/09/2020 12:51

    O retorno chegará um momento que será inevitável… Enfrentaremos grandes desafios. Precisaremos estar preparados. A gestão precisará de uma boa organização e recursos para garantir um retorno seguro.

    Responder
  • Conceição de Maria Rodrigues Lopes
    28/09/2020 20:00

    O fundamental nesse retorno presencial será garantir a segurança e a saúde das crianças e toda equipe escolar.

    Responder
  • Fernanda Azevedo da Silveira
    29/09/2020 00:14

    Os gestores vão precisar de muita orientação e apoio da Secretaria de Educação e Saúde para conseguirem dar conta de tanta demanda e orientarem a todos os componentes da comunidade escolar.

    Responder
  • Viviane Maria de Souza Carvalho
    29/09/2020 01:20

    Serão muitos desafios a serem enfrentados, mas acredito que os mais difíceis serão a falta de recursos financeiros e o socioemocional de todo o grupo escolar.

    Responder
  • Telma Ferreira Sinezio
    29/09/2020 03:06

    A direção deverá ter estratégias para atender as demandas sobre os gastos com materiais de higienização e também ter parceria com os educadores para assim proporcionar um retorno consciente.

    Responder
  • Telma Ferreira Sinezio
    29/09/2020 03:06

    A direção deverá ter estratégias para atender as demandas sobre os gastos com materiais de higienização.

    Responder
  • Maria Encarnacion
    29/09/2020 11:34

    Espero que realmente essas medidas venham acontecer.

    Responder
  • Vamos esperar que os gestores recebam os recursos necessários para as novas medidas de segurança.

    Responder
  • Vera Lucia Ludwig Ramos
    29/09/2020 17:42

    No início reaimente não será fácil,mas tudo vai se ajeitando vamos acostumando, com as adversidades que a vida nos oferece e tudo isso não passará de um pesadelo.

    Responder
  • Elisângela
    29/09/2020 18:40

    Esse retorno deve ser pensado em conjunto. É o momento, mais do que nunca de que a equipe escolar se unir e fortalecer em busca de um mesmo objetivo, um retorno seguro!

    Responder
  • Vera Lucia Cardoso da Silva
    29/09/2020 19:02

    Os gestores terão um grande desafio nesse retorno. E preservar a saúde e a segurança de todos é primoprdial

    Responder
  • Tais da Silva Amaral
    29/09/2020 19:07

    Realmente será um retorno delicado para todos , será necessário um olhar humano de todos para todos.

    Responder
  • Edileusa Santos da Silva
    29/09/2020 19:17

    Muitos desafios que deverão ser enfrentados por todos da equipe escolar.

    Responder
  • Edileusa
    29/09/2020 19:19

    Muitos desafios que deverão ser enfrentados por todos da equipe escolar.

    Responder
  • Talita Consentino Ayres
    29/09/2020 21:55

    Com toda a certeza já estamos enfrentando muitas dificuldades nessa nova realidade, e não é nada fácil.
    Agora quando falamos de escolas públicas, essa preocupação aumenta ainda mais, pois precisamos desse olhar para todas essas mudanças, que venha do governo.

    Responder
  • Vanderléia da Conceição
    29/09/2020 23:25

    Acredito que toda ação planejada na escola é de grande responsabilidade de todos envolvidos no processo educacional seja diretamente ou indiretamente. Após pandemia esse retorno tem que ser articulado pelos gestores de maneira transparente, harmoniosa e estruturada, considerando o socioemocional de todos os envolvidos.

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    29/09/2020 23:28

    O desafio será para todos, pois o momento é vivenciado por todos!!Os gestores estão na linha de frente, pois são eles que respondem pelas escolas.

    Responder
  • Bruna Carolina de Oliveira
    30/09/2020 00:37

    Pode-se dizer que neste “Novo Normal”, o mais importante será o acolhimento, a escuta atenta às partilhas dos educandos e da equipe, a construção de uma rotina que supere os conteúdos. Ou seja, imagino este novo normal com a retomada da rotina de forma mais humanizada e menos sistematizada.

    Responder
  • Marines Dumont Domingues
    30/09/2020 01:34

    Em se tratando de escolas públicas, entendo que gestores são todos que administram a escola. Os diretores escolares são administradores locais e não tem autonomia, principalmente financeira, para viabilizar as adequações necessárias, portanto precisam encaminhar as necessidades ao poder público. Para o recomeço é imprescindível uma visão muito refinada e responsável a cada unidade escolar. Importante levar em conta que os gestores (tanto das escolas quanto da secretaria de educação) também experimentaram sentimentos diversos, perda, luto, medo, insegurança. Certamente, será necessário que haja parceria e um olhar atendo para TODOS: estudantes, suas famílias e todos os profissionais que atuam na educação (dentro e fora da escola). Nunca foi tão necessário investir em políticas públicas.

    Responder
  • Rosemaire
    30/09/2020 10:37

    Realmente nada mais será igual, são muitas mudanças e proximidade com a comunidade isso a gestão escolar já vem fazendo, aliás isso se intensificou com a pandemia que é considerado positivo, quanto aos gastos principalmente na rede pública acho complicado, uma vez que até uma porta quebrada eles querem que a gestão resolva a situação em termos financeiro, alegando não ter verba.

    Responder
  • Jose Roberto Vidal
    30/09/2020 13:08

    Acredito que um retorno seguro seria com a vacina, apesar de todos os protocolos prometidos, não há garantias de que efetivamente serão aplicados, não podemos ser irresponsáveis, e colocar em risco a saúde das crianças, a nossa e de todas as famílias envolvidas, a educação é uma prioridade, mas a vida é prioridade máxima.

    Responder
  • Com certeza será um retorno com vários pontos que devemos refletir para que todos tenham condições de voltar com segurança.

    Responder
  • Iara Ap. da Silva Arruda Romano
    30/09/2020 17:27

    A volta vai acontecer com certeza, e tanto gestores, como professores precisaram estar unidos para melhor acolher essas crianças e comunidade.
    E a segurança total só iremos ter mediante a vacina.

    Responder
  • Será um grande desafio para todos os envolvidos nesse possível retorno ás aulas ! Infelizmente sabemos que as condições das escolas públicas nem sempre são favoráveis.

    Responder
  • Gioconda
    01/10/2020 14:52

    De fato, sabemos que as condições das escolas públicas são precárias. Como fazer funcionar??????

    Responder
  • Marines Dumont
    01/10/2020 21:36

    Quero saber porque nenhum dos meus comentários são publicados aqui.

    Responder
  • PATRICIA TELES GONÇALVES
    02/10/2020 00:57

    O texto é maravilhoso, mas o retorno ainda esta no momento precoce m sabemos temos que um dia ter esse retorno , mas cada dia temos novas orientações onde com certeza vai nos ajudar esse amadurecimento em auxiliar de forma mais coesa e coerente.

    Responder
  • Solange Neves Rocha
    02/10/2020 01:03

    A realidade da escola pública e outra…falar que o gestor tera que ter gastos…quero ver como? Tirando do seu bolso? Será um momento desgastante …uma volta cheia de problemas…Por isso há de se pensar se é o momento de voltar as aulas sem vacina…

    Responder
  • Juracy Valeriano Dutra Marcial
    02/10/2020 11:43

    Acredito que todos vão precisar do acolhimento no retorno, e as escolas terão que se preparar para receber funcionários, alunos e comunidade

    Responder
  • Marcia Morales Catalano Simões
    02/10/2020 14:03

    A volta presencial as escolas deverá acontecer sempre após uma vacinação geral dos envolvidos, material para higienização enviado as escolas com antecedência, acompanhamento profissional sob diferentes aspectos…só assim pode-se pensar num retorno “Normal”

    Responder
  • Aparecida
    02/10/2020 19:03

    Muitas mudanças serão necessárias, teremos que reaprender muitas e muitas coisas…

    Responder
    • Gestor: cuidar da saúde financeira da escola e psicológica de todos colaboradores, missão de guerra!

      Responder
  • Karina de Souza Vitor
    03/10/2020 01:20

    o novo normal, sem dúvidas vai ser um grande desafio para todos inclusive os gestores.

    Responder
  • Cláudia
    03/10/2020 14:07

    São muitas responsabilidades que não estão ao alcance dos gestores das redes públicas por falta de verba.

    Responder
  • Arany Monteiro Haibara
    03/10/2020 14:13

    Em se tratando de escola pública as coisas se complicam muito porque a realidade é bem diferente

    Responder
  • Arany Monteiro Haibara
    03/10/2020 14:20

    Espero que o “Novo Normal” se torne realmente o normal , e com mudança s para melhor

    Responder
  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    04/10/2020 14:38

    A elaboração de novas metas, dividir os alunos em pequenos grupos para manter o distanciamento, e seguir as orientações da secretaria da saúde, visto que, não temos vacina, e não devemos deixar as crianças em grandes números em uma ambiente pequeno sem ventilação.

    Responder
  • Esse retorno será um grande desafio para os gestores e para todos os envolvidos no processo de educação. Vamos precisar de todo apoio, inclusive de recursos para seguir as normas de higienização.

    Responder
  • O retorno será um desafio para todos!

    Responder
  • O retorno será um desafio para todos! Uma ação difícil e bastante complicada para em se tratando de vidas.

    Responder
  • Maria Neusa Soares Pavan
    06/10/2020 23:54

    Tudo será muito complexo . Mas temos que nos preparar para essa nova etapa árdua e necessária.

    Responder
  • Realmente esse retorno as atividades deverá ter um amplo planejamento e atenção especial por parte dos gestores da escola. Não será fácil arquitetar todas as mudanças que serão necessárias a serem feitas. Teremos que todos juntos pensar esse novo normal e como equipe desenvolver as mudanças necessárias e cabíveis dentro de cada instituição.

    Responder
  • Muitos desafios encontraremos nesse retorno, devemos nos preparar…

    Responder
  • Janaine Silva Espíndola Araújo
    07/10/2020 19:53

    Precisamos estar todos juntos para esse rotorno ,com apoio mutuo.

    Responder
  • ALESSANDRA
    08/10/2020 12:52

    O retorno exigirá muito de todos nós e os gestores terão grandes desafios de olhar para os detalhes e maiores necessidades do seu grupo.

    Responder
  • Ruth Adami
    08/10/2020 21:45

    No retorno o professor precisa ser altamente criativo

    Responder
  • jose rosangelo torres da silva
    09/10/2020 19:16

    A nova realidade não será fácil, especialmente para os gestores que serão obrigados a gerir a escola de forma mais cuidadosa e responsável.

    Responder
  • Carolini do Couto
    13/10/2020 13:00

    Garantir a saúde é o primordial para o retorno.

    Responder
  • Analúcia de Carvalho de Sá
    14/10/2020 13:33

    A nova realidade no âmbito educacional será um desafio generalizado para todos (equipe gestora, professores, famílias, alunos, poder público etc…). Um fator muito relevante e que me preocupa é a questão emocional de todos os envolvidos na educação. Acredito que vamos precisar galgar um degrau de cada vez para o novo normal em sua plenitude.

    Responder
  • Juliana Fabien Vieira Telles Rudge
    18/10/2020 04:36

    O diálogo e a parceria entre setores serão fundamentais para que todos possam se adequar ao tão falado “novo normal”. Diferente do ensino privado, as instituições públicas em diversos aspectos não têm autonomia total para a gestão de recursos financeiros, materiais e de gestão pessoal, daí a importância do trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde, Educação, Finanças, Planejamento e Gestão e, Assistência Social e Cidadania.

    Responder
  • Liliane Leite Jardim
    20/10/2020 21:41

    Toda mudança requer adaptação, principalmente as que não esperamos, no entanto precisamos adequar determinada situação para tornar possível o êxito de muitos, mas ainda assim vale ressaltar, que neste momento ímpara na vida de muitos requer diferentes cuidados, o que não é um exagero embora possa ser notad desta forma.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu