Programação completa para o dia das crianças!

Gestão Pedagógica

A educação é um conjunto de práticas que ensina não apenas conteúdos formais, mas também prepara os alunos para a vida, para que sejam cidadãos, éticos, felizes e empáticos, que pensam coletivamente.

Palco de brincadeiras, risadas, choros e desafios, a escola é um espaço de convívio essencial para a experimentação. Isto é, ao se relacionar diariamente com os colegas, as crianças aprendem a dividir, a trabalhar em equipe, a respeitar o momento certo de falar, a ajudar, se colocar no lugar do outro e a cuidar dos objetos e materiais compartilhados por todos. Já que é por meio da vivência cotidiana que elas aprendem a estar no mundo e dão os primeiros passos para a construção de uma identidade própria. E é principalmente no ambiente escolar que as crianças descobrem que o diferente existe, e que isso pode ser fascinante e positivo.

Como?

Se as experiências com colegas ampliam os horizontes e contribuem para a formação da personalidade da criança, o papel do professor como mediador da aprendizagem não deve ser ignorado. Elemento de conexão, ele dá vida ao conteúdo que está nos livros e ajuda os alunos a fazer transcendências para a vida. Vale lembrar que essa identificação é muito mais poderosa quando coletiva. Daí a importância de criar dinâmicas de grupos, projetos que desafiem a turma a construir algo para o bem comum, a resolver problemas e a refletir sobre temas que estão por aí, bem à frente de seus olhos, mas que sozinhas não teriam a percepção.

Como todos sabemos, outubro é o mês destinado aos pequenos e nada melhor do que celebrar a delícia que é ser criança com muita diversão, não é mesmo? Atividades como gincanas, brincadeiras ou eventos que promova a integração aliada à aprendizagem e a diversão são uma ótima pedida. Por isso, separamos algumas sugestões interessantes de como tornar essa data ainda mais especial para os pequenos e, quem sabe até, para os papais, mamães e familiares de plantão!

Fique de olho nas nossas dicas e aproveite a oportunidade para relembrar o gostinho de ser criança dividindo momentos prazerosos com os seus alunos de maneira criativa.

1. Jogos em família

Que tal desenvolver uma ação que inclua a participação de todos: professores, pais e filhos? Só para ilustrar, a ideia é trazer os pais para conhecer o dia a dia de seus filhos e mostrar na prática como os jogos de raciocínio auxiliam no desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Sabe como ampliar a experiência em sua escola? Troque todo mundo de lugar. Sim é isso mesmo! O aluno vira professor, o pai vira aluno e o professor vira instrutor. Veja como preparar tudo! É bem fácil.

2. Gincanas com a turma

Em princípio divida a sala em equipes, ou promova a integração com outras turmas da escola para realizar gincanas bem animadas. Afinal, existem diversas opções para você escolher e se inspirar sem precisar de muito material. Brincadeira garantida da maneira mais prática e estimulante possível!

Confira algumas sugestões clássicas para não errar com os alunos.

Caça ao Tesouro, Apostar Corrida, Marco Polo, Telefone sem Fio, Estátua, Mímica, Dança da Cadeira, Bolhas de Sabão e muito mais.

3. Respeitável público!

Quem já foi ao circo ou ao teatro sabe a magia que é estar diante de um espetáculo como esse. Palhaços, acrobacias, malabarismos e ilusionismos, tudo o que acontece debaixo da grande tenda ou no palco é surpreendentemente e único.

Por isso, que tal aproveitar a data para levar os alunos para ter uma experiência circense? Informe-se sobre a programação da sua cidade e fique por dentro das datas para o próximo espetáculo!

Quer transformar o auditório ou teatro de sua escola em uma apresentação inesquecível? Promova na aula de educação física atividades circenses, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivos dos alunos.

Crie uma peça de teatro ou fantoches. Inspire-se com essas divertidas histórias.

4. Um dia de mestre cuca

Já que a gastronomia está em alta, o que acha de transformar a sala de aula em um espaço gourmet? Confira receitas deliciosas para fazer com as crianças. Aqui a imaginação é ilimitada.

Assim, divida a turma em “Entrada”, “Prato Principal”, “Sobremesa” e “Bebidas”, onde cada equipe trás de casa as preparações e promova uma experiência gastronômica inesquecível. Frutas, Saladas e comidas saudáveis também podem entrar nesse Menu.

A comidinha pode ser ainda de mentirinha. Bon appetit!

5. Oficina maluca

Separe o papel, a tesoura, o glitter, as canetas, a cola, o isopor, os talheres, a embalagem usada e o que mais de interessante você achar de material em casa ou na escola. Desse modo, a ideia é soltar a imaginação e trabalhar com o que os alunos encontrar para uma divertida atividade.

Abaixo separamos algumas dicas para você se inspirar:

  • Recorte e cole imagens de revistas para fazer um painel com as coisas que as crianças gostam;
  • Transforme embalagens usadas em novos objetos! Um porta-lápis, por exemplo, um vasinho para plantas ou caixinhas para enfeitar a sala e guardar o que quiser;
  • Customize roupas antigas e as torne novas.

Lembrando que é importante estar por perto das crianças para passar as instruções e, claro, garantir a segurança dessa oficina maluca.

6. Acampamento

Seja no jardim ou na sala de aula, acampar é uma ótima opção para inovar no programa e, o melhor de tudo, sem sair da escola!

Separe a barraca, junte cobertores e travesseiros, deixe alguns lanchinhos de reserva e comece a contar histórias. Montar todo o ambiente com a ajuda das crianças, desde a barraca até a preparação dos lanches, é a dica para uma diversão ainda mais completa.

Afinal, educar vai além de decorar fórmulas para depois escrevê-las em um papel. A educação é acima de tudo um instrumento de transformação. E o mundo, cada vez mais individualista e intolerante, pede por seres humanos capazes de conviver, compreender, aceitar, questionar, respeitar e construir… coletivamente.

Ficou em dúvida de qual atividade escolher? Não se preocupe! Você pode montar uma programação completa com todas elas! Sem dúvida este dia recheado de atividades especiais vai ficar na memória! Feliz dia das crianças! 🙂

Compartilhe conosco o que achou das dicas e como foi a experiência em sua escola!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu