BNCC: o que muda no ensino de Geografia?

Gestão Pedagógica

BNCC: o que muda no ensino de Geografia? Afinal, Geografia é um componente apenas para o Fundamental II? Dessa forma, desde a entrada em vigor da Base Nacional Comum Curricular, isso não é mais verdade. Em resumo, essa foi uma das principais mudanças estruturais proporcionadas pela BNCC no ensino do componente, que passa a acontecer desde os anos iniciais do Fundamental. O motivo? A BNCC enxerga a Geografia como um componente importante para que a criança perceba e analise criticamente o mundo, a vida e o cotidiano.

A ênfase do componente, na nova abordagem proposta pela BNCC, é direcionada para o pensamento espacial e para o raciocínio geográfico. E isso exige que o professor se aproprie de conteúdos procedimentais para que possa garantir os objetivos de aprendizagem.

Os conceitos de pensamento espacial e raciocínio geográfico estão contemplados ao longo de todas as unidades temáticas que formam a estrutura do componente e que, a partir da BNCC, ficaram divididas da seguinte maneira:

1. O sujeito e seu lugar no mundo

2. Conexões e escalas

3. Mundo do trabalho

4. Formas de representação e pensamento espacial

5. Natureza, ambientes e qualidade de vida

Na série de posts anteriores, sobre a BNCC, você pode acompanhar sobre o Ensino Religioso, Ensino de Artes, Ensino de Educação Física e Ensino das Ciências.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu