BNCC: O que muda no ensino de Educação Física?

Gestão Pedagógica

BNCC: O que muda no ensino de Educação Física? A pandemia de Covid-19 acabou ofuscando o prazo para entrada em vigor da BNCC do Ensino Fundamental em todas as escolas do Brasil. O fato, no entanto, é que a Base Nacional Comum Curricular está em vigor. E hoje, vamos tirar dúvidas sobre as mudanças que ela traz para o ensino da Educação Física.

A principal novidade, para a Educação Física, é o fato de a BNCC situá-la na área de Linguagem e tratá-la no âmbito da cultura. Dessa forma, as expressões culturais passam a fazer companhia aos movimentos de práticas esportivas no campo dos objetos de conhecimento da Educação Física.

Com o intuito de agregar às práticas corporais seu significado social, origens históricas e as relações de poder que as originaram em determinado momento histórico.

As práticas corporais são classificadas, na BNCC, em seis unidades temáticas distribuídas ao longo de todo o Ensino Fundamental. A Base preconiza que os alunos, preparados para entender a diversidade que elas representam, tenham contato com o maior número possível de práticas. Assim sendo, espera-se que crianças e jovens sejam estimulados a pensar sobre os valores inerentes às práticas para desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las.

Conheça as seis unidades temáticas:

Brincadeiras e Jogos

Atividades organizadas pelas crianças, muitas vezes de forma espontânea, com regras definidas e um contrato coletivo – porquanto todos concordam em seguir as regras. Presente do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Esportes

Práticas corporais mais estruturadas, com regras formais e comparação de desempenho entre indivíduos ou grupos entre si. Abrange certamente as modalidades consagradas como vôlei, basquete, futebol, entre outros. Presente do 1º ao 9º do Ensino Fundamental.

Ginástica

Nesta unidade, as práticas estão divididas em três grupos, dessa forma: ginástica geral (exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo), condicionamento físico (exercícios voltados à melhora de rendimento, aquisição e manutenção da forma física ou à modificação da composição corporal) e conscientização corporal (movimentos leves e suaves, voltados ao conhecimento do próprio corpo). Presente do 1º ao 9º do Ensino Fundamental.

Danças

Com forte componente histórico e social, é caracterizada pelas práticas corporais com movimentos rítmicos, com passos ou evoluções específicas, que podem – ou não – incluir coreografias. Presente do 1º ao 9º do Ensino Fundamental.

Lutas

Envolve as disputas corporais que se utilizam de ações de ataque e defesa com técnicas e estratégias para imobilizar, atingir ou excluir o adversário de um espaço delimitado. Presente do 3º ao 9º do Ensino Fundamental.

Práticas corporais e aventura

Modalidades de experimentação corporal em ambientes naturais ou urbanos que imponham desafios aos praticantes, tais como corrida de aventura, rapel, tirolesa, parkour entre outros. Presente do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

9 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu