BNCC: o que muda no ensino religioso?

Gestão Pedagógica

BNCC: o que muda no ensino religioso? Depois de todas as polêmicas geradas por ocasião de sua formatação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acabou por incluir o Ensino Religioso como uma das cinco áreas de conhecimento que deverão ser desenvolvidas ao longo dos nove anos do Ensino Fundamental.

Mas o que a base prevê para o Ensino Religioso?

O texto define que essa área deverá abordar os conhecimentos religiosos partindo de pressupostos éticos e científicos. Ele determina que não deve ser privilegiada nenhuma crença ou convicção, o que exige a integração ao currículo das diversas culturas e tradições religiosas, sem desconsiderar a existência de filosofias seculares de vida.

Os objetivos do Ensino Religioso, a partir da Base, passaram a ser os seguintes:

1. Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos;

2. Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos;

3. Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, de acordo com a Constituição Federal;

4. Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.

Diante disso, a BNCC estabelece bases mais claras para o Ensino Religioso, que se torna mais voltado às ciências da Religião. É importante destacar, porém, que o direito da escola de promover o Ensino Religioso Confessional foi mantido, desde que ele seja opcional para os alunos.

1 Comentário. Deixe novo

  • Sueli Antonia Pereira De Souza
    24/02/2021 10:37

    bom dia. muito importa conhecer,saber, sem conhecer do que se trata não se pode decidir pelo que só ouvimos falar.Poderia ser mais abrangente,mas enfim,é um recomeço pois no meu tempo escolar tive essa matria de religião.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu