A importância da comunicação virtual no Ensino Híbrido

Gestão Pedagógica

A importância da comunicação virtual no Ensino Híbrido.

A entrada da educação na era do Ensino Híbrido vem exigindo uma transformação radical na forma de ensinar. Afinal, é preciso aprender a planejar e formatar aulas síncronas e assíncronas. Assim como conhecer as melhores ferramentas para as interações ao vivo, os recursos para gravar aulas e formas de torná-las mais interativas e eficientes. Essas são apenas algumas das novas habilidades exigidas de professores em todo o mundo, conforme vimos nos posts anteriores.

E, para que o resultado seja melhor, é preciso também aprender a se comunicar virtualmente, informando sobre tarefas, aulas gravadas, encontros e recebendo os trabalhos produzidos pelas turmas.

Por isso, hoje, vamos falar da importância da comunicação virtual no Ensino Híbrido, abordando as plataformas disponíveis e dando algumas dicas sobre como explorá-las melhor.

Whatsapp

Um dos recursos mais populares entre as redes sociais no Brasil, o aplicativo de troca instantânea de mensagens pode ser uma ótima ferramenta de comunicação com os alunos. Você pode criar um grupo para cada turma, estabelecendo regras de comunicação, e atribuir tarefas comunicando as datas de entrega que também podem ser feitas pelo aplicativo por meio do compartilhamento de arquivos. Os recursos de buscas, com a possibilidade de uso de hashtags, facilitam a localização dos trabalhos. E ainda é possível fazer tudo isso no computador, com o WhatsApp Web. Para utilizar o WhatsApp, você vai precisar dos contatos de todos os alunos, ou de seus responsáveis.

Messenger e Facebook

O aplicativo de comunicação instantânea do Facebook é semelhante ao WhatsApp nos recursos de troca de mensagens de texto e também de compartilhamento de arquivos. Funciona melhor quando associado ao Facebook. Você pode criar um grupo privado para a sua turma, que pode ser inclusive oculto, o que significa que só poderá ser visualizado pelos integrantes do próprio grupo. Ambos podem ser muito úteis para compartilhamento de notícias, artigos, desenvolvimento de atividades colaborativas, divulgação dos trabalhos dos alunos e também para tirar dúvidas da turma.

Instagram

Mais indicado para a publicação de imagens com legendas curtas, que podem ser um passo a passo de uma atividade. Você pode também pode utilizar imagens relativas a um conteúdo específico. Além de que permite a criação de pequenos vídeos de curta duração.

TikTok

Recurso rico para a produção de vídeos curtos. Entre 15 e 60 segundos, seja com breves explicações suas, seja com retornos da turma para os trabalhos. Incluí-lo nas suas rotinas pode ser uma boa forma de conseguir o engajamento da turma! Uma vez que já que se trata do aplicativo da moda entre os alunos adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu