Como melhorar – e onde apresentar – suas aulas assíncronas

Gestão Pedagógica

Como melhorar – e onde apresentar – suas aulas assíncronas. Se você vem acompanhando nossa série sobre a chegada da educação à Era do Ensino Híbrido,  é provável que já tenha entendido a diferença entre as aulas síncronas e assíncronas. Já conheceu algumas ferramentas para conduzir suas aulas síncronas e aprendeu algumas dicas para gravar aulas assíncronas mais interessantes e objetivas. Hoje, vamos falar sobre algumas ferramentas com o intuito de melhorar as suas aulas assíncronas.

Mostre sua tela

Um recurso que pode ser muito útil, se você tem imagens e conteúdos para compartilhar enquanto explica, é o uso da ferramenta Loom. Ela permite que você mostre sua tela enquanto aparece dentro de um círculo no canto. Além disso, é possível mostrar apenas a tela, ou aparecer sozinho nos momentos em que isso é necessário. Também é permitido expor os conteúdos, o recurso traz um bom dinamismo às aulas com as variações de situação. Gratuita, ela está disponível no site www.loom.com. Depois de gravar as aulas, você pode baixá-las no seu computador, ou compartilhar diretamente do aplicativo.

Edite seus vídeos

Nem os profissionais da área de vídeo conseguem fazer um trabalho final na primeira gravação. A edição é um recurso rico, importante para garantir um melhor produto final. Se você grava com o celular e não tem a menor ideia de como editar, experimente algum dos aplicativos disponíveis para as diferentes plataformas operacionais. Alguns dos mais simples e intuitivos são o VideoShow, o Inshot, Cute CUT e KineMaster. A maioria deles está disponível tanto para Android quanto para iOS e serão seus parceiro no “como melhorar suas aulas”.

Crie recursos dinâmicos

Alguns aplicativos gratuitos disponíveis na web permitem que você profissionalize a apresentação das suas aulas com gráficos, ilustrações, aplicação de som de fundo e apresentação simultânea de slides. Com o Powtoon, você cria animações muito interessantes e com o Comics, você apresenta fotos reais como se fossem tiras de quadrinhos. O Canva é ótimo para criar cartazes e figurinhas com facilidade. Pesquise outros aplicativos dinâmicos e escolha o que melhor atende às suas necessidades. 

Compartilhe no YouTube

No início da pandemia, muitos professores compartilharam seus vídeos pelas redes sociais, com destaque para o WhatsApp. É um recurso válido, sem dúvida. No YouTube, porém, você tem a vantagem de manter a aula num único lugar ao qual os alunos podem recorrer sempre que necessário. Criar um canal é muito simples e intuitivo. Basta ter uma conta no Google, que é gratuita. E depois de subir o vídeo, você pode compartilhar o link pelo mesmo WhatsApp que usava para enviar o vídeo.

E por falar em compartilhamento, esse será o tema do próximo post da nossa série. Não perca.

Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu