Qual a melhor ferramenta para aulas síncronas?

Gestão Escolar

Qual a melhor ferramenta para aulas síncronas? Anteriormente, no texto da semana passada, explicamos sobre a necessidade de contemplar, no seu planejamento para 2021, uma combinação de momentos presenciais com aulas síncronas e assíncronas. Afinal, o cenário da pandemia não nos permite prever se as escolas conseguirão abrir totalmente no início do próximo ano. Além disso, os aprendizados trazidos por esse período desafiador que atravessamos em 2020 nos mostram que a Educação híbrida chegou mesmo para ficar.

Hoje, conforme prometido na semana passada, vamos apresentar a vocês algumas ferramentas para conduzir aulas síncronas com eficiência.

Meet

Recurso da plataforma Google, o Meet é aberto e gratuito para todos. Não tem limitação de número de participantes. Além disso permite o compartilhamento de tela e o uso de uma janela de bate-papo que pode ser bastante útil para colocação de dúvidas por parte dos alunos sem a necessidade de interromper a explanação do professor. O ponto negativo fica por conta da impossibilidade, na versão gratuita, de gravar o conteúdo da aula. Embora a utilidade do Meet, exija uma conta Google, ela também é gratuita.

YouTube

A plataforma de vídeos do Google permite que você faça lives para os alunos. Neste recurso, eles só podem se comunicar com você via janela de chat, sem a possibilidade de acionar microfone e câmera para interagir. Para usar esse recurso, você também precisa ter uma conta Google e estar logado nela. O ponto positivo fica por conta da gravação automática da live, que fica disponível no seu canal do YouTube assim que termina a aula, permitindo que ela seja assistida pelos alunos no futuro.

Zoom

Maior concorrente do Meet como plataforma para aulas síncronas, o Zoom largou na frente no início da pandemia como recurso para reuniões on-line. Ele permite que a aula seja gravada e tem a possibilidade de o aluno pedir a palavra levantando uma mão virtual no programa. O ponto negativo é o fato de limitar o tempo das chamadas a 40 minutos na versão gratuita, com um máximo de 100 participantes.

Instagram

A rede social de compartilhamento de imagens do Facebook permite que você realize lives para convidados. Para funcionar, porém, tanto você quanto os seus alunos precisarão ter contas nessa rede.

Messenger Room

A sala de reuniões on-line do Facebook foi criada durante a pandemia para tentar colocar a maior rede social do planeta no cenário da nova realidade virtual. Para usar esse recurso, além de ter conta no Facebook, você só pode convidar até 50 pessoas para participar da aula.

Agora que você já conhece algumas plataformas, experimente algumas delas e descubras as funcionalidades que oferecem. E não perca, na próxima semana, nosso post sobre as melhores ferramentas para as aulas assíncronas.

Até lá.

4 Comentários. Deixe novo

  • ELIZABETE AVELINO
    16/12/2020 18:22

    Já utilizo algumas destas ferramentas para reuniões,são muito eficientes.

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    16/12/2020 19:05

    Todas essas são ferramentas que facilitam muito o nosso trabalho.

    Responder
  • Ana Maria Urquiza de Oliveira
    17/12/2020 16:20

    Nós temos utilizado bastante essas ferramentas em nosso trabalho de 2020. Estamos preparados para enfrentar desafios, somos professores. Que 2021 nos traga nossa sala de aula da escola o quanto antes! Queremos afeto, presença.

    Responder
  • Andrea Lúcia Figueiredo Oliveira
    21/12/2020 20:19

    Todas essas ferramentas foram muito utilizadas nesse ano, se faz necessária nos tempos atuais.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu