O que a sua escola pode ganhar investindo em um programa de Socioemocionais com a Mind Lab?

Saiba como investir em um bom programa de Socioemocionais, ganhe professores mais preparados, alunos mais envolvidos e adeque-se a BNCC

A educação se transformou nas últimas décadas e as exigências são outras. Tanto por parte dos alunos e das famílias quanto das necessidades pedagógicas do ensino da sua escola. Ou seja, escolher um bom parceiro para investir em um programa de Socioemocionais é imprescindível.

Desde que a BNCC foi homologada para o Ensino Básico, cresce a discussão em torno de uma reforma nos currículos. O propósito agora é de adequação às verdadeiras necessidades dos alunos em todos os contextos de suas vidas. Cada vez mais, considera-se o indivíduode maneira completa ou integral.

Além disso, as rápidas transformações do mercado de trabalho também colocam em cheque o modelo de ensino focado apenas em conhecimentos específicos. De acordo com um estudo da Dell Technologies, cerca de 85% das profissões de 2030 ainda não foram inventadas.

Em paralelo, aumentam os índices de transtornos psicológicos entre jovens e crianças, que podem chegar a graves consequências. Portanto, não faltam justificativas para um novo direcionamento que estimula a tão sonhada inteligência emocional na educação.

Então surge o questionamento: como ensinar para profissões que ainda nem existem e para alunos despreparados em suas competências básicas a níveis emocionais, sociais, éticos e até cognitivos?

E quais as vantagens de oferecer um ensino integrado, que contempla o aprendizado dessas habilidades essenciais?

Sabemos que o caminho é longo, mas é preciso dar o primeiro passo e por isso vamos te ajudar!

A Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento dessas habilidades e competências.

Pioneira no Brasil desde 2006, possui resultados comprovados em mais de 20 países ao longo de mais de 20 anos de trajetória por todo o mundo.

Que tal conhecer um pouco do nosso trabalho?

Programa de Socioemocionais e a BNCC

Entre dez competências para o século XXI enumeradas pela BNCC do Ensino Básico, quase metade refere-se diretamente ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Você também pode conferir os detalhes no texto: “Socioemocionais e a BNCC: como adequar a sua escola?”.

O fato é que até 2019, todas as escolas privadas e públicas do Brasil deverão adaptar seus currículos pedagógicos baseado nos objetivos de aprendizagem definidos na BNCC, ou seja, habilidades como liderança, raciocínio lógico, trabalho em equipe, controle das emoções, planejamento e autoconhecimento deverão estar contemplados no ensino da sua escola.

Portanto, agora é o momento de se unir a uma metodologia relevante com experiência e resultados, para te ajudar a desempenhar esse trabalho.

Programa de Socioemocionais e o impacto no rendimento escolar

Como já abordamos no texto “Socioemocionais: a chave para o sucesso escolar de seus alunos” vários estudos realizados no Brasil e no mundo conseguem comprovar a eficácia do desenvolvimento emocional com impacto no rendimento escolar dos alunos.

O desenvolvimento dessas habilidades ajudam os estudantes a se organizarem melhor, a serem mais autoconfiantes, a lidarem melhor com as frustrações e serem mais comprometidos e envolvidos com a escola, aumentando, por consequência, seu rendimento nas disciplinas tradicionais.

E tem mais! Um bom programa de socioemocionais também é capaz de engajar e melhorar a formação dos professores da sua escola. Lembre-se que o corpo docente é um dos principais pilares para o ensino rumo a uma formação integral.

Com a Mind Lab o que não faltam, são depoimentos de sucesso entre escolas e professores!

“O MenteInovadora trouxe para a vida dos alunos e dos professores a questão do mágico”

Josi, diretora pedagógica do Colégio Crescer

“O projeto envolve toda a escola, todas as disciplinas… De fato é algo que eles levam para a vida.”

Patrícia, professora mediadora do Instituto Dona Placidina

“Além da escola, a metodologia mudou  minha vida, a minha postura, a minha forma de liderar.”

Priscilla, diretora pedagógica do Instituto Francisca Paula

Programa de Socioemocionais e a Mind Lab (Programa MenteInovadora)

A Mind Lab trabalha com a metodologia do Programa MenteInovadora, que agora também está se reiventando ainda mais com o Programa MenteInovadora 2.0.

O programa da Mind Lab focado no ensino das Socioemocionais no Brasil, baseia-se em três pilares fundamentais: jogos de raciocínio, professores mediadores e métodos de aprendizagem, também conhecidos como métodos metacognitivos, que ajudam os alunos aprenderem a aprender.

Além de contar com inspirações teóricas de grandes mestres da Pedagogia como Vygotsky, Piaget e Paulo Freire.

 

As aulas do Programa MenteInovadora buscam desenvolver habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas durante todo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. /Confira as principais habilidades desenvolvidas com o Programa:

Além disso, os professores também recebem uma formação continuada, que os alimenta com subsídios para desenvolverem suas próprias habilidades Socioemocionais e cognitivas. Isso porque ao entenderem e trabalharem o verdadeiro papel da mediação irão conseguir realizar um trabalho pedagógico mais focado no desenvolvimento integral dos alunos.

MenteInovadora 2.0: Mindzup

Para além da sala de aula, a Mind Lab também possui um apoio extracurricular que continua a desenvolver habilidades nos alunos em qualquer lugar ou horário fora da escola.

O Mindzup é uma plataforma digital e interativa gamificada que faz uso de recursos lúdicos de aprendizagem para os alunos. Pode ser acessada de um celular, tablet ou mesmo computador e por isso traz reflexibilidade e até autonomia para que os alunos estudem em suas horas vagas.

Isso significa que por meio da lógica dos jogos, como evolução por fases e desafios cada vez maiores, as crianças e jovens podem aumentar seu engajamento com a metodologia de maneira independente.

Além disso, o storytelling que conta com personagens e toda uma história por trás dos desafios, os ajuda a percorrer esses objetivos de maneira espontânea e imersiva.

Aqui no Educador 360, aprofundamos 3 questões muito importantes sobre Mindzup, sendo elas: gamification, storytelling e atividades extracurriculares nos textos:

  1. Games e jogos online para aprender: conheça os benefícios mentais e emocionais
  2. Storytelling: saiba como usar a arte de contar histórias para atrair a atenção dos alunos
  3. Atividades extracurriculares online ajudam a desenvolver autonomia para além da sala aula

O Mindzup complementa a metodologia e está fazendo cada vez mais sucesso entre os alunos!

Vamos conversar?

Diante de tantos fatores, está comprovado que está na hora de investir em um bom programa de Socioemocionais e a Mind Lab está disposta a fazer parte dessa jornada de transformação!

Afinal, a BNCC e a melhora no rendimento escolar de seus alunos são apenas os estímulos extras que faltavam.

O Programa MenteInovadora tem a melhor metodologia para implementar um programa de socioemocionais e a Mind Lab é a parceira ideal para a sua escola.

Não perca mais tempo e procure nosso time de especialistas para conhecer a proposta da Mind Lab e preparar a sua escola para o futuro da educação!

QUERO O MENTEINOVADORA NA MINHA ESCOLA!

5 Comentários. Deixe novo

  • Isolete Alves de Brito Pereira
    03/03/2018 11:30

    Excelente material. Gostaria de receber gratuitamente tudo que for relacionado a este assunto.

    Responder
    • Caroline Volodka
      05/03/2018 21:51

      Olá Isolete, como vai?
      Ficamos felizes com o seu elogio! Para receber todos os nossos conteúdos de forma gratuita, basta assinar a nossa newsletter.
      Abraços!

      Responder
  • Célia Regina
    23/04/2018 12:21

    Gostei muito do q li, tbm penso assim:trabalhar o emocional da criança por pior que seja sua realidade familiar, fará grande diferença e um futuro bem melhor.

    Responder
    • Caroline Volodka
      23/04/2018 18:43

      Olá Célia! Como vai?
      Agradecemos o seu comentário! Nós acreditamos muito que trabalhar a educação socioemocional desde cedo pode ser primordial para a construção de pessoas mais íntegras!

      Grande abraço!

      Responder
  • DENISE MARTINS DA COSTA E SILVA .
    04/05/2019 00:11

    Maravilha! Excelentes argumentos para compreendermos a importância das competências socioemocionais no currículo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu