Os 3Ps da gestão escolar

Gestão Escolar

Os 3Ps da gestão escolar. A quebra total de paradigmas trazida pela pandemia de Covid-19 colocou em xeque muitas crenças e rotinas em vários aspectos da vida pessoal e profissional de todos nós. No campo da educação, com o fechamento das escolas por mais de 7 meses, muitos gestores se viram às voltas com um problema para o qual jamais foram preparados.

Como administrar as ansiedades e frustrações de famílias e colaboradores, na gangorra emocional em que se transformaram os humores de todos?

Descontado todo o estresse a que nos submetem, momentos como o que vivemos em 2020 são excelentes para nos fazer refletir e questionar muitas das nossas verdades. No mundo pós-pandemia, a forma como gerenciávamos as escolas antes da crise precisa ser revitalizada, levando em consideração as novas variáveis. Num momento como esse, o consagrado princípio gerencial dos 3Ps pode ser muito útil.

Os 3Ps da gestão escolar representam três conceitos fundamentais na boa gestão: pessoas, propósito e processos. Veja como eles podem ser aplicados ao ambiente da escola:

Pessoas

Elas constituem o elemento mais importante no funcionamento de uma escola. Afinal, estamos lidando com um processo totalmente interpessoal, em que educadores ensinam crianças e jovens e dialogam com as expectativas e necessidades de seus familiares. Focar nas pessoas, nesse momento da crise causada pela pandemia, é fundamental para que a escola possa retomar o seu processo de ensino-aprendizagem voltando aos melhores resultados de antes do fechamento das atividades presenciais. Para isso, é preciso saber liderar e tirar o melhor de seus colaboradores, lidando com as angústias e medos deles. Também é preciso saber liderar familiares e alunos, indicando o caminho da resiliência e da empatia para entender que a reconstrução do processo de ensino-aprendizagem será gradual.

Propósito

Um bom líder nas duas frentes, famílias e colaboradores, será capaz de engajar a todos em torno do propósito principal da escola: oferecer a melhor educação para todas as crianças e todos os jovens que a escola atende. Esse propósito, quando verdadeiro, não esmorece diante de um vírus, por mais perigoso que ele seja. Ele se manteve firme no momento em que o líder e seus colaboradores tiveram de se reinventar em questão de dias para adaptar todo um planejamento para a modalidade de aulas remotas. E continuará firme agora que as escolas começam a retomar as atividades presenciais. É papel do gestor reconectar colaboradores, famílias e alunos com esse propósito e fazê-los entender que, agora, ele precisa de novos caminhos para se concretizar.

Processos

Quando falamos em novos caminhos, estamos nos referindo ao terceiro P da sigla, os processos. Afinal, como já publicamos aqui no Educador 360, nada mais será como antes e todos os envolvidos com a educação terão de se reinventar em suas funções para garantir a retomada do processo de ensino-aprendizagem, sejam eles gestores, professores, familiares ou alunos.

79 Comentários. Deixe novo

  • Eliade Roberto
    28/10/2020 18:50

    Acho que o texto remete para oseguinte pensamento: Um bom lider saberá lidar com sua equipe e sua comunidade escolar fazendo com que todos se harmonizem em um momento tão delicado quanto este, o problema está na cobrança desmensurada de papéis e relatórios a se fazer de coisas que estamos acostumadas a fazer rotineiramente e que só agora um “ser” maior se deu conta de que fazemos e resolveu cobrar como se nunca fizessemos,os que estão acima de nós também deveriam ler este texto e se engajar com a luta dos professores e da unidade escolar para facilitar a vida de quem não tem acesso, de quem é analfabeto digital e/ou funcional. Da cadeira fica fácil dizer que está tudo correndo bem. É preciso um COORDENADOR ATUANTE e não um que só arrume desculpas sobre suas ausências, suas falhas e sua inércia perante todo o processo.

    Responder
  • Andrea Lúcia Figueiredo Oliveira
    28/10/2020 20:37

    O texto nos aponta claramente a importância de um novo planejamento, levando em conta a reconstrução do processo de ensino-aprendiagem, o fortalecimento das relações entre escola e família, bem como dos colaboradores. Sempre com empatia e acolhimento.

    Responder
  • Neliane de Fátima Ferreira
    29/10/2020 14:32

    Reinvenção e a palavra de ordem.

    Responder
  • EDNEUSA Sales
    29/10/2020 15:24

    Liderar requer um múltiplo olhar mesmo

    Responder
  • ELAINE FERNANDES FERREIRA
    29/10/2020 15:46

    Os gestores precisam estar abertos a tantas mudanças e situações novas diante de um retorno totalmente diferenciado com muitos desafios. O apoio de toda a equipe escolar será fundamental para trabalhar todos juntos, cada vez melhor para as crianças!

    Responder
  • Alessandra
    29/10/2020 16:02

    Novas e diferentes formas de gerir e agregar as pessoas, sejam funcionários, pais e dar conta de atender as diferentes demandas dessa nova escola.
    Para aproximar as pessoas que fisicamente estão distantes, mas ao mesmo tempo precisam se manter juntas…

    Responder
  • SALOAN DE LIMA BARATI
    29/10/2020 17:26

    Realmente devemos pensar em novos caminhos e processos para um futuro retorno.

    Responder
  • edina pedro
    29/10/2020 18:02

    A gestão escolar tem um papel fundamental neste retorno.
    A gestão escolar no papel de diretor, vice diretor e coordenador , também haverá de construir uma nova postura que vai além de se preocupar com as “papeladas”.
    Como bem diz o texto acima incorporar os 3Ps: pessoas, propósito e processo. Enfim, a escola nova precisará abraçar todos os envolvidos na educação.

    Responder
  • Edileuza
    29/10/2020 18:15

    São tantos os desafios para o retorno… todos devemos nos preparar para acolher, para planejar- levando em conta as adaptações-, para abraçar todos e criar vínculos.

    Responder
  • Thais de Souza Santos
    29/10/2020 18:56

    Um bom gestor deve ter os 3 ps como meta.

    Responder
  • Elizabete Avelino
    29/10/2020 19:27

    O texto nos aponta claramente a importância de um novo planejamento,um novo olhar para educação num todo.

    Responder
  • Mônica Reis
    29/10/2020 19:48

    Novos caminhos, novos olhares para o retorno!!!

    Responder
  • PATRICIA TELES GONÇALVES
    29/10/2020 20:43

    Esse retorno tem que ter novos olhares novas condutas .

    Responder
  • Vera Lucia Cardoso Da Silva
    29/10/2020 21:47

    O novo retorno deve ser bem pensando e planejado!

    Responder
  • Vera Lucia Cardoso Da Silva
    29/10/2020 21:48

    O novo retorno deve ser bem pensando e planejado por todos os envolvidos!

    Responder
  • Lizete Baldi
    29/10/2020 21:54

    Com certeza o retorno não será fácil pra ninguém, porém acredito esteja sendo muito esperado o momento do reencontro.

    Responder
  • Anna Siciciliano
    29/10/2020 22:00

    É fundamental focar nas pessoas para que a escola caminhe no processo de ensino e aprendizagem e obtenha êxito . A liderança é necessária e trilha por motivar e conectar à todos e neste momento de pandemia precisamos nos reinventar .

    Responder
  • Maria das Graças Viana Alves
    29/10/2020 23:37

    Texto pertinente ao momento atual.

    Responder
  • Rosangela Aparecida Monteiro
    30/10/2020 00:48

    No texto constam 3 Ps:
    Pessoas
    Propósito
    Processos
    Acredito que, no atual cenário, poderíamos acrescentar mais três:
    Pesquisa
    Parcimônia
    Perseverança

    Responder
  • Claudia Lumberg
    30/10/2020 13:33

    Os três Ps devem ser considerados e praticados por todos os envolvidos.

    Responder
  • LUCINEIA MANGERONA FUKUZAKI
    30/10/2020 16:47

    Pessoas, Processo e Propósito – São os três Ps que a gestão escolar deverá saber lidar ao retornarmos para as salas de aulas, para a escola.
    A pandemia nos fez refletir e nos olhar com olhos de sentimentos. Trabalhar mais nossas emoções, respeitando as emoções do próximo(empatia).
    Pessoas – não é fácil lidar com o outro, mas aprendemos, nesta pandemia, que ouvir, respeitar, orientar é a melhor solução.
    Propósito – Com a colaboração de todos os envolvidos, a gestão deve manter o principal propósito que é a educação de qualidade, traçar novos expectativas, metas de ensino com o objetivo de não perder a qualidade da aprendizagem para o aluno.
    Processo – é no dia a dia que conseguiremos retomar nosso trabalho junto a escola e como o próprio nome diz será um processo.

    Responder
  • Elisabete Marques
    30/10/2020 16:50

    Os 3Ps trazem à tona questões que são de fundamental importância para escola, mas que muitas vezes não há alinhamento entre elas. A Pandemia veio e com ela muito rei ficou nú. Muitos gestores ignoraram as pessoas, os processos e o propósito ficou perdido. Outros no entanto nós revelaram talento em doses jamais imaginadas.

    Responder
  • Cláudia
    30/10/2020 17:53

    Trabalho coletivo, é assim que fazemos dentro da escola e é assim que continuará sendo, um apoiando o outro para melhor atender nossas crianças e passar por mais este obstáculo nos reinventando.

    Responder
  • DORACI ALVES DE SOUZA
    30/10/2020 18:40

    A nova escola deverá ter um novo olhar em todos os aspectos, estruturais, burocráticos e principalmente o aspecto humano, pois lidamos com vidas, as crianças e suas famílias e os profissionais da educação devem ter um retorno com um acolhimento diferenciado, onde a confiança, respeito e responsabilidade seja mútua entre todos os envolvidos.

    Responder
  • Claudia Maria de lima pereira
    30/10/2020 18:51

    Recomeçar é necessário mais com cautela principalmente.

    Responder
  • O retorno exige esforços de toda comunidade escolar, não só da gestão. É hora de todos contribuírem.

    Responder
  • Aparecida Lidia Jovaneli
    30/10/2020 20:40

    Recomeçar não é fácil, mas temos que estar preparados.

    Responder
  • O texto aponta os 3ps. Neles vemos que eles constituem elos essenciais para melhor funcionando da escola. Devemos estar conscientes e preparados para esse novo olhar da educação.

    Responder
  • O texto aponta os 3ps. Neles vemos que eles constituem elos essenciais para melhor funcionando da escola. Esse retorno exige que todos se unem a um único propósito.

    Responder
  • Marlene Terzi de Moura
    30/10/2020 21:18

    É fundamental mesmo neste momento difícil, estarmos preparados para o retorno, contar com as pessoas, com toda a Equipe Escolar e familiares, ajudando-nos uns aos outros, pois só assim, conseguiremos focar no propósito da melhor educação, com segurança e tranquilidade para todos.

    Responder
  • VERA LUCIA CARDOSO
    31/10/2020 12:21

    Os gestores deverão dar continuidade ao processo de ensino, reinventando, agregando, com respeito, responsabilidade e sabedoria para garantir o sucesso do processo ensino aprendizagem.

    Responder
  • Maria José De Oliveira Vaz
    31/10/2020 14:29

    Dar continuidade ao propósito principal, de oferecer o melhor acolhimento a todos.

    Responder
  • SÔNIA DE ASSIS DA SILVA
    31/10/2020 17:51

    Os 3Ps são de vital importância para que possamos trabalhar as novas competências no processo ensino aprendizagem.

    Responder
  • Regina Célia Maida Costa
    01/11/2020 21:19

    Os 3Ps resumem bem umas escola: pessoas, propósito e processo. Acredito também que não será mais como antes mas a readaptação será um desafio.

    Responder
  • Wanderlaine Fernandes Da Silva Dias
    02/11/2020 14:47

    O texto nos faz refletir sobre ,o líder no pós pandemia realmente encontrará grandes desafios para lidar,porém é necessário visar o bem para todos, saber resolver os problemas com clareza,respeito e muita sabedoria .

    Responder
  • Regimara de Souza
    02/11/2020 17:21

    Se conseguirmos colocar em prática metade do que temos ouvido de sugestões e novos termos, estaremos dando um passo gigantesco no processo educacional

    Responder
  • Conceição de Maria Rodrigues Lopes
    02/11/2020 18:39

    O texto apresentado aponta a necessidade de um novo planejamento,pautado no acolhimento,colaboração e empatia.

    Responder
  • Claudia M. Ferreira
    02/11/2020 18:56

    O momento atual pela qual passamos é excepcional em todos os aspectos, pois nunca vivemos uma pandemia antes e lidar com todo esse aprendizado não tem sido fácil para nenhum dos atores da educação ( gestores, professores, coordenadores, funcionários, alunos e famílias)
    No que diz respeito aos 3Ps esses são de fundamental importância na educação em tempos de pandemia, porém é muito desgastante para gestores, professores, coordenadores, alunos e pais. Pois, toda essa trajetória ate aqui não ocorreu de forma simples , mas sim, na base do ensaio e erro.
    Por fim, concluo que o maior ensinamento que essa pandemia nos deixa além é claro da própria pandemia, é a empatia e a nossa capacidade de resiliência a tudo que estamos vivendo.

    Responder
  • Marjorie
    02/11/2020 23:02

    Antes da pandemia já necessitávamos de bons líderes. Agora refletindo sobre esse texto que somente nos afirma que bons líderes vão conseguir seguir e agregar os 3Ps da gestão escolar.

    Responder
  • ROSEMEIRE DE SOUZA MOREIRA SANTOS
    03/11/2020 04:19

    Excelente

    Responder
  • ROSEMEIRE DE SOUZA MOREIRA SANTOS
    03/11/2020 04:20

    Muito bom! Excelente

    Responder
  • Marcela Barbosa Ribeiro
    03/11/2020 06:20

    Será um novo momento: de transição e adaptação para todos, onde a gestão terá um papel fundamental para o bom caminhar deste processo.

    Responder
  • Elisângela
    03/11/2020 11:47

    Sem dúvidas o texto evidencia que para este novo retorno será necessário novos olhares!

    Responder
  • Fernanda Santana de Oliveira
    03/11/2020 14:13

    Os 3 Ps já deveriam fazer parte do Gestor antes mesmo da Pandemia, no momento atual fica claro que aquele que não souber gestar, não trará avanço ao processo de ensino-aprendizagem.
    Para este momento além das parcerias, também se fazem necessários a empatia e a compreensão para que a adequação ao novo seja tranquila e proveitosa.

    Responder
  • Marcia Crispiano de Sousa
    03/11/2020 17:29

    Na leitura do texto uma das coisas que não saia da minha cabeça é como uma liderança pode lidar com as questões socioemocionais de todos se esta gestão também é bombardeada de tantas atribuições e se pensarmos o quanto é desgastante liderar a equipe e a escola sem pandemia, imagino agora, sei que o esforço precisa ser grande, mas não consegui enxergar ainda medidas que ajudassem a gestão orquestrar todas as situações.

    Responder
  • Magda Cunha
    03/11/2020 19:58

    Muito pertinente essas colocações. Os 3 Ps são de fundamental importância para o nosso retorno. Muito embora, uma boa parcela das famílias já tenha dito que voltaram somente após os filhos terem tomado a vacina. Assim sendo, estaremos diante de outro desafio, que será a continuidade das aulas remotas com o início das presenciais. Momento bastante singular e complexo.

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    03/11/2020 21:15

    Ótima leitura para um olhar para o futuro retorno… embora sabemos que todos teremos um desafio pela frente: um novo olhar para a Educação.

    Responder
  • ROSEMEIRE DE OLIVEIRA SOUZA
    03/11/2020 22:15

    Muito se fala em retorno,em questões socioemocionais,não deveriam então antes buscar saber como estão de fato as famílias,os alunos,os professores,é já ir dando uma base, um apoio psicológico,antes de falar em retomar,vamos saber como eles de fato estão.Pq na prática, não consigo ver a escola com todas as demandas e ainda com espaço para cuidar do lado psicológico.

    Responder
  • Carolini de Almeida
    03/11/2020 22:32

    Estudar e se reinventar.

    Responder
  • Sueli Antonia Pereira De Souza
    05/11/2020 02:19

    tolerância,equilibrio,respeito a individualidade de cada um,mas com um trabalho em equipe.

    Responder
  • Iara Ap. da Silva Arruda Romano
    05/11/2020 20:55

    Um bom líder vai saber trabalhar com os 3Ps.

    Responder
  • O bom gestor com uma boa equipe mesmo com tantos desafios desenvolverá um ótimo trabalho.

    Responder
  • Juracy Valeriano Dutra Marcial
    06/11/2020 01:39

    Reinventar, empatia, nada mais será como antes, se tornaram palavras de ordem ultimamente. O professor talvez seja o profissional que mais tenha empatia, que mais se reinventa e que nunca tem um dia igual ao outro e neste momento mais uma vez teremos que ser o profissional diferenciado, esteja ele como gestor, coordenador ou em sala de aula.

    Responder
  • Daniela Broio
    06/11/2020 10:50

    Muitos serão os desafios que toda equipe escolar deverá superar

    Responder
  • Daniela Taís Ferreira de Melo
    06/11/2020 11:56

    Nosso retorno será cheio de novos desafios. Precisaremos estar preparados para nos reinventar diante desse novo recomeço.

    Responder
  • Carmen Silvia Ramos de Miranda
    06/11/2020 13:48

    Os 3Ps só serão consolidados se não reinar acima deles o B da burocracia e a AF (ausência financeira) em diversos aspectos. Também me preocupa o peso nos ombros dos gestores (aqueles sempre engajados). Eles precisam de suporte em diversas frentes.

    Responder
  • Maria Encarnacion
    09/11/2020 14:13

    Ser líder é o diferencial para uma boa gestão.

    Responder
  • Viviane Maria de Souza Carvalho
    10/11/2020 20:15

    O texto como tantas teorias são pertinentes e auxiliam, mas na realidade infelizmente há muitas dificuldades que acabam impedindo as coisas acontecerem da maneira correta. E o lado humano é tão falado e importante, mas a burocracia e tantas tarefas atrapalham muito o trabalho.

    Responder
  • Zuleide Felix da Costa
    11/11/2020 02:08

    Para o gestor será um desafio, gerenciar todos, familia, professores, alunos…a situação é nova para todos

    Responder
  • Zuleide Felix da Costa
    11/11/2020 02:12

    Os gestores terão um desafio, todos envolvidos na nova realidade terão um desafio…

    Responder
  • KELE CRISTINA CARDOSO DA SILVA DURRE
    12/11/2020 03:10

    Não dar para começar sem vacina.

    Responder
  • ALESSANDRA RAINHA
    12/11/2020 13:41

    O gestor terá um desafio ainda maior, de um lado precisa de um olhar e do outro necessita ser o administrador das situações e relações.

    Responder
  • jose rosangelo torres da silva
    12/11/2020 13:44

    Mais do que tudo penso que duas são as atuações necessárias para um bom gestor agora: delegar funções já que o trabalho remoto pode ser dividido não sobrecarregando ninguém, outro é a especialização dando oportunidade para cada um fazer o sabe fazer melhor ou se aprofundar numa ação otimizando o trabalho.

    Responder
  • Maria Aparecida de Lima e Albuquerque
    13/11/2020 17:38

    O tempo está passando muito rápido, e os desafios vividos por nós nesse período que estamos longe da escola e de nossos alunos, tem sido diminuído através das nossas gestoras com seu trabalho e persistência de fazer sempre de forma perfeita.

    Responder
  • Será um grande desafio para todos nós o retorno. Com certeza temos um novo caminho e refletir sobre a importância dos 3 Ps é fundamental.

    Responder
  • Marcia dos Santos
    16/11/2020 17:01

    Muito interessante esse texto, pois, durante essa pandemia , vimos que os desafios continuaram para os gestores, assim como para os professores (as) também. Os três Ps. apresentam de forma muito sucinta que os gestores precisam se preocupar com o Pessoal, com as dimensões humanas e socioemocionais dos (as) professores (as), pais, estudantes, porque está sendo um período tenso para todos ; com o Propósito de continuar ensinando as crianças, os jovens e adultos; e os Processos de ensino – aprendizagem que serão através dos recursos tecnológicos e de forma híbrida ( presencial e a distância). Com certeza, os esforços para se manter os estudantes ativos e aprendendo não estão sendo fáceis para ninguém, mas precisamos continuar com esse objetivo para que o retrocesso escolar não seja pior.

    Responder
  • Analúcia de Carvalho de Sá
    16/11/2020 18:41

    Será um grande desafio essa nova forma de gerir pessoas. Novos conceitos, novas demandas, flexibilidade e muita empatia para os novos tempos.

    Responder
  • Carolina Beserra de Andrade
    16/11/2020 19:05

    Esses 3 P’s sempre foram importantes e agora mais do que nunca.

    Responder
  • O problema é que, a cada mudança de gestão, tudo o que construímos, é jogado por terra.

    Responder
  • Teremos que nos reinventar, sempre pesando numa educação de qualidade para as nossa criança.

    Responder
  • Marcia Morales Catalano Simões
    19/11/2020 19:31

    Texto claro e objetivo, indicado para um trabalho ao iniciarmos o ano letivo.

    Responder
  • Ruth Adami
    20/11/2020 21:29

    Focar nas pessoas nesse momento da crise é importante para que a escola retome o seu processo de ensino-aprendizagem

    Responder
  • Juliana Fabien Vieira Telles Rudge
    22/11/2020 23:08

    Posso dizer que a equipe gestora da minha escola cumpriu e cumpre seu papel grandiosamente. Desde o início foi o principal elo entre professores, famílias, alunos e Secretaria de Educação. Imagino o quão difícil foi para elas, merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão!

    Responder
  • Vejo que a Gestão é o cerne dentro de uma Instituição escolar, mesmo antes da pandemia e continuará sendo pós pandemia. A gestão sendo e tendo os 3Ps será perfeito. Afinal, boas Gestoras fazem o ambiente fluir de maneira positivamente e saudável.

    Responder
  • Maria da Aparecida Oliveira Cordeiro
    26/11/2020 18:09

    Faço minhas as palavras da paula, ser um bom gestor é o caminho para toda escola começar a ser boa.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu