A escola na era da inteligência em rede

Gestão Escolar

A escola na era da inteligência em rede. A pandemia, com toda restrição às nossas liberdades, alterou muitas das rotinas consagradas por anos e anos de uso em várias frentes de nossa vida. Na escola, então, ela passou como um trator por cima de um conceito clássico do mundo da gestão: o que garantia sucesso a todos que soubessem “planejar e executar”. Ao colocar o imponderável no centro da administração, a Covid-19 mostrou a importância de um outro conceito introduzido pelas inovações tecnológicas: o da inteligência em rede.

Por esse conceito, o sucesso do funcionamento da escola vai depender da sua capacidade de se adaptar a 5 princípios fortemente fundamentados na colaboração. A máxima desse novo modelo é: “Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos”.

Quer conhecer os 5 princípios que norteiam a escola na era da inteligência em rede? Vamos a eles.

Colaboração

Não existe mais um único emissor e um único receptor de informações, conteúdos e modelos. Sendo assim, ao colocar as crianças em casa, sob a tutela de responsáveis orientados por professores à distância, a pandemia mostrou que colaboração é fundamental para o processo educativo. É importante não nos esquecermos, na reabertura das escolas, de que a colaboração entre todos os atores dessa comunidade educativa fortalece a qualidade da educação de nossos filhos.

Abertura

A colaboração só é possível se nos abrimos para acolher todos os atores do processo educativo. Transparência e flexibilidade, que foram tão importantes durante o fechamento das escolas, ganham peso na nova estrutura organizada pelo princípio da inteligência em rede. Inegavelmente precisamos nos abrir, gestores, colaboradores e famílias, para a troca de experiências e de bagagens de vida com o objetivo de encontrar novas soluções criativas para problemas nunca antes imaginados. Essa abertura envolve a colaboração em rede também com outras escolas. Certamente no lugar de concorrentes, ganhamos parceiros que podem se ajudar.

Compartilhamento

O compartilhamento de responsabilidades, imposto pela Covid-19 às famílias, se estenderá mais e mais aos colaboradores. Ninguém mais será responsável apenas por sua turma, ou por uma parte do processo de ensino-aprendizagem, como anteriormente. Numa visão ainda mais ampla, esse compartilhamento também se estende a outras escolas com afinidades pedagógicas com a sua. Juntos, de mãos dadas, todos compartilham responsabilidades, trocam conhecimentos e expertises e se responsabilizam e conjunto pelo sucesso e pela qualidade da educação ofertada.

Integridade

Quem faz o bem, recebe o bem. Essa máxima se aplica às escolas que devem atuar com honestidade, responsabilidade e consideração para com a comunidade no sentido amplo da palavra. Bem como atuar sobre o entorno de sua sede de forma assertiva, proporcionando melhorias para a comunidade e novas oportunidades de aprendizagem para seus alunos.

Interdependência

Essa, talvez, tenha sido a maior lição da pandemia. Todos estamos ligados, queiramos ou não. O mundo em que vivemos, atuamos, trabalhamos, só será bom quando for bom para todos. Estamos interconectados, precisamos uns dos outros. Gestores e professores, estes e os alunos e suas famílias. Nada vai funcionar, nesse retorno, se não formos capazes de nos unir em torno do bem comum maior, que é a educação.

Como você pode perceber, gestor, a aplicação desses princípios exige um grau desenvolvido de habilidades socioemocionais, não apenas dos alunos, mas de toda a comunidade. Não é à toa que essas habilidades estão nos fundamentos da Base Nacional Curricular Comum, a BNCC. Quer saber como desenvolver essas habilidades? Confira o conteúdo que temos para você:

– Jogos de Raciocínio para Crianças: desenvolva e avalie habilidade socioemocionais

– Socioemocinais como peça-chave na gestão escolar– O que sua escola pode ganhar com um programa de habilidades socioemocionais

76 Comentários. Deixe novo

  • Cláudia
    21/10/2020 17:35

    A Educação é um trabalho em conjunto dentro e fora da escola, todos somos responsáveis pelas aprendizagens das crianças, aprendemos uns com os outros e daqui para frente aprenderemos muito mais com as crianças , principalmente sobre tecnologia.

    Responder
  • Ana Maria Urquiza de Oliveira
    21/10/2020 18:27

    O trabalho em parceria sempre foi mais produtivo e rendeu mais resultados positivos. No retorno à “vida normal “, a parceria será um requisito indispensável para o bom andamento da escola como um todo.

    Responder
  • Maria Neusa Soares Pavan
    21/10/2020 19:39

    Com certeza, precisamos muito nos alinharmos em colaboração, parceria, responsabilidade, integridade, conscientização de o quanto precisamos um do outro, para seguirmos essa jornada em beneficio de todos através da educação.

    Responder
  • ELAINE FERNANDES FERREIRA
    21/10/2020 23:31

    A Educação Mundial mudou. Novas tecnologias e parcerias entre gestão, professores e pais serão cada vez mais importantes e necessárias. Todos abertos para novas propostas e idéias para o bem comum!

    Responder
  • Edileusa
    21/10/2020 23:52

    Trabalho em Equipe e parceria, requisito indispensáveis para uma Educação de oportunidades de aprendizagens para nossos alunos.

    Responder
  • ALESSANDRA
    22/10/2020 01:26

    Trabalhar estes três princípios na escola serão ainda mais importante, diante da nossa realidade.

    Responder
  • Anna Siciliano
    22/10/2020 03:19

    Realmente a interdependência torna-se necessária , todos devemos estar conectados para sermos capazes de nos unir em torno do bem comum maior, que é a educação.

    Responder
  • Anna Siciliano
    22/10/2020 03:20

    Realmente a interdependência torna-se necessária , todos devemos estar conectados para sermos capazes de nos unir em torno do bem comum maior , ou seja , a educação .

    Responder
  • Elisabete Marques Pereira de Oliveira
    22/10/2020 13:03

    O Ano de 2020, vai ficar como um divisor de águas na História da Educação. Mudou nossa forma de pensar, agir e fazer Educação. Todos se reinventaram: Gestores, professores, famílias e alunos. Que ele nos ensine a produzir de forma criativa estratégias de ensino com aprendizagens significativas.

    Responder
  • Marjorie
    22/10/2020 14:12

    A educação sempre foi e será um trabalho em conjunto. O que está acontecendo neste ano veio para reforçar como devemos trabalhar em: colaboração uns com outros, trabalho em equipe essencial, compartilhamento das práticas, buscar formas inovadoras de ensino e aprendizagens, levando sempre em consideração e empatia com o ambiente de trabalho e com o entorno da escola (comunidade).

    Responder
  • edina pedro
    22/10/2020 17:52

    O que a Pandemia trouxe de positivo para a Educação? O trabalho com as parcerias e conexão com várias escolas – parceria e troca- em que vem sendo construindo um excelente material pedagógico audio-visual.
    E, a certeza de que nós professores somos essenciais para a educação de nossas crianças.

    Responder
  • Marcia Morales Catalano Simões
    22/10/2020 18:31

    O trabalho realizado em parceria sempre produzirá os melhores frutos e, o ambiente escolar é propicio a essas parcerias. Não somos uma ilha, pertencemos a um mundo globalizado e fazemos nossa parte dentro desse contexto.

    Responder
  • EDNEUSA Sales
    22/10/2020 18:45

    conteúdo interessante…

    Responder
  • Vera Lucia Cardoso da Silva
    22/10/2020 20:01

    A parceria é fundamental e devemos nos unir para uma Educação de qualidade!

    Responder
  • Vera Lúcia Romanich
    22/10/2020 20:17

    Nesse momento de pandemia, nada é mais importante do que a parceria em todos os níveis da educação.

    Responder
  • PATRICIA TELES GONÇALVES
    22/10/2020 21:21

    A EDUCAÇÃO SEMPRE PRECISOU E PRECISARA DE PARCERIAS DE AMBOS OS LADOS, PRINCIPALMENTE AGORA NESSE NOVO NORMAL ONDE TEMOS EM EVIDENCIA A TECNOLOGIA CADA VEZ MAIS PRESENTE EM NOSSAS VIDAS.

    Responder
  • Andrea Lúcia Figueiredo Oliveira
    22/10/2020 21:41

    A parceria é importante, fortalece as relações entre família e escola. Também é fundamental acolher, principalmente nesse momento em que estamos longe do espaço da escola, vivendo um momento diferente e difícil.

    Responder
    • Paulo Vicente de Souza
      07/11/2020 02:37

      Professores precisam manter contato com os pais e ou responsáveis, uma vez que a família vem se tornando a principal aliada no ensino a distancia. Apesar dos inúmeros desafios do ensino remoto ou ensino não presencial durante a pandemia da Covid-19, aos poucos os professores, alunos e familiares vem conseguindo adaptar-se à realidade, promovendo uma troca de aprendizagens significativa com as ferramentas que temos a nossa disposição.
      A minha maior preocupação é, ainda, com a participação dos estudantes, faz muita falta o feedback entre o aluno e o professor, não se sabe se há o engajamento dos alunos, se está compreendendo o que esta sendo ensinado no ensino remoto não presencial, não existe este controle, por este motivo, temos que pensar e refletir na necessidade em soluções e repensar as práticas .

      Responder
  • Alzira Anese
    22/10/2020 22:40

    A parceria escola×família sempre foi importante, mas com a pandemia tornou-se imprescindível para o desenvolvimento das atividades on line.

    Responder
  • Aparecida Lidia Jovaneli
    22/10/2020 23:29

    A parceria de todos, é importantíssimo para o desenvolvimento. A tecnologia nesse momento é a nossa ferramenta.

    Responder
  • Thais de Souza Santos
    22/10/2020 23:46

    É importante para nossa reflexão este texto.
    Todos devemos trabalhar juntos, no intuito de voltarmos a nossas rotinas de forma segura.

    Responder
  • Eliana Teresa Da Silva Simonelli
    23/10/2020 00:05

    Interessante…

    Responder
  • Elisângela
    23/10/2020 05:14

    Sem dúvidas, juntos somos mais fortes! Duas cabeças pensam melhor do que uma. São frases populares mas que fazem todo sentido, trabalhos com pessoas, com seres humanos, com sentimentos, e nesse momento precisamos nos unir, traçar uma linha de pensamento e ações para um fazer de qualidade, precisa haver muita colaboração união e empatia.

    Responder
  • VERA LUCIA CARDOSO
    23/10/2020 11:40

    As palavras chaves para o sucesso do funcionamento das escolas são União, Colaboração, Responsabilidade e Empatia.

    Responder
  • Luciane Nunes de Lima
    23/10/2020 13:11

    Texto muito reflexivo ! Na retomada das atividades escolares todos envolvidos ( Famílias, Alunos , Professores , Equipe Gestora ) terão que Trabalhar a empatia , diálogo e trabalho em equipe ! Pois estamos passando por um momento muito delicado onde tivemos que aprender dar mais valor a tudo que nos cerca principalmente nas pessoas !

    Responder
  • Claudia Lumberg
    23/10/2020 14:36

    Um trabalho em equipe com colaboração,
    abertura, compartilhamento ,integridade e interdepêndencia tem tudo para proporcionar um excelente resultado.

    Responder
  • Alessandra
    23/10/2020 15:53

    Agora precisaremos muito mais de parcerias aliadas ao nosso trabalho. Empatia e colaboração serão bem vindas!

    Responder
  • M. Alessandra
    23/10/2020 15:56

    Agora precisaremos muito mais de parcerias aliadas ao nosso trabalho. Empatia e colaboração serão bem vindas!

    Responder
    • wanderlaine Fernandes da Silva Dias
      02/11/2020 14:38

      P mundo mudou ,a educação mudou a tecnologia em meio a pandemia foi um meio muito importante sabemos disto. Porém a educação sempre foi e sempre será um conjunto o trabalhar juntos para que assim crescemos e vemos resultados. Porém ao retorno acredito eu que terá que ser em dobro este esforço, lidar com os sentimentos uns dos outros usar da sabedoria para trabalhar em grupo .

      Responder
  • ANA PAULA Neves do Nascimento
    23/10/2020 16:33

    A interdependência que conectam a todos traz a grande lição do trabalho em conjunto, muitas vezes esquecido no ambiente escolar pela individualidade.

    Responder
  • Educação é parceria : pais, escola e alunos. Repensar a nova forma de adentrar ao ambiente escolar, vai requerer agora uma interdependência. Estar um com os outro. Pensar no outro . Agora isso é mais importante que nunca.

    Responder
  • Neliane de Fátima Ferreira
    23/10/2020 17:20

    Unir esforços nesse momento, é o melhor a se fazer.

    Responder
  • Lucineide
    23/10/2020 17:46

    Com certeza a educação sempre foi e será um trabalho em conjunto.No momento empatia e colaboração serão bem vindas.

    Responder
  • Elizabete Avelino
    23/10/2020 19:38

    A Educação mudou no mundo. Com novas tecnologias e parcerias entre gestão, professores,alunos e pais, serão sempre cada vez mais importantes e necessárias. Todos abertos para novas propostas e idéias para um mesmo objetivo.

    Responder
  • Maria Aparecida de Lima e Albuquerque
    23/10/2020 20:26

    A parceria sempre existiu, dentro e fora da escola, mas nesse momento, estamos apreensivos, a parceria entre os colegas de trabalho ainda existe, mesmo a distância. Em relação aos pais, é percebido um distanciamento, eles compreende esta fase, mas atribuo este distanciamento a falta de tecnologia (internet, celular, computador, e até falta de tempo).

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    23/10/2020 21:29

    Texto bastante reflexivo para o momento! Precisamos sempre nos reinventar, nos adaptar às mudanças e transformações.

    Responder
  • Regimara de Souza
    23/10/2020 22:07

    A CHAVE DO RECOMEÇO É A UNIÃO DE TODOS

    Responder
  • Maria das Graças Viana Alves
    23/10/2020 22:44

    Muito bom!! Todos unidos em prol da educação.

    Responder
  • DORACI ALVES DE SOUZA
    23/10/2020 23:20

    A volta deverá ser realmente com muita união, escola e família em prol de uma nova educação. A pandemia nos fez refletir sobre muitas coisas.

    Responder
  • Claudia Maria de lima pereira
    23/10/2020 23:37

    Com certeza a pandemia mudou a nossa vida em vários sentidos e na educação não é diferente. Para nós mostrou que mais do que nunca precisamos um do outro, e também como temos potencial. Para a grande maioria da população mostrou o quanto somos importantes.

    Responder
  • A parceria neste momento é primordial…vamos juntos …sempreer…um aprendendo com o outro …

    Responder
  • Realmente foram e serão muitas mudanças,desafios que vamos enfrentar,mas se todos pensar no bem comum para todos os envolvidos com respondade,com a troca uns ajudando os outros com certeza seremos fortes para nos adaptar.

    Responder
  • Vai ser preciso um comprometimento de todos nesse novo começo.

    Responder
  • Marlene Terzi de Moura
    25/10/2020 11:30

    A colaboração e o fazer junto, é fundamental para o processo e a qualidade da educação, assim como no retorno às aulas presenciais, temos que pensar e fazermos juntos para garantir a saúde física e socioemocional de todos na Unidade Escolar.

    Responder
  • Lucineia
    25/10/2020 19:51

    Aprendemos muito nessa pandemia e estamos aprendendo, principalmente a dar valor ao outro, pois somos dependente um do outro, ninguém faz nada sozinho e na escola não é diferente, juntos( direção, professor, família)temos o mesmo objetivo uma aprendizagem significativa para o aluno.

    Responder
  • Maria Encarnacion
    25/10/2020 21:00

    Ninguém faz nada sozinho. A pandemia nos ensinou que sozinho não somos absolutamente nada.

    Responder
  • Marcela Barbosa Ribeiro
    26/10/2020 02:36

    O trabalho em parceria, a consciência que o todo influência em nossos resultados positivios e a importância de um trabalho colaborativo é essencial para a próxima fase que iremos enfrentar.

    Responder
  • Daniela Taís Ferreira de Melo
    26/10/2020 13:55

    A parceria entre escola e família sempre foi importante e necessária, porém após essa pandemia isso se tornou ainda mais evidente, nos mostrando o quanto todos precisam estar em sintonia para que ocorra um aprendizado significativo e de qualidade.

    Responder
  • Helena Regina de Santana
    26/10/2020 15:34

    Esse texto nos leva a refletir muito sobre o eu e o outro. Mesmo com toda a tecnologia as relações sociais são importantíssimas, não estamos sozinhos nesse processo.

    Responder
  • Eliana Teresa Da Silva Simonelli
    26/10/2020 15:53

    Sensacional

    Responder
  • Claudia M. Ferreira
    26/10/2020 17:57

    acredito que a maior lição dessa pandemia será a capacidade que a sociedade desenvolveu em relação a empatia, bem como, com a colaboração em tempos pandêmicos.
    Essa nova realidade se reflete na escola, ou seja, na nova forma que a escola que se adaptar para continuar produzindo e se relacionando com seus alunos e familiares.
    Concluindo, a escola mais do que nunca, vai precisar da colaboração, do compartilhamento e da interdependência para “o novo normal” até que se tenha uma vacina.

    Responder
  • Rosemaire
    26/10/2020 18:04

    A Educação é via de mão dupla, é fundamental parceria, compartilhamento, estar aberto a aprendercom o outro é um trabalho em conjunto.

    Responder
  • Telma Ferreira Sinezio
    26/10/2020 22:08

    Para ser ter uma educação de qualidade, ainda mais agora que os tempos mudaram é necessário compartilhar ideias, ouvir a comunidade e assim juntos poderemos solucionar e criar novas estratégias para atender cada criança na sua singularidade.

    Responder
  • Carolini
    27/10/2020 01:48

    Temos que concordar que mesmo em meio a tantos desafios deste ano atípico, o trabalho em cooperação, novas parcerias e o avanço nas ferramentas tecnológicas foram saldos positivos em nossa jornada.

    Responder
  • nesse momento de pandemia , percebemos que a parceria, a união e o comprometimentos de todos o envolvidos na educação é o que realmente fará a diferença para enfrentarmos tantos desafios.

    Responder
  • ROSEMEIRE DE SOUZA MOREIRA SANTOS
    27/10/2020 18:50

    Nesse momento de pandemia e quarentena, acredito que a escola X família ficou mais forte e a união prevaleceu, parceria é tudo

    Responder
  • Aparecida
    27/10/2020 19:37

    O trabalho em equipe será fundamental no nosso retorno.

    Responder
  • Edileuza
    29/10/2020 17:28

    O trabalho com parceria é muito importante em qualquer ambiente. Na escola tudo deve ser pensado no coletivo, ainda mais agora que precisamos nos adaptar e inovar.

    Responder
  • Juracy Valeriano Dutra Marcial
    29/10/2020 20:02

    Com certeza precisaremos de uma união bem maior entre escola e comunidade só assim garantiremos de fato a aprendizagem das crianças.

    Responder
  • wanderlaine Fernandes da Silva Dias
    02/11/2020 14:39

    P mundo mudou ,a educação mudou a tecnologia em meio a pandemia foi um meio muito importante sabemos disto. Porém a educação sempre foi e sempre será um conjunto o trabalhar juntos para que assim crescemos e vemos resultados. Porém ao retorno acredito eu que terá que ser em dobro este esforço, lidar com os sentimentos uns dos outros usar da sabedoria para trabalhar em grupo .

    Responder
    • wanderlaine Fernandes da Silva Dias
      02/11/2020 14:40

      P mundo mudou ,a educação mudou a tecnologia em meio a pandemia foi um meio muito importante sabemos disto. Porém a educação sempre foi e sempre será um conjunto o trabalhar juntos para que assim crescemos e vemos resultados. Porém ao retorno acredito eu que terá que ser em dobro este esforço.

      Responder
  • Conceição de Maria Rodrigues Lopes
    02/11/2020 18:30

    A Educação é um trabalho em equipe,dentro e fora da escola.A pandemia mostrou o quanto é importante a participação da família.

    Responder
  • Fernanda Santana de Oliveira
    03/11/2020 13:51

    A parceria entre a Escola e a Família sempre foi almejada no ambiente escolar, com a nova realidade este trabalho em equipe passou a ser não somente necessário, mas exigido para que a Educação se fizesse presente no ambiente familiar. Esperamos que com a volta esta parceria possa ser mantida e fortalecida.

    Responder
  • Iara Ap. da Silva Arruda Romano
    05/11/2020 20:45

    Texto rico em informações e reflexão, onde daqui para frente juntos de mãos dadas sempre.

    Responder
  • Daniela Broio
    06/11/2020 10:58

    Excelente conteúdo, texto reflexivo, sabemos que a parceria entre escola e família faz toda diferença.

    Responder
  • jose rosangelo torres da silva
    06/11/2020 22:09

    A pandemia acima de tudo nos possibilitou ter independência, pois muitas vezes nos vemos sozinhos diante das situações que somente por nossos recursos e convicções pedagógicas foram capazes de ser solucionadas.

    Responder
  • Analúcia de Carvalho de Sá
    09/11/2020 17:04

    Princípios importantes e interessantes!!! Acredito que o cenário nas escolas pós-pandemia deverá ser bem estruturado, o trabalho em equipe será ainda mais fortalecido, agregando para novas propostas.

    Responder
  • Rosemaire
    10/11/2020 21:52

    Sempre discutimos a importância do trabalho em equipe na educação e hoje mais do que nunca vivenciamos isso.

    Responder
  • Zuleide Felix Nakagawa
    10/11/2020 22:05

    Uma educação diferente, com uma educação com parceria com os pares.

    Responder
  • O trabalho em equipe é muito importante na Educação, a parceria enriquece os conhecimentos de todos e no momento em que estamos vivendo ela se torna fundamental.

    Responder
  • Juliana Fabien Vieira Telles Rudge
    16/11/2020 04:30

    Colaboração, abertura, compartilhamento, integridade e interdependência já eram princípios fundamentais para a Educação antes mesmo de todos os acontecimentos envolvendo a pandemia, ocorre que, através do ensino remoto a importância destes foi ainda mais evidenciada.

    Responder
  • Marcia dos Santos
    16/11/2020 18:21

    Neste ano, conforme o texto, tivemos que desenvolver os 5 princípios para reinventarmos o processo de ensino-aprendizagem com inteligência, havendo: colaboração mútua, abertura, compartilhamento, integridade e interdependência. Concordo, plenamente, pois, se não houvesse colaboração de todos: direção, coordenação, professores, pais e estudantes não conseguiríamos, em tão pouco tempo, elaborarmos planos e estratégias de ensino para desenvolvermos o processo de ensino-aprendizagem para as crianças, jovens e adultos com tanta criatividade e competência.
    Considero que todxs foram aperfeiçoando e avançando em relação ao manuseio com a tecnologia em prol de um propósito único: a qualidade do ensino das crianças, jovens e adultos.
    A escola e seus atores vêm atuando com responsabilidade, honestidade e consideração para com a comunidade.

    Responder
  • Com pandemia, só fortaleceu o vínculos de família × escola, buscando estratégias para vencer esse grande obstáculo.
    Acredito que esse ano entrará na história de todos nos.

    Responder
  • Janete Roza
    17/11/2020 19:01

    A rede de relações neste momento diferenciado está sendo muito exercitada, já que a Educação tem como premissa a troca e parceria em diversas situações.

    Responder
  • Nunca foi tão essencial o trabalho em equipe/grupo como agora. Novo estilo e mudanças teremos que ter internamente, ainda mais essa classe de profissionais.

    Responder
  • Ruth Adami
    20/11/2020 20:39

    Realmente todos estamos ligados queiramos ou não! Estamos interconectados, precisamos uns dos outros.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu