Habilidades Socioemocionais e BNCC: formação de professores

 

A Educação Socioemocional já vinha ganhando espaço nos currículos há algumas décadas, como vimos neste outro artigo, graças à sua inegável contribuição para o desenvolvimento social, emocional, ético e cognitivo dos alunos. Se antes era um diferencial que as melhores instituições ofereciam, ela agora se torna essencial a partir da aprovação da BNCC do Ensino Básico (Base Nacional Comum Curricular) pelo Conselho Nacional de Educação.

Ao contemplar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na grade curricular, a BNCC reconhece a qualidade que esse trabalho acrescenta à educação. É um passo definitivo na renovação da escola, que deixa de ser mera transmissora de conhecimento para se transformar num espaço de desenvolvimento integral do aluno.

Para que essa transformação funcione, porém, existe uma peça-chave a ser lapidada: o professor. Confira 4 passos iniciais para desenvolver o seu corpo docente para a educação socioemocional:

1. Conhecer as habilidades socioemocionais

Saber o que a Educação Socioemocional pretende desenvolver em sala de aula é fundamental. As habilidades que a BNCC espera dos alunos podem ser divididas em quatro frentes:

  • Cognitiva – Resolver problemas, planejar, tomar decisões, estabelecer conclusões lógicas, investigar e compreender problemas, pensar de forma criativa, fortalecer a memória, classificar e seriar.
  • Emocional – Lidar com as emoções, com o ganhar e o perder, aprender com o erro, desenvolver autoconfiança, autoavaliação e responsabilidade.
  • Social – Cooperar e colaborar, lidar com regras, trabalhar em equipe, comunicar-se com clareza e coerência, resolver conflitos, atuar em um ambiente de competição saudável.
  • Ética – Respeitar, tolerar e viver a diferença, agir positivamente para o bem comum.

2. Identificar as próprias habilidades socioemocionais

Um profissional que não tenha desenvolvido as suas próprias habilidades sociemocionais dificilmente será capaz de fazê-lo em seus alunos. Afinal, o ser humano aprende pelo exemplo. Ao reagir a uma determinada situação em sala, o professor está ensinando aquele comportamento aos seus alunos.

Para desempenhar bem a sua função, portanto, o professor precisa começar por uma reflexão: quais são os seus próprios valores? Como mobiliza suas habilidades e competências socioemocionais? Aprender a lidar com as próprias emoções e refletir sobre elas é um passo fundamental.

3. Aprender a ensinar

Pode parecer uma obviedade, mas em termos de desenvolvimento socioemocional, não é. Todos os professores na ativa foram formados para atuar no modelo conteudista. Na universidade, ninguém aprendeu a trabalhar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos.

O professor precisa, portanto, aprender a trabalhar de uma nova maneira. E um bom caminho é escolher um curso de formação que o submeta a situações em que possa mobilizar os seus próprios valores, habilidades e competências socioemocionais.

4. Buscar um bom curso de formação

Existem no mercado muitos programas que prometem formar o professor para trabalhar as habilidades socioemocionais. Nem todos, infelizmente, entregam o que vendem. Na hora de escolher, portanto, é importante observar algumas características que apenas os bons programas oferecem:

  • Estímulo ao professor para que faça uma reflexão sobre si e sobre sua prática pedagógica;
  • Preparação inicial com encontros presenciais e material didático que dê embasamento teórico ao professor;
  • Troca de experiências de prática pedagógica com professores que já atuam na Educação Socioemocional;
  • Formação continuada por meio de encontros pedagógicos, que neste caso podem ser presenciais ou virtuais.

O papel da escola

Como se vê, a reinvenção profissional vai exigir trabalho do professor. E é papel da escola apoiá-lo nessa caminhada. Reúna seus professores, envolva-os na contrução do novo currículo que vai adequar sua escola à BNCC e, principalmente, ajude-os oferecendo uma boa formação em desenvolvimento socioemocional.


📌 A Mind Lab é a empresa líder no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, cognitivas e éticas. Conheça mais sobre suas soluções clicando aqui.

 

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu