Entenda as vantagens e as desvantagens do ensino em período integral
Mais do que um período de estudos, o ensino integral pode ser visto como um estilo de vida. A ideia é que, ao entender o tempo como um recurso valioso, os pais e escolas que optam por esse modelo, possam otimizar a produtividade dos alunos ao máximo.
Vale lembrar que, para que o ensino seja considerado integral é preciso cursar no mínimo 7 horas diárias, que totalizam 1400 horas por ano. Na prática, sabemos que o modelo pode abranger por completo os turnos da manhã e da tarde.
A tendência é que o assunto seja cada vez mais discutido no Brasil, sendo que a Reforma do Ensino Médio, que inclui adaptações em torno da BNCC já aprovada em 2018, também propõe o acréscimo de horas na grade curricular.
O que sabemos é que existem inúmeros benefícios capazes de elevar os alunos a um novo patamar dentro do período integral. Da mesma forma, não podemos ignorar os riscos e pontos de atenção ao fazer uma transição desse porte no modelo de ensino de qualquer instituição.
Sendo assim, separamos algumas das principais vantagens e desvantagens, para que você entenda o quanto adotá-lo pode ser viável para sua escola!
Vantagens
📚 Aumento no rendimento do aluno
Mesmo para os alunos com perfil autodidata, é inegável que a organização na rotina traz inúmeros benefícios para o aumento do rendimento em geral. Isso porque, com horários pré-determinados e a presença dos educadores em tempo real, não restam desculpas para procrastinar.
É possível notar os avanços nos estudos e na performance geral dos estudantes em diversas áreas. Além das matérias tradicionais, eles passam a se dedicar a esportes e atividades extracurriculares que integram educação e lazer.
Essa misto de opções também ajudará para que eles despertem seus talentos e descubram possíveis aptidões profissionais. Afinal, o tempo na escola os permite explorar mais de seu potencial de forma produtiva e com mensuração de resultados.
📚 Modelo dos países desenvolvidos
Em geral, o período integral é considerado um avanço na educação e já funciona como modelo de ensino em países desenvolvidos como EUA, Japão, Irlanda e Finlândia.
A qualidade de ensino é comprovada por meio de testes e avaliações locais ou globais, como o PISA. No entanto, essa é apenas uma pista de um maior nível de eficiência.
Ao considerar que a educação é a base de toda uma sociedade, os índices mais elevados de qualificação profissional, segurança e saúde econômica desses países também são indicativos positivos que nos levam a se inspirar no caminho.
📚 Ajuda a criar identidade e autonomia
Uma das consequências imediatas em administrar o tempo com mais demandas, é obter autonomia. Até porque, sem responsabilidade, o aluno simplesmente não consegue acompanhar um ritmo acelerado de atividades.
Nesse caso, as competências são favorecidas, incluindo habilidades e atitudes que diariamente, contribuem para o estilo de vida.
A própria formação da identidade recebe influências do período passado na escola, já que nessa fase de formação, o ambiente e as pessoas com quem as crianças e jovens convivem irão ditar boa parte de sua percepção de mundo e motivações pessoais.
Portanto, passar mais tempo estudando e convivendo em um espaço sociável com colegas e professores capacitados, também é uma forte ferramenta de autoconhecimento e evolução pessoal.
Desvantagens ou pontos críticos
📚 Aumento dos custos
Apesar de óbvio, sempre vale lembrar que o aumento da carga horária, incluindo o pagamento das horas-aulas de professores, materiais e recursos como água e luz utilizados, acarreta no aumento proporcional do investimento financeiro envolvido.
Dessa forma, essa pode ser uma desvantagem quando pensamos na transição de um modelo tradicional para o integral. Assim, os pais precisam estar totalmente alinhados com essa estrutura, tanto ideologicamente como economicamente.
Nesse caso, vale aproveitar as vantagens já mencionadas e realizar um trabalho de reeducação de valores junto às famílias com base em custo-benefício. Dependendo do seu público, sabemos que é possível sim aumentar a evasão de matrículas. Porém, da mesma forma, também é possível atrair novos perfis de famílias. Na dúvida, faça um estudo antes de tomar qualquer iniciativa!
📚 Risco de cansaço ou monotonia
O risco de entediar os alunos que passarão a maior parte do seu dia em um mesmo ambiente não precisa ser uma realidade, mas também não deixa de ser um ponto de atenção. Afinal, dentro do modelo de ensino que existe para a maioria das crianças, a escola ainda é vista como uma fonte de obrigações.
Ou seja, o ensino integral pode sim deixá-los cansados e entediados. Ainda mais se a escola os sobrecarregar de tarefas que não estimulem os seus próprios interesses e a criatividade.
Para ajudar, considere intercalar os estudos com atividades de lazer, relaxamento, além de projetos multidisciplinares. Um outro ponto importante, é permitir que as aulas e atividades ocorram em ambientes diferenciados da escola ou até fora dela.
Ter quadras, biblioteca, salas recreativas e de descanso, assim como considerar passeios e excursões educacionais, irão fazer toda a diferença na hora de quebrar a rotina.
📚 Agenda apertada
É fato que não sobrará muito tempo livre para que as crianças e jovens desenvolvam outras coisas fora do enredo educacional nos dias de semana. Dependendo de cada um e de cada família, pode se tornar desafiador cumprir com outras programações. Sejam elas marcar consultas ou mesmo brincar e jogar mais livremente com amigos.
De qualquer maneira, as noites e fins de semana serão praticamente livres inclusive para ficar com a família.
Para fazer sentido, todos os envolvidos, incluindo educadores, pais e alunos, precisam enxergar o valor envolvido no ensino em período integral. Até porque, mais do que uma padronização, ele deve favorecer o desenvolvimento pleno dos alunos.
Deixe seus comentários e opiniões sobre o tema!
23 Comentários. Deixe novo
estudar integral vale a pena quando você realmente não tem nada pra fazer o resto do dia. eu estudei integral e eu achei muito cansativo, porque a escola toma muito tempo e se você quiser ter uma boa noite de sono vai ter que se dedicar menos as coisas que você considera importante. Tem semanas que a igreja reúne para os cultos de oração, dai eu vou de noite, só que daí eu durmo menos, pra poder acordar no horário. Mas tirando isso, a minha experiencia com a escola integral foi boa, é mais interessante que as escolas normais, tem umas matérias diferentes, e etc.
Eu concordo plenamente com o período integral, mas não num país com um governo como o nosso, onde os recursos direcionados para o ensino são roubados por uma minoria corrupta. As escolas não tem condições nem de manter o atual sistema, como pretende manter nossos jovens por horas na escola? Isso é uma palhaçada.
Não tem sentido, primeiro deveria aprimorar e investir no que temos agora, acabar com o roubo, com a corrupção, com a pouca vergonha, para depois pensar em escola em tempo integral. Isso é decisão de uma corja corrupta que não tem ideia de como estão nossas escolas.
É um absurdo.
ÓTIMO COMENTÁRIO!! ISSO DEVE SER DIVULGADO!!
Não concordo com o período integral,em questão se fornecer durante a pandemia.
Depende dos PROFESSORES, da DIREÇÃO, para motivar a clientela. Não adianta aumentar a quantidade de horas numa escola ESTÁTICA. A SOCIEDADEÉ DINÂMICA, o PROFESSOR deve impulsionar um dinamismo para nao ficar na mesma, cansativa, repetitiva: por exemplo entrar em contatos via correio com escola de outra cidade cidade correspondendo via correio
Eu não sei como é que está em colégio integral porque eu nunca estudei em colégio integral e sempre estudei 5 horas somente aí entro num colégio desse vou sentir muita diferença.
Bom Dia!!! Eu particularmente não concordo com período integral para o ensino médio, com a idade entre 14 e 15 anos, já está no momento de se aprender uma profissão e trabalhar , pois no tempo dos meus pais, todos eles teve estudo de 4 horas diárias e a maioria dele só fez 4 ano, mas com aprendizado de Ensino Universitário. Esses cidadãos vão sair do ensino médio com idade entre 17 e 18 anos, para só depois tentar a vida com emprego, isso se despertar
a vontade de trabalhar se não pegar o caminho da vida errado dai ja era.
Otimizar? Eu pego ônibus todo dia cedinho vou para escola, e quando é 12:00 eu lembro que se fosse uma escola “normal” já teria saído e estaria com a minha familia
o que tem piada é que eu entro na minha escola às 9:00 e saio às 19:20 por isso… bem é meio óbvio…
E aliás, o incrível, é que aumentou o horário aumento, os dias das férias diminuíram e não a nenhum curso técnico. Sim, escola de período integral da certo mas não em um governo como esse
É difícil imaginar todas essas modificações sem que haja uma estrutura para que essa possibilidade se torne possível. Até mesmo pela grande diferença que existe entre as regiões do Brasil, algumas se tornarão modelo de sucesso enquanto outras sequer irão conseguir sair da inércia. Manter um aluno 7 horas por dia em uma escola tem que ser inovador pra evitar a evasão.
Um aumento na carga horária dos alunos mas produtivo aí sim faz diferença mas se não for de nada adianta.
Não concordo
Olá,
Passamos a vida sonhando com um ensino público de qualidade e quando nos é dado uma OPÇÃO de melhorias, a maioria dos PAIS, sim os pais, são contra ou buscam argumentos evasivos para justificar seu ponto de vista. Culpam o governo (qual governo?? o Federal, o Estadual, o Municipal?? ) , o governo não está nas escolas e nem na sua casa, você e os gestores das escolas é que sabem o que pode melhorar. O ensino integral é um avanço e necessário. Se fizer um busca rápida na internet veremos milhares de argumentos a favor do ensino integral. Eu poderia citar apenas DOIS: 1. Todos os países desenvolvidos e ricos adotam o ensino em tempo integral. Eles constroem suas nações, riquezas e desenvolvimentos alicerçados no ensino de qualidade. 2. Como fazer caber tantas horas NECESSÁRIAS de aula no mesmo espaço de tempo do ensino fundamental? A carga horária do ensino médio é maior logo precisa de mais horas. As escolas não tem estrutura? Nunca tiveram e nem vão ter. Porque não depende de governo mas sim de uma gestão que é deficiente porque diretor de escola só faz o que combina com professor e como professor de escola pública só obedece sindicato, nunca teremos uma escola melhor. Os salários da escola pública são melhores, por isso tem tanta gente querendo. O FUNDEB agora é definitivo garantindo mais recursos para as escolas. Mas a única estrutura que melhora é a da sala dos professores e da direção. Sempre foi assim. Por último eu questiono esses pais que deixam seus BEBÊS NA CRECHE o dia inteiro mas não confiam seus adolescentes.
Meus filhos estudam em colégio integral, estou solicitando a transferência para o meio período, o que noto é a inibição da curiosidade das crianças , diminuição no desejo de aprender, além de utilizar mais nossos recursos ( impostos ) , não se reflete em conhecimento para as crianças e sociedade . Indico este video… https://youtu.be/CLhxOufPH6E
Aí depende, porque onde trabalho é escola de ensino integral, e a escola consegue trabalhar bem as questões que você levantou, principalmente em relação aos pilares Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver, Aprender a ser, além da base comum os alunos tem disciplinas diversificados que intensificam essa curiosidade das crianças, uma das disciplinas que temos ou que já tivemos é robótica, outra é horta, fazendo a festa ( que ensina gastronomia e como faturar com o que produz), além de várias outras, tem também disciplina de Orientação de estudos, Projeto de vida, Protagonismo Juvenil, Clube Juvenil ( onde o aluno protagonista gerencia o aprendizado) e a tutoria que ajuda o aluno em suas dificuldades e angustias em relação ao mundo e as suas preocupações frente aos estudos e carreira. Precisa entrar numa escola de ensino integral e realmente ter participação ativa.
Aí depende, porque onde trabalho é escola de ensino integral, e a escola consegue trabalhar bem as questões que você levantou, principalmente em relação aos pilares Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver, Aprender a ser, além da base comum os alunos tem disciplinas diversificados que intensificam essa curiosidade das crianças, uma das disciplinas que temos ou que já tivemos é robótica, outra é horta, fazendo a festa ( que ensina gastronomia e como faturar com o que produz), além de várias outras, tem também disciplina de Orientação de estudos, Projeto de vida, Protagonismo Juvenil, Clube Juvenil ( onde o aluno protagonista gerencia o aprendizado) e a tutoria que ajuda o aluno em suas dificuldades e angustias em relação ao mundo e as suas preocupações frente aos estudos e carreira. Precisa entrar numa escola de ensino integral e realmente ter participação ativa.
Sou estudante de ensino integral e afirmo que é comparável a um castigo.
Não tenho tempo, seja para minha família, leitura, algum curso que eu tenha o desejo de fazer, ver filmes ou séries.
Vivo correndo contra o tempo, é exaustivo e eu não concordo com a ideia. Fora que eu perdi o interesse pelos estudos há anos, passo algumas aulas lendo, outras no celular, pedindo a Deus que o tempo passe e eu vá embora. Pode parecer falta de responsabilidade, mas só quem está sendo 9 horas por dia numa cadeira entende.
É vdd concordo, e eu não tenho tempo nem a noite porque tenho que sair quase não aproveito o “tempinho” que tenho quando chego
Não concordo muito cansativo aqui na minha cidade é das 7 h da manhã até às 4 horas da tarde pra que isso
Olá, gostei do seu conteúdo sobre Escola Particular
É bom pra certos tipos de pessoas, ajuda no estudo, no foco, na vida produtiva e etc.
Mas ando tendo muita dificuldade de ter uma boa noite de sono no ensino integral, é muito ruim para pessoas ansiosas, não temos uma boa noite de sono, mesmo que tentamos dormir cedo, nunca conseguimos, fico mais de 1 hora me mexendo pra arrumar uma posição confortável mas mesmo assim não dá, isso tá atrapalhando demais a minha vida, eu só consigo dormir por 5 horas por noite, tenho 16 ano, vejo que o ensino integral está acabando comigo, mas pra quem não é ansioso e quer focar, sem problemas, mas é muito cansativo.
Foi muito bom estar no vosso blog aprende muito