A Era dos Superapps da educação!
A Era dos Superapps da educação! Com a pandemia se estendendo, a tendência é de que plataformas integrem os diferentes recursos virtuais à disposição de professores e alunos.
Que o Ensino híbrido chegou para ficar certamente não chega a ser novidade para ninguém. Nós mesmos falamos muito sobre isso aqui no Educador360, anteriormente em mais de uma ocasião. Nós indicamos ferramentas variadas com a finalidade de ajudar você, professor ou professora, a melhorar a comunicação virtual da sua turma e a fazer aulas síncronas e assíncronas mais interativas e eficientes.
Mas, com tanta novidade ao mesmo tempo, será que vai sobrar memória para tantos aplicativos, logins e senhas diferentes? Qual seria o próximo passo para simplificar a vida do professor nesse novo ambiente virtual que, como já percebemos, vai se prolongar mais do que esperávamos?
O passo seguinte, e já tem muita gente trabalhando nisso, é a criação de um superapp que concentre todas as plataformas num único login. O objetivo é facilitar a coordenação, pelo professor e pelo gestor escolar, de diversos recursos.
A ideia já funciona em outras áreas como varejo, por exemplo, com superaplicativos que fazem essa concentração de dados e permitem ao usuário acessar diferentes serviços e produtos num mesmo lugar.
Na educação, os superapps vão permitir que os pais façam a gestão financeira das mensalidades, acompanhem as notas e avaliações, enquanto alunos acessam agendas, aplicativos de aulas e material complementar em diversas plataformas. Para professores e gestores, o sistema facilitará a visão geral e a administração de todos os recursos disponíveis.
Algumas empresas já oferecem ferramentas desse tipo para escolas e redes públicas de ensino. A utilização vem crescendo muito desde o início da pandemia. É uma questão de tempo, professor, professora, até que você também esteja utilizando um dos superapps da educação.