A importância da Avaliação Sociemocional

Gestão Pedagógica

A importância da avaliação socioemocional.

Desde a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências socioemocionais foram integradas às Competências Gerais. Com isso, a BNCC trouxe um novo desafio a todos os educadores e educadoras, gestores e gestoras escolares: proporcionar o desenvolvimento de um conjunto de habilidades que transcende a área cognitiva para incluir, também, as áreas social, emocional e ética.

Mas, como acompanhar o desenvolvimento dessas habilidades pelos estudantes? E além disso, como saber se um determinado aluno é empático com os colegas? Se é resiliente diante de frustrações? Se sabe tomar decisões?

Em suma, não existem provas para medir habilidades socioemocionais, certo?

O complicador da pandemia

Como se já não bastasse essa dificuldade natural na avaliação do desenvolvimento socioemocional dos alunos, a comunidade educativa ainda teve de enfrentar um complicador: o fechamento das escolas pela pandemia de Covid-19.

Dessa forma, o longo período fora do convívio social, em isolamento, sem contato presencial com educadores e educadoras pode ter deixado seqüelas emocionais em estudantes de todas as idades.

A importância da avaliação socioemocional

No retorno presencial definitivo, em breve sem o uso de máscaras, torna-se ainda mais fundamental fazer uma avaliação socioemocional.

Com ela, professores e professoras serão capazes de entender com mais clareza em que estágio se encontram seus estudantes no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Como fazer a avaliação socioemocional?

A Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, elaborou uma ferramenta especialmente para essa finalidade.

A Avaliação Socioemocional da Mind Lab permite mapear as funções executivas dos estudantes e consegue verificar tendências para o aprimoramento de 6 eixos de habilidades.

Os seis eixos de habilidades socioemocionais

Os seis eixos mapeados pela Avaliação Socioemocionald a Mind Lab são:

  • Autoconhecimento – Capacidade de investigar a si próprio. Bem como, pensamentos, emoções, motivações e ações. Envolve o uso de autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem.
  • Autocontrole – Capacidade de controlar emoções, desejos e ações para autogestão visando a realização de objetivos.
  • Gerenciamento de recursos – Capacidade de organizar, ordenar e gerenciar recursos como tempo, dinheiro, relações humanas e recursos naturais para, conseguir assim, atingir metas e objetivos.
  • Resolução de Problemas – Capacidade de mobilizar recursos cognitivos e socioemocionais de forma ordenada para encontrar soluções para problemas específicos.
  • Trabalho em equipe – Capacidade para resolver problemas de forma colaborativa e em grupo, considerando as habilidades de cada pessoa, tendo sempre em vista os objetivos da equipe.
  • Tomada de decisões – Capacidade de selecionar uma opção entre várias alternativas, incluindo preferências pessoais, inferências, classificação e julgamento.
Como funciona a avaliação socioemocional

A Avaliação Socioemocional da Mind Lab utiliza o storytelling com elementos de gamificação. O estudante recebe da escola um link e acessa uma história previamente carregada na plataforma Mind Lab.

Como se estivesse em uma partida de Role Playing Game, o RPG tão popular entre a garotada, ele será apresentado a situações novas conforme avança na história. Em cada uma dessas situações, ele terá de fazer escolhas para determinar o rumo da narrativa.

Essa avaliação é dividida em três etapas que são cumpridas em sequência pelos alunos e alunas, tendo opção de pausa para retomar depois. Em média, todo o processo tem duração bastante breve. Cada etapa, leva em torno de 4 minutos.

Como acessar os resultados

Para cada estudante que completar as três etapas da avaliação, será gerado um relatório confidencial, que será enviado exclusivamente para a escola em que o jovem estuda.

Além dos relatórios individuais, a escola também receberá uma avaliação coletiva do nível de desenvolvimento socioemocional de seus estudantes.

Esses dados serão enviados apenas à escola e poderão ser aprentados num encontro agendado pelos profissionais da Mind Lab.

Quer conhecer mais sobre a Avaliação Socioemocional da Mind Lab?

Acesse este vídeo para obter mais informações.

Nós, da Mind Lab, sabemos que todos os educadores e educadoras, gestores e gestoras, vivem um momento delicado. Estamos ao lado de escolas, professores, alunos e famílias para apoiar a todos os envolvidos nesse momento de retomada.

Visite o nosso site e transforme hoje mesmo a sua escola numa instituição inovadora.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu