Planejar para alcançar!

Gestão Escolar

Planejar para alcançar!

Nós já falamos aqui, na semana passada, sobre os números do Saresp e o que podemos aprender com eles.

De forma bem resumida, eles trouxeram dados quantitativos sobre algo que todos nós, educadores, já sabíamos de forma intuitiva: os quase dois anos de pandemia criaram enormes defasagens de aprendizagem e acentuaram as desigualdades educacionais.

O que fazer agora?

O trabalho que temos pela frente, agora, é de enorme importância: recuperar, da melhor maneira possível, essas defasagens.

A tarefa enfrenta vários obstáculos. Será um trabalho quase personalizado, em que cada professor e professora, cada gestor e gestora, terá de planejar atividades específicas para resgatar os alunos que ficaram para trás.

Esse planejamento especial, levando em consideração o rendimento dos alunos de sua escola em cada turma, em cada componente curricular, terá de ser baseado em dados concretos.

A radiografia proporcionada pelo Saresp será de grande ajuda. A rapidez com que a Secretaria de Educação de São Paulo disponibilizou os dados, nesse contexto, é louvável.

Com base no Saresp, cada professor ou professora da rede estadual de São Paulo tem como descobrir quais habilidades e competências, ou tópicos e descritores precisam de maior investimento. Planejar a abordagem mais eficiente dos tópicos problemáticos permitirá à escola alcançar melhores resultados e diminuir os déficits de aprendizagem.

A importância de avaliar

Avaliar constantemente é de extrema importância para promover melhorias contínuas no processo de ensino-aprendizagem. Para facilitar esse processo, é fundamental que o professor ou professora tenha à mão ferramentas que lhe permitam identificar pontos de melhoria para promover adaptações da escola em relação às habilidades da BNCC.

Gestão por evidências

Uma forma mais eficiente de promover a aprendizagem de seus alunos é implementar em sua escola um sistema de gestão por evidências.

Com ele, a equipe escolar é capaz de identificar as competências mais críticas de suas turmas no Enem, no Saeb e no Saresp.

Um bom sistema permitirá à equipe pedagógica analisar a proficiência dos alunos no Enem e no Saeb e identificar as competências e habilidades mais críticas em cada estudante.

Embasados por esses dados, professoras e professores podem tomar as decisões certas e as medidas necessárias para melhorar essas habilidades e competências e, consequentemente, o desempenho de seus alunos, com a tão desejada recuperação das defasagens de aprendizagens.

Mind Lab e o MenteInovadora

A Mind Lab, como você sabe, é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. Nosso objetivo, há mais de 30 anos, é gerar impacto social ao aprimorar habilidades e competências cognitivas e socioemocionais.

O Programa MenteInovadora, desenvolvido por nossa equipe pedagógica, utiliza jogos de raciocínio e métodos metacognitivos para desenvolver essas habilidades. Com mediação do professor, que é formado pela Mind Lab para aplicar o programa, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a resolver problemas, a lidar com as próprias emoções e a interagir com as pessoas que o cercam e com o mundo em que vivem.

Além dos resultados socioemocionais, o MenteInovadora promove também ganhos de aprendizagem comprovados. Uma das ferramentas à disposição dos alunos e que permite essa constante evolução é a Plataforma Mindzup. Por meio de uma experiência gamificada, o Mindzup traz desafios diários que ajudam os alunos a desenvolver habilidades sociais, emocionais, éticas e cognitivas.

escola360

Você sabia que a Mind Lab dispõe de um sistema de gestão por evidências que pode ajudar sua escola a manter a avaliação constante e a traçar um plano de trabalho para promover a melhoria dos alunos?

Estamos falando do escola360, um sistema de gestão por evidências oferecido às escolas parceiras do Programa MenteInovadora.

Com o escola360, professores e professoras podem acompanhar o engajamento e o desempenho de seus alunos nas Missões Diárias do Mindzup. Os resultados individuais formam importante base de dados para identificar pontos de melhoria e adaptação de sua escola em relação às habilidades da BNCC.

Além disso, o professor ou a professora visualiza o desempenho dos alunos em avaliações dentro das matrizes ENEM, SAEB e BNCC. Analisando esses dados em tempo real, ele ou ela pode tomar decisões muito mais rápidas e eficazes.

O escola360 ainda oferece consultoria de especialistas. Dessa forma, o professor ou professora comprenderá as maiores dificuldades dos alunos dentro das matrizes ENEM (para o Ensino Médio). E o SAEB (para o Ensino Fundamental) e poderá tomar decisões diante os cenários apresentados.

O escola360 é um benefício oferecido às escolas parceiras do MenteInovadora 2.0. Clique aqui, conheça mais sobre essa plataforma e aprenda a utilizá-la para promover a recuperação das defasagens de aprendizagem causadas pela pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu