Descubra por que a quantidade de alunos afeta o desempenho em sala de aula
O número de crianças nas salas de aula, a proporção de professores ou cuidadores por grupo de alunos e os tamanhos dos espaços disponíveis para eles são questões nem sempre tão discutidas nos meios educacionais.
No entanto, elas afetam o desempenho e a aprendizagem pois estão ligadas ao aproveitamento de ensino. Se uma sala é superlotada por exemplo, será muito mais difícil para os educadores dar a devida atenção a cada um individualmente.
Vale entender que esse número também varia de acordo com a faixa etária da turma. Por requerer outros tipos de cuidados, o Ensino Infantil precisa de mais cuidados e uma quantidade menor de crianças em cada sala. Dependendo do número, será preciso aumentar o número de professores disponíveis.
Essa é uma questão que cabe aos gestores se atentarem. No final, no lugar de quantidade sabemos que deve ser a qualidade o referencial de sua escola. Por isso trouxemos alguns dados capazes de ajudar a trazer um panorama geral sobre as configurações de uma sala de aula!
A realidade no Brasil
De acordo com a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o número máximo permitido em sala é de 25 alunos por professor, durante os cinco primeiros anos do ensino fundamental; e de 35, nos quatro anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Já nas creches, a quantidade de crianças é de acordo com a faixa etária e a proporção de adultos disponíveis. Dessa forma, serão cinco crianças de até 1 ano por adulto; oito crianças de 1 a 2 anos por adulto; 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto; 15 alunos de 3 a 4 anos por professor, na creche ou pré-escola; e 25 alunos de 4 a 5 anos por professor na pré-escola.
Infelizmente, também sabemos que a realidade na maioria das escolas é outra. Especialmente quando se trata das escolas públicas. De acordo com uma outra pesquisa trazida em gráficos pelo Nexo Jornal, as turmas estão cada vez mais cheias no ensino público e em comparação, as escolas privadas têm sempre menos alunos:
O que está em jogo?
Quando se trata de um ensino mais massificado no lugar do personalizado, sabemos que alguns parâmetros estão em jogo. Logicamente em maior grau para o Ensino Infantil e as crianças mais novas, que demandam bastante atenção, porém atingindo todos os níveis até o Ensino Médio.
De acordo com Beatriz Ferraz, especialista em Educação Infantil, as crianças pequenas por exemplo, precisam estabelecer relações interpessoais estáveis com um número restrito de adultos.
Afinal o ideal é que sejam constantemente estimuladas a fim de descobrir sua autonomia em sala de aula. Já conforme crescem, o caminho se inverte e os adolescentes passam a refletir e se questionar com maior frequência. Isto indica que os professores também devem estar disponíveis para lidar com perguntas mais complexas e elaboradas. Quando a sala é muito cheia, perde-se essa dinâmica em profundidade.
Isso porque o tempo de qualidade diminui tanto na relação professor-aluno quanto na própria relação entre alunos.
Além disso, as salas acima do limite tendem à dispersão. Assim, os professores acabam perdendo tempo desnecessário em tentar manter o controle e a organização. Na verdade, eles deveriam estar se dedicando ao ensino em si.
Deixe nos comentários se você acredita que o formato de suas salas de aula é o indicado para o melhor aproveitamento dos alunos!
59 Comentários. Deixe novo
Trabalho em uma escola que as salas não comportam 40 discentes e temos 43. Se as turmas forem colocadas no ultrapassado modelo de fila não dá para nos movimentarmos. Acho o maior desrespeito a docentes e discentes.
Olá Jaguaracy. Como vai?
Obrigada por deixar seu comentário! Compreendo muito bem o seu ponto e infelizmente muitas escolas se encontram nessa situação, a qual é bastante triste. Como mencionado no post, isso causa uma série de problemas no desenvolvimento dos alunos. Acredito que as escolas não enxergam esse “detalhe” como um real problema, por isso às vezes nem dão a devida importância.
O que não podemos é desistir da educação. Precisamos lutar por um ótimo nível de ensino e fornecer as melhores experiências dentro do possível para os alunos.
Conte conosco nessa jornarda!
Grande abraço!
É acho complicado, observo que os professores ultimamente estão passando por inúmeros problemas quanto a quantidade de crianças , se em sala tem 20 crianças e 5 delas são crianças que tem habilidades que requer atenção constante e nesta sala tem um professor e um auxiliar de sala. A meu ver fica bastante difícil ter um trabalho de qualidade.
Olá Mary! Como vai?
Obrigada por deixar seu comentário! Infelizmente é uma realidade que muitos professores estão passando e, de fato, atrapalha muito na missão de trabalhar com os alunos de forma adequada. Mas, como todo brasileiro, a gente não desiste nunca! Muita força!
Grande abraço!
E possível “denunciar” a comissão de educação caso uma sala possua mais do que 35 alunos… estou falando de escola particular…
ola, estamos passando por um momento bem complicado, professora nova….
ela tem 21 anos, sem experiencia , e recentemente acabou o curso de pedagogia,.
minha filha tem 05 anos esta no nivel 03 do ensino infantil , e uma escola privada, e bem cara por sinal, achei o cumulo uma professora sem experencia alguma, sendo que não sabe nem oque vai fazer com os materias pedidos, sem proposta de trabalho, ,… tera uma auxiliar (Que se dividira com nivel 2)
pois dentre esses 23 alunos , tem dois alunos que precisam de atenção especial (Autista)
Me preocupo , pois acho que não sera capaz de ensinar nada!!! pois quer me parecer que ela caio do para-quedas ali,.. e ficou,. estou apavorada!!!!
Todo professor iniciou a carreira do zero. Você pode marcar um horário com ela e relatar isso. Eu estou indo para o meu 3º ano de trabalho após me formar, no 1º eu emagreci bastante preocupada em não ser uma boa professora e também com a questão dos documentos que temos que preencher e produzir, mas descobri nos perrengues maneiras diferentes de trabalhar.
Olá mãe. Acredito que. Isso não seja um problema. A final todo professor precisa começar em algum lugar assim como a senhora um dia precisou trabalhar e assim aprender com as experiências, assim que eu lá também está, afinal experiência se adiquire como? Através de oportunidade, e nunca julgue o trabalho de alguém só porque a senhora acha que ela não é capaz. Afinal. Ela se formou e é habilitada para essa tarefa eu tenho certeza.
Todo mundo não nasce com experiência, pois ela se adquire com um tempo.
Agora é um cúmulo você matricular sua filha numa escolinha com muitos alunos por sala.
Pois se sua filha não aprender não foi culpa da professora pois tenho certeza que ela até tentou ensinar mas a quantidade exagerada na sala não foi possível. Professores e pais devem caminhar juntos, seja amiga da professora da sua filha e dará tudo certo!
Boa noite, você sabe dizer se existe informação de número máximo de alunos em disciplinas técnicas? Agradeço antecipadamente.
Trabalho com crianças de 4 e 5 anos e será impossível trabalhar sozinha como querem a partir do ano que vem. Nas escolas públicas as crianças chegam como várias realidades, familias desestruturadas, crianças com problemas, sem limites. Para quem organizou esse esquema de 1 docente apenas para uma sala de mais de 20 crianças, quem venham para a sala ficar todo o ano com elas! E sem contar que sei de muitas professoras sem terem o tempo de planejamento de aula por falta de recurso humano. Querem educação de qualidade? Não tirem as auxiliares nas etapas 5 e 6. Ou ninguém mais vai querer ser professo dessas etapas. Educação não é manicômio.
Bom dia! Existe algum lugar no portal do MEC que eu encontro essa informação de 5 crianças de até 1 ano por adulto?
no meu ponto de vista, a quantidade de criança por sala, principalmente nas creches, prejudica tanto a criança quanto o profissional que ali trabalha. nas creches, por exemplo, em um berçario com 15 bebes, seriam 3 pessoas para cuidarem dessas crianças, mas e determinado momento, acaba ficando apenas uma pessoa para cuidar das 15 crianças, ai dessa forma fica impossivel dar uma atenção adequada para cada criança. isso sobrecarrega o funcionario, alem de colocar em risco a segurança do bebe. fazem leis mas não dão respaldo para que se possa realizar um trabalho de qualidade.
Simples gente!!
Se vc chegar no lugar e ver essa situação de super lotação, não deixe seu filho lá!! E deixe registrado a insatisfação .
Bem simples!! não deixa a criança, pede o dinheiro de volta e leva a criança para o local de trabalho. Simples!!
Quanto existe uma inclusão na sala esse número modifica ?
Gostaria de saber se um classe com três inclusão qual o número de alunos
Bom dia! Gostaria de saber se existe uma lei que define o número máximo de alunos por profissional?
Olá, meu filho estuda em escola particular . Mudou ano passado devido a rede CNEC fechar … Ele foi para uma sala que teriam 35 alunos e achei muito , mas, a proposta era bacana … Ela foi para 49 esse ano , 7 ° do fundamental ll. A escola alega que estão conforme as leis e normas. Meu filho nunca havia tirado nota baixa , e agora é freguês . Por seu irmão ter tido fortes crises ( Ele é Autista) pelo fechamento da CNEC, separamos os dois a pedido da psicóloga e neurologista. Eu achava que era por isso, me culpava … Após relatos , e depoimentos de várias mães com o desempenho de seus filhos caindo cada vez mais ,vi que não era confidencia . Tem como pedir uma auditoria, fiscalização ?! A escola afirma está correta . Eu arrumei um baita problema tentando o melhor para os meus filhos …
Boa noite, sou professora de educação infantil. Trabalho com maternal 1, faixa etária de 2 a 3 anos, tenho 23 alunos frequentes. Gostaria encarecidamente de saber se existe um número máximo por nível. Desde já agradeço.
Com certeza um número menor de alunos vai melhorar a qualidade de ensino, principalmente o desempenho dos educadores 👨🏫, tem sim extrema necessidade de buscar uma mudança nesse aspecto.
achei essa matéria espetacular, passarei a ser visitante assíduo desse site, parabéns!
muito obrigado!! quero fazer meu tcc sobre esse assunto que sempre discuti com minha antiga professora, e agora pude ter uma grande ajuda com seu artigo, agradeço imensamente
Trabalho em uma escola particular que a meta da diretora é 30 alunos por sala o que pode ultrapassar até 34 alunos, isso no 3° e 4° ano do ensino fundamental.
Boa noite!
Hoje fui a reunião em instituição particular em que na sala de pre 1 com 30 alunos, sendo que no entendimento prejuízo para as crianças, como de forma lógico posso argumentar!?
Grata
Bom dia, por favor, qual a lei ou resolução que especifica a quantidade de alunos por adultos?
Boa noite!
Qual a lei que determina a quantidade de crianças por atendente na creche por favor ?
Boa tarde, onde encontro o documento que tem essa diretriz da quantidade de crianças por Educador?
Gostaria de saber o número de alunos por sala no infantil com três inclusão? Se a lei 15830/2015 abrange o infantil tbm
É inconcebível uma sala de crianças de 2 anos com 35 crianças, como também um 1° ano com mais de 25, é humanamente impossível de realizar um trabalho de qualidade, infelizmente é a realidade da maioria dos municípios e o governo vai pra TV culpar professor por baixo rendimento, manda ele passar um dia nessas condições pra ver. Pimenta no olho do outro é refresco.
Onde devo DENÚNCIAR uma escola no caso de SUPERLOTAÇÃO?
Uma turma de EJA foi matriculados 25 mas só tá comparecendo 10 pode desativar essa turma? Mesmo sabendo que querem muito continuar? Qual o direito desses alunos?
Gostaria de saber.. na educação infantil 3 anos (creche).. quando tem aluno com necessidades especiais.. qual o quantitativo correto?
Sou professora na rede municipal de São Paulo, trabalho com educação infantil, com crianças de idade de 4 a 6 anos. As salas da minha escola tem 35 alunos nessa faixa etária e somente uma professora. É inumano, surreal e ainda tentamos dar aula.
Nossos políticos, infelizmente nos enxergam como uma plantação de votos. E a superlotação das salas é uma das formas de cultivar a ignorância desde cedo. Eles fingem que se preocupam com a educação, os alunos fingem que aprendem e os profissionais sérios em sua maioria, adoecem.
Verdade, concordo! É um absurdo!
Quantos alunos são permitidos numa sala de aula de ensino superior? Sendo assim, o mesmo vale para ensino a distância, em plataformas digitais?
Concordo plenamente, pois não não tem como haver uma aprendizagem satisfatória se na sala de aula principalmente nas séries iniciais tem mais de 30 alunos como acontece em algumas escolas da rede pública. É uma realidade que poucos “educadores” das secretarias de educação levam em consideração na hora de cobrar os professores por uma educação de qualidade.
Onde localizo a legislação em que consta essa informação. Na LDB no que se refere ao número de alunos por sala, fal só para as autoridades responsáveis manterem relação adequada.
Minha filha está cursando o 1 ano fundamental, com ensino remoto e na sala dela tem 37 alunos, bem acima do estipulado pelo MEC que são 25 alunos. Vale ressaltar que se trata de uma escola particular. Como solucionar essa questão, pois já conversei isso com a coordenadora e nada foi resolvido.
Qual o limite de alunos por sala para o ensino fundamental para escolas particulares?
Já dei aula.
Como experiência digo sem medo de errar.
Não põe numa turma com muitos alunos.
Nem a escola privada, municipalizada e estadual dão a atenção devida.
O professor segura a barra sozinho.
Somos verdadeiros super heróis, porém nunca reconhecidos.
Vocês pais nunca ficam sabendo
o que realmente acontece nos bastidores.
Pode uma escola particular ter 53 anos em uma só sala de aula por na escola Jardim Antônio Ribeiro Feitosa está lotada
Trabalho em uma instituição de ensino privado e a estatística de que escolas particulares têm menos alunos não é realidade para todas as escolas privadas. Temos alunos de inclusão(de até 3 por turma: TEA, SÍNDROME DE DOWN, TOD) e aqueles com TDAH, DISLEXIA… como trabalhar dessa forma com 25 alunos nos cinco primeiro anos do EF? Infelizmente que elabora essas leis deveriam passar pelo menos, 30 minutos sentado lá no fundinho da sala e observar a realidade da educação no Brasil. Escolas particulares também sofrem, pois se mantém da renda que entra e o que se vê são números para conta, pois se assim não for, não sobrevive! É assustador! Nem todas as escolas particulares têm as mesmas condições das escolas dos filhos de celebridades e dos próprios governantes e a somatória de estatísticas não pode ser generalizada para essas ou aquelas. Mas, justiça e equidade, são palavras bem distantes quando o assunto é EDUCAÇÃO.
Para mim,quando aprovam uma quantidade absurda dessas de criancas por adulto na educação infantil principalmente é somente com objetivo eleitoreiro,para iludir pais e mães pouco instruidos a aceitarem que seus filhos sejam tratados como números apenas.
Olá, em escolas Estaduais o padrão da sala é de 49 m2, para 35 alunos( 1 m2/aluno) no entanto se colocam 40 a 45 alunos e até 50, um verdadeiro absurdo! Não seria só professor que não daria conta de ensinar mas, com a sala fechada, vira uma câmara de gás carbônico e calor emanado pelo corpo!! O que pode causar ao cérebro e pulmão, não?Nas salas de escola municipal nem se fala pois, são menores e com o pé direito ainda mais baixo!! Uma diretoria de ensino manda colocar o aluno e mais alunos sem levar em consideração ao que foi mencionado, não existe fiscalização e muito menos, tal conhecimento!! Chegamos a um ponto de incompetencia e falta de amor pelo próximo que, uma responsável pela merenda falou que tinha que dividir o que tinha e daria aproximadamente 100 gr por criança, no almoço, para ficar das 8 hs da manhã, até às 16 hs!! Isso já é desumano e o governo repassa verba para a prefeitura comprar e fornecer merenda, sem contar que já foi entregue carne podre mas, nossa diretora viu a tempo e conseguiu trocar! O pior é que quem entregou, ao recolher ainda fez piadinha!! Os absurdos da falta de humanidade e cuidado com nossas crianças!!
https://www.camara.leg.br/noticias/109681-educacao-aprova-numero-maximo-de-alunos-em-sala-de-aula/#:~:text=Dessa%20forma%2C%20ser%C3%A3o%20cinco%20crian%C3%A7as,por%20professor%20na%20pr%C3%A9%2Descola
Se para o ensino para crianças neurotipicas modas essas, muito importantes exigências se fazem necessárias, imagine uma sala com inclusão de crianças neurotipicas como TEA e TDAH. O número de crianças em sala deve ser reduzido por professor na minha opinião. E vou além, em muitos casos acho que seria adequado e coerente se dividir a turma, para q os PAP e auxiliar consigam se dedicar e ter retorno quanto as intervenções necessárias. Quando digo dividir a sala é para se ter uma sala claro com ambos os alunos não excluindo os necessitados de atenção especializada. Pois discordo uma sala por exemplo de uma creche se ter 4 adultos em sala, 2 professores, 1 convencional e um PAP e 2 auxiliares. Não acho colaborativos para as crianças.
Sou professor da rede stadual de Pernambuco, e trabalho com 50 alunos por sala, sem falar no calor de 45°C, não existe método mágico, mas é necessários condições básicas, sala com 35 no máximo, ambiente climatizado e diminuir esse excesso de horas/aula para o professor, onde deveriamos ter tempo para pesquisa e planejamento!
[…] 100% do conhecimento do currículo com todos os seus alunos. Esse fenômeno ocorre porque a quantidade de alunos para cada professor é exagerada. Em muitas vezes, pode-se encontrar trinta estudantes em uma mesma […]
O grande problema da educação básica está no descaso das autoridades de ensino e, para dar nota A a este modelo de ensino vamos precisar desmanchar este ciclo de ensino que não vingou no Brasil e construir uma nova regra para contornarmos séculos de atraso em nossa educação. Portanto é preciso reverter a lógica que o Ensino de copiar e colar nunca fora o ideal é, desenvolver pilares na educação de base é preciso um projeto ambicioso de transformação adequada e atenuar a ignorância estrutural de um ensino que precisa rever sua metodologia do número de alunos por classe e a série é fundamental a reforma do ensino e sim a qualidade só vai chegar ao subúrbio se dermos um choque na gestão educacional.
Tenho uma dúvida?
A sala de minha filha que cursa o 6 ºano numa escola privada têm 35 alunos. Destes 2 alunos têm TDAH e 1 têm autismo grau dois. Está quantidade estaria correto mesmo perante a lei?
Infelizmente, a realidade das salas de aula está cada vez mais complicada. A alfabetização com 35 alunos, sendo alguns deles crianças com deficiência, faltam recursos humanos e ainda querem que os educadores trabalhem o protagonismo do aluno, criando estratégias para que eles construam seu conhecimento. A proposta é excelente, mas as condições são adversas, o que estou vendo é professores adoecendo ou desistindo da carreira. Quando, de fato a educação será levada a sério?
Seria bom no final do texto colocarem as informações de quem escreveu o artigo e a formação fiquei interessada em citar em um trabalho da faculdade
Bom dia, onde meus filhos estudam , sexto ano, colégio particular, a sala tem 43 alunos, o rendimento de um dos meus filhos caiu, não consegue aprender nada x nada, muito barulho e aglomeração. O outro é autista N1 está com gatilhos sensoriais auditivos. E a coordenadora diz q estão no padrão. Preciso no meio do ano tirar Los de lá. Visam somente dinheiro. Um professor sem mediador. Onde denunciar???????
Podem me informar se o alunos de escola particular são obrigados a deixar os livros na escola , sendo que os livros são individuais
Boa noite! Hoje é 08 de abril de 2024. Trabalho em uma escola pública do interior do Estado de Goiás, onde tenho 29 alunos matriculados e frequentes no Jardim II (crianças de 4 a 5 anos de idade). Tenho um autista entre eles e nenhum monitor ou professor de apoio. Está sendo impossível dar conta de uma educação de qualidade a essas crianças. E se você reclamar ainda é taxada como péssima profissional. Rotulam os profissionais, porém não existe melhores condições de trabalho e nem dignidade humana para conosco. E não é só eu que passo por isso.
Gostaria de saber se existe alguma lei decretada para auxiliar em sala de aula para pré 1.
Sua publicação é de 2018. Pois bem estamos 2024 e a situação está simplesmente se agravando. Os professores estão doentes com a superlotação crianças de 5 anos submetidas a ficarem 36 dentro de uma sala de aula , entre os 36 somos 04 atípicos laudados, 02 alunos em investigação. Sou privilegiada pois tenho 01 pessoa de apoio excelente mas 4 vezes por semana, 1 vez por semana a carga horária é excedida. Tenho 34 anos de profissão , cada dia vejo o desrespeito, sucateamento e o que dá certo por nossa formação particular e procura