Descubra por que a quantidade de alunos afeta o desempenho em sala de aula

Gestão Escolar

O número de crianças nas salas de aula, a proporção de professores ou cuidadores por grupo de alunos e os tamanhos dos espaços disponíveis para eles são questões nem sempre tão discutidas nos meios educacionais.

No entanto, elas afetam o desempenho e a aprendizagem pois estão ligadas ao aproveitamento de ensino. Se uma sala é superlotada por exemplo, será muito mais difícil para os educadores dar a devida atenção a cada um individualmente.

Vale entender que esse número também varia de acordo com a faixa etária da turma. Por requerer outros tipos de cuidados, o Ensino Infantil precisa de mais cuidados e uma quantidade menor de crianças em cada sala. Dependendo do número, será preciso aumentar o número de professores disponíveis.

Essa é uma questão que cabe aos gestores se atentarem. No final, no lugar de quantidade sabemos que deve ser a qualidade o referencial de sua escola. Por isso trouxemos alguns dados capazes de ajudar a trazer um panorama geral sobre as configurações de uma sala de aula!

 

A realidade no Brasil

De acordo com a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o número máximo permitido em sala é de 25 alunos por professor, durante os cinco primeiros anos do ensino fundamental; e de 35, nos quatro anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Já nas creches, a quantidade de crianças é de acordo com a faixa etária e a proporção de adultos disponíveis. Dessa forma, serão cinco crianças de até 1 ano por adulto; oito crianças de 1 a 2 anos por adulto; 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto; 15 alunos de 3 a 4 anos por professor, na creche ou pré-escola; e 25 alunos de 4 a 5 anos por professor na pré-escola.

Infelizmente, também sabemos que a realidade na maioria das escolas é outra. Especialmente quando se trata das escolas públicas. De acordo com uma outra pesquisa trazida em gráficos pelo Nexo Jornal, as turmas estão cada vez mais cheias no ensino público e em comparação, as escolas privadas têm sempre menos alunos:

 

O que está em jogo?

Quando se trata de um ensino mais massificado no lugar do personalizado, sabemos que alguns parâmetros estão em jogo. Logicamente em maior grau para o Ensino Infantil e as crianças mais novas, que demandam bastante atenção, porém atingindo todos os níveis até o Ensino Médio.

De acordo com Beatriz Ferraz, especialista em Educação Infantil, as crianças pequenas por exemplo, precisam estabelecer relações interpessoais estáveis com um número restrito de adultos.

Afinal o ideal é que sejam constantemente estimuladas a fim de descobrir sua autonomia em sala de aula. Já conforme crescem, o caminho se inverte e os adolescentes passam a refletir e se questionar com maior frequência. Isto indica que os professores também devem estar disponíveis para lidar com perguntas mais complexas e elaboradas. Quando a sala é muito cheia, perde-se essa dinâmica em profundidade.

Isso porque o tempo de qualidade diminui tanto na relação professor-aluno quanto na própria relação entre alunos.

Além disso, as salas acima do limite tendem à dispersão. Assim, os professores acabam perdendo tempo desnecessário em tentar manter o controle e a organização. Na verdade, eles deveriam estar se dedicando ao ensino em si.

Deixe nos comentários se você acredita que o formato de suas salas de aula é o indicado para o melhor aproveitamento dos alunos!

 

 

8 Comentários. Deixe novo

  • Jaguaracy Conceição
    10/10/2018 01:36

    Trabalho em uma escola que as salas não comportam 40 discentes e temos 43. Se as turmas forem colocadas no ultrapassado modelo de fila não dá para nos movimentarmos. Acho o maior desrespeito a docentes e discentes.

    Responder
    • Caroline Volodka
      10/10/2018 18:11

      Olá Jaguaracy. Como vai?

      Obrigada por deixar seu comentário! Compreendo muito bem o seu ponto e infelizmente muitas escolas se encontram nessa situação, a qual é bastante triste. Como mencionado no post, isso causa uma série de problemas no desenvolvimento dos alunos. Acredito que as escolas não enxergam esse “detalhe” como um real problema, por isso às vezes nem dão a devida importância.

      O que não podemos é desistir da educação. Precisamos lutar por um ótimo nível de ensino e fornecer as melhores experiências dentro do possível para os alunos.

      Conte conosco nessa jornarda!

      Grande abraço!

      Responder
  • mary olivia
    14/10/2018 21:13

    É acho complicado, observo que os professores ultimamente estão passando por inúmeros problemas quanto a quantidade de crianças , se em sala tem 20 crianças e 5 delas são crianças que tem habilidades que requer atenção constante e nesta sala tem um professor e um auxiliar de sala. A meu ver fica bastante difícil ter um trabalho de qualidade.

    Responder
    • Caroline Volodka
      15/10/2018 15:14

      Olá Mary! Como vai?

      Obrigada por deixar seu comentário! Infelizmente é uma realidade que muitos professores estão passando e, de fato, atrapalha muito na missão de trabalhar com os alunos de forma adequada. Mas, como todo brasileiro, a gente não desiste nunca! Muita força!

      Grande abraço!

      Responder
  • Boa noite, você sabe dizer se existe informação de número máximo de alunos em disciplinas técnicas? Agradeço antecipadamente.

    Responder
  • Karen Mariano
    16/08/2019 12:39

    Bom dia! Existe algum lugar no portal do MEC que eu encontro essa informação de 5 crianças de até 1 ano por adulto?

    Responder
  • no meu ponto de vista, a quantidade de criança por sala, principalmente nas creches, prejudica tanto a criança quanto o profissional que ali trabalha. nas creches, por exemplo, em um berçario com 15 bebes, seriam 3 pessoas para cuidarem dessas crianças, mas e determinado momento, acaba ficando apenas uma pessoa para cuidar das 15 crianças, ai dessa forma fica impossivel dar uma atenção adequada para cada criança. isso sobrecarrega o funcionario, alem de colocar em risco a segurança do bebe. fazem leis mas não dão respaldo para que se possa realizar um trabalho de qualidade.

    Responder
  • Quanto existe uma inclusão na sala esse número modifica ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu