14 motivos de estresse na escola

Gestão Escolar

Como já vimos neste post, o bem-estar socioemocional dos filhos é a segunda maior preocupação dos pais. O tema é tão importante que em sua última edição, realizada em 2015, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) resolveu medir o bem-estar de 540 mil estudantes de 15 anos em 72 países.

O resultado não poderia ser mais desastroso para o Brasil. O nosso país foi classificado como segundo país onde os estudantes mais se declaram ansiosos antes de uma prova. Resultado que foi superado apenas pela a Costa Rica. Confira no gráfico:

Veja a seguir os principais motivos de estresse na escola, segundo os dados do PISA 2015, e o que você pode fazer para evitá-los.

 

Pressão por resultados

Cinco entre os 14 motivos de estresse estão relacionados à cobrança por resultados melhores:

80% dos jovens no Brasil se sentem ansiosos antes de uma prova, mesmo que estejam bem-preparados para ela

66% têm medo de tirar notas ruins

 59% acham que as provas vão ser sempre muito difíceis

 56% declaram sentir-se tensos na hora de estudar

52% ficam nervosos quando não sabem resolver uma tarefa

 

💡 Ideias para melhorar a escola:

Investir na promoção da auto-eficácia. Em resumo, ajudar as crianças a acreditarem no próprio potencial, o que eleva em até 25% o desempenho dos estudantes.

É o que mostra estudo realizado pelo Mind Group com mais de 3.000 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

Além disso, é importante desenvolver outros métodos de avaliação que não sejam focados apenas me provas e notas. Para isso, a escola pode estimular os “ambientes de treinamento” ou mesmo entretenimento.

Os jogos de raciocínio por exemplo, são uma maneira de estimular aprendizado sem a carga da pressão de certo ou errado e com foco na experiência.

 

Relação com o professor

Em três casos, o estresse está ligado à forma como aluno e mestre se relacionam:

35% acham que os professores pedem menos deles que dos demais

21% acreditam que os professores os consideram menos inteligentes do que são

20% acham que já foram tratados de maneira injusta pelos professores

 

💡 Ideias para melhorar a escola:

O apoio recebido dos professores diminui a percepção de estresse. De acordo com as conclusões do PISA, o relacionamento melhora quando o professor adapta as aulas às necessidades e ao nível de conhecimento do grupo.

É preciso considerar alguns fatores como as Inteligências Múltiplas, que reforçam ainda mais a individualidade dos alunos. A Teoria de Gardner, que considera 8 tipos de Inteligência principais, pode ajudar os professores a destacar potenciais específicos em sala de aula. Da mesma forma, também pode os ajudar a lidar melhor com certas limitações em respeito a cada aluno.

Outras estratégias são o atendimento individualizado para sanar dúvidas, avaliações com desafios gradativos e testes que antecedem a prova que vale nota.

 

Relação com colegas

Os últimos seis motivos de estresse estão relacionados à prática de bullying escolar:

17,5% reportam sofrer algum tipo de bullying na escolapelo menos algumas vezes por mês

11% têm seus pertences destruídos ou tomados por colegas

9,3% são ridicularizados ou alvo de piadas

7,9% são alvos de rumores maldosos

7,8% são excluídos pelos colegas

7,7% sofrem bullying físico algumas vezes durante o ano

 

💡 Ideias para melhorar a escola:

Relações positivas e saudáveis com os colegas e um ambiente escolar mais disciplinado são fundamentais. Aumentam o bem-estar e o senso de pertencimento do aluno em relação à escola.

Desenvolver habilidades socioemocionais que facilitam o convívio, ajudam a combater o bullying escolar.

Quando falamos de bullyng, há sempre dois lados da moeda. Aquele de quem sofre e necessita aprender a lidar com frustrações e desenvolver autoestima. Já para quem pratica, é importante reforçar a empatia. Cabe aos professores e gestores identificarem esses perfis e trabalharem no aprimoramento dessas habilidades socioemocionais.

Para além do cenário escolar, uma pesquisa realizada pela OMS em 2017, indica o Brasil como o quinto país mais depressivo e o primeiro mais ansioso do mundo. Esse não deixa de ser um alerta para o fato de que muitos adultos hoje, refletem  uma educação anterior inadequada.

Esse é um tema que infelizmente também tem ganhado força entre as crianças e adolescentes atuais, as vezes com graves repercussões.

É claro que não se pode considerar a escola a única ou maior responsável por esse fator. Assim como mencionamos em nosso post sobre Ansiedade Infantil, são várias as causas e inclusive tratamentos possíveis.

O que não se pode negligenciar, é a importância de uma educação focada no emocional, capaz de amenizar e até evitar esse tipo de problema futuro.

Afinal, muitas vezes a depressão e ansiedade são níveis atingidos por uma soma de fatores menores negligenciados. Eles costumam ser despertados por algum tipo de estresse que se intensifica e não é resolvido com o tempo.

Sendo os estudos geralmente a principal responsabilidade de crianças e adolescentes e a escola um dos principais espaços de convívio, não é de se estranhar que boa parte de seus problemas se originem daí.

Ou ponto de atenção quanto ao estresse infantil, é o fato de não ser tão facilmente percebido pelos adultos. De acordo com uma pesquisa mencionada na revista Crescer: “72% das crianças entre 5 e 13 anos demonstra sinais de estresse e que 60% dos pais não notam”.

Portanto, cabe à escola não apenas fornecer um ambiente e uma educação com esse propósito, mas também alertar os pais quando for o caso (seja o problema originado na escola ou não), considerando a importância da família como uma das bases para a solução de uma vida integral mais saudável.

 

42 Comentários. Deixe novo

  • Marcelo Augusto
    10/01/2019 14:44

    Muito interessante o artigo, parabéns. Contudo, falta deixar em destaque o link para pesquisa desses relatórios citados bem como a bibliografia. Me interessei pelo assunto e terei dificuldades para pesquisa a respeito, poderiam facilitar minhas vida e de outros se apenas deixassem os links de onde o texto se respalda.

    Obrigado!

    Responder
  • jose oliveira mota
    25/10/2019 16:28

    é bem verdade é sempre bom nos mantermos bem informado sobre assuntos relecionados a nossos filhos…a educaçao e sobre comportamentos..

    Responder
  • rayssa jennyfer
    29/10/2019 10:41

    muito bom!

    Responder
  • joao pedro
    24/08/2020 13:38

    escola da vontade de se matar n é brincadeira, muita pressão mas ngm entende

    Responder
  • Alguém...
    15/10/2020 21:07

    Quando nós alunos nos abrimos, somos feitos de chacota, e somos taxados como dramáticos. O nervosismo deixa a gente com vontade de desistir de tudo. A escola me deixa mal , eu me sinto triste na escola.

    Responder
    • Alguém 2
      12/11/2020 05:48

      Não se sinta assim, procure se aproximar de algum professor legal, que poderá ajudar vc! E acredite, professores também são boa gente, a maioria, e sofrem muito.

      Responder
  • a escola me faz suicida

    Responder
  • vitoria elizabeth
    27/10/2020 14:49

    oii ent eu sou um estudante escolar do sexto ano e so gostaria de dizer q tudo isso é vdd e q eu estou tendo um surto nesse exato momento por conta de uma prova

    Responder
  • Alguém 3
    12/11/2020 05:50

    Só quero dizer que os professores também sofrem muito com as grosserias dos estudantes. É hora da mudança, os dois lados precisam mudar…

    Responder
    • vdd, uma professora minha sofria praticamente bulling por ser muito magra, eles chamavam ela de gazela e desnutrida

      Responder
  • A escola (em tempos de pandemia) me deixou muito mais triste e bem mais ancioso de uma forma negativa, por que, por exemplo, em sala de aula é muito mais fácil pra mim, no EAD alem de não aprender nada eu simplismente me sinto horrível pq eu sou entupido de deveres e isso ferra meu psicológico, obrigado ao governo e a escola por tornarem mais alguém depressivo 🥰🥰🥰

    Responder
  • Sinceramente não gosto nem um pouco do ambiente escolar, aquelas salas sem vida ou cor, a voz chata do professor (a) enquanto passa algo que nunca vamos usar, os suspiros tristes e cansados depois de uma prova. Isso desanima muito, quando menor amava a escola porque eu era uma criança, me deixavam imaginar e fazer perguntas sempre que tinha dúvidas, agora tudo que faço é sentar e ouvir.

    Responder
  • Anônimo
    04/05/2021 19:12

    Eu não aguento mais escola. Literalmente tive pensamentos suicidas desde o QUINTO ANO, pelos meus pais e de “bullying”. Eu odeio tanto esse lugar com todas as células do meu corpo. Eu mal posso esperar para sair da porra dessa casa e me virar na minha vida sem ninguém na minha cola. Quando ficar rica com biologia, todo mundo virá atrás de mim, pedindo dEsCuLpA. Eu só vou rir da cara deles. (desculpa pelo desabafo, eu não consegui aguentar)

    Responder
  • Fuck Escola
    08/06/2021 15:56

    Quando eu era mais novo adorava a escol@, pois podia tirar dúvidas e os professores eram compreensivos, mas agora com 14 anos… Tudo mudou, é só ouvir matéria chata e inútil. Tenho dificuldade em m@tem@tica e a minha professora em vez de ser compreensiva e ajudar só me trata como lixo e diz que eu não me esforço o suficiente, mesmo 90 por cento do tempo em que eu estou em casa eu me esforce para superar as minhas dificuldades e estudar. Odeio este sítio do fundo da minha alma, eu adoro fazer jogos e tenho jeito para programação, mas os meus professores dizem que não é um trabalho a sério. :/

    Responder
  • Vítor Henrique Gomes Amaral
    29/07/2021 13:58

    A escola foi desenvolvida numa época industrial e que naquela época era tudo diferente da atualidade. Hoje os alunos não podem interagir para entenderem alguma matéria, sempre o professor tem que ser a figura de autoridade. Nem todos os alunos vão querer ser engenheiro, advogado, ou médico, aprendemos matérias que somente vamos usar uma vez ou outra na vida. Por exemplo : Um engenheiro vai utilizar muita matemática porém um comediante nem tanto. Não somos ensinados sobre educação financeira ou empreendorismo. O pior é que parece que ninguém liga muito para isso. Eles querem medir nossa capacidade de decorar a matéria em uma nota. Aprender primeiros socorros é mais importante do que aprender sobre as organelas celulares!! Sinceramente a escola precisa mudar urgentemente.

    Responder
  • Leave me alone...
    01/11/2021 21:01

    Olha,eu odeio a escola dês do início da pandemia (não que eu não odiasse antes,mais piorou)durante a quarentena eu mudei de escola e é maravilhoso como eles conseguem me deixar estressada com vontade de me tacar de um prédio,eu não gosto de me socializar,e meus professores obrigam isso,fui na escola um dia e já chorei de raiva por entender nada,sobre o EAD, até prefiro, porém entendo nada,e passo mais estresse por meus professores que gritam no nossos ouvidos,e na aula presencial,como disse no primeiro dia que fui já chorei,e dia 3, começará meu inferno novamente, obrigada minha escola que não ensina e tira dúvida direito e que me faz querer desistir😘🥂

    Responder
  • Anonymous 4Life
    10/12/2021 03:36

    Não se preocupem amigos,amanhã sai o meu boletim e estou MUITO NERVOSO,mas com fé em Deus,eu e todos vcs vamos alcançar nossos objetivos e sermos alguém digno na vida! Que Deus Abençõe Todos e Boa Noite!😊

    Responder
  • Odeio a escola, é realmente um sitio onde ninguém se compreende e onde ninguém se escuta, “só fica cada um no seu canto e muitas vezes mexem no canto dos outros “, lá sei falto tanto porque eu sinto que não consigo mesmo ficar lá e sempre que vou no médico explico o que tenho e eles não entendem que é algo sério e não só vontade de não ir, é pq sempre que vou para a escola eu sinto me mal e só quero sumir logo dali fico com dores, mas sempre dizem que é psicológico e que é só a vontade de não querer ir e já que não me percebem eu falto a escola, pq não dá sério saiu de lá muito sem energia sem vontade, muito cansada psicologicamente, já não tenho vontade de me dar com as pessoas que eu dava porque não sinto que posso confiar nelas, literalmente não tenho amigos de verdade e eu gostava, pois eu sempre fui muito fiel nas amizades e sempre dei tudo de mim, a escola me deixa esgotada e já não sei que desculpa dar mais nas faltas

    Responder
    • Neup art
      16/03/2022 14:41

      Eu tbm me sinto esgotado e cansado as vezes sinto vontade de chorar por que lá ninguém liga pra ninguém e as vezes eu tento me socializar mais não consigo não sei se é um trauma da escola ou medo ou solidão mais isso me preciona e me deixa tenso e eu tô faltando muito eu nem faltava aula era difícil eu faltar ,pois eu amava a escola quando criança mais agr com 17 anos eu tô odiano a escola quando penso nela fico ansiosa e passo mal e ainda tem pessoas que brinca com isso 🥲🤧

      Responder
    • Mano a maioria das minhas preocupações é de tira nota baixa na escola não é porque meu pai ou minha vó me bate e porque eu nunca reprovei e mas meu pai nunca percebeu eu já pesei em memata mas eu nunca tive coragem obrigado escola por fazer um aluno querer se matar:(

      Responder
    • Alguém Aí que Passa Raiva Pq as Férias Estão Acabando
      28/07/2022 20:03

      Eu concordo plenamente com você. A escola é este tipo de lugar. Com base nesse tipo de comentário que o site deveria fazer matérias.

      Por que as panelas fazem tão mal a escola? O que pode ser feito?

      Eu acho que esse tipo de matéria deveria ser feita, Não toda essa utopia de escola perfeita que a pessoa acredita que possa existir. Não existe.

      Responder
  • Eu literalmente não consigo mais dormir por estresse, estou tomando remédios fortes demais e isso tá acabando comigo, eu já fiquei trancada no banheiro por horas chorando com pânico, eles me jogam de uma sala pra outra sem se importar comigo, me ridicularizam por eu falar sobre meus problemas e dizem pra que eu releve e aprenda a lidar com isso, eu quero tanto sair da escola, não aguento mais! As aulas são fracas, eles passam coisas que eu já sei, ou coisas impossíveis de entrar na minha cabeça, eu vou pintar quadros para sobreviver, vou trabalhar com fotografia e viajar muito, como física, química e matemática avançada vai me ajudar nisso? Pq o Enem cobra essas coisas? Eu faltei uma semana inteira, e mais dois dias nessa semana, eu congelo e não consigo respirar.

    Responder
  • Mano a maioria das minhas preocupações é de tira nota baixa na escola não é porque meu pai ou minha vó me bate e porque eu nunca reprovei e mas meu pai nunca percebeu eu já pesei em memata mas eu nunca tive coragem obrigado escola por fazer um aluno querer se matar:(

    Responder
  • Verdade. Achei interessante que vocês deram sugestões para melhorar os problemas. O pior é que ninguém entende.

    Responder
  • Henrique
    15/06/2022 02:34

    Ok, tá todo mundo cansado da escola, inclusive eu.
    No meu caso é por conta dos próprios alunos da minha sala De aula, todos os professores e funcionários da escola são ótimos, muito gentis e atenciosos, a escola em si é muito boa (apesar de ser pública).
    O único problema que eu tenho encontrado depois que passei de ano (estou no 9° ano do ensino fundamental) são as pessoas nas qual eu tenho convivido diariamente, na minha sala eu não consigo mais prestar atenção nas aulas, não tiro mais boas notas e não tenho um bom desempenho em geral, alguns alunos da minha sala inclusive, já se mudaram para outras salas por causa do comportamento dos alunos da minha sala.
    Os meus “colegas de classe” não param de conversar e gritar, dar risada se levantar, e fazer tudo que você imagina para tirar a atenção de quem realmente quer aprender. E por conta disso meu desempenho escolar tem estado muito ruim.
    Alem dos meu problemas pessoais, ainda tenho que me preucupar com o estresse na escola 🙄
    Obrigado pela atenção.

    Responder
  • anônimo
    21/06/2022 03:11

    mn, as vzs choro mt por causa da escola, odeio escola
    os professores nao são nada compreensíveis nem os alunos que simplesmente me excluem de tudo e fingem que nao existo, a rejeição dói na alma, mesmo que eu tente nao ligar isso fica na minha cabeça,a pressão.. simplesmente me deixa cada vez com menos vontade de existir ou de largar os estudos
    é isso bj da anitta

    Responder
  • hvuvuvjjv
    24/06/2022 02:50

    Escola é uma verdadeira prisão de satanas, uma obra dele. Eu já sai desse inferno, eu nunca sofri bullying mesmo assim eu odeio, odeio os professores e aqueles colegas de meia tigela que só sabem ficar rindo de tudo. Eu queria ficar em casa durante a pandemia, ficavam só enchendo a paciência pra ir naquela porcaria pra perder 5 horas de sono com coisas completamente inúteis e além de aguentar aqueles babacas que não parava mais de falar lá na frente causando um sono desgraçado, não sei porque tem gente que acha escola legal, não sei o que tem de bom ficar 5 horas com a bunda grudada naquela cadeira dura e ficar ouvindo a porra do professor explicar mais de 310 x a mesma bosta, além de ter colegas que gostam de chamar atenção e tirar a vez dos outros, porque é um puxa saco. Lembro de um pia, chato pra caralho ele pedia o gabarito pro professor antes da prova pra sempre tirar 10 e o resto da turma tirava 2 e 4 nas provas e o professor ficava reclamando ainda, faz merda e quer ter razão junto com aquele muleke desgraçado trapaçeiro.

    Responder
  • A pressão é muito grande sobre os alunos eles exigem que a pessoa sejam bom nas 13 matérias.

    Responder
  • Alguém Aí que Passa Raiva Pq as Férias Estão Acabando
    28/07/2022 19:58

    Que matéria mais utópica. A escola é o campo dos suicidas, é o hospício, o inferno. Impossível enxergar essas possibilidades em uma escola, a esfola só nos faz passar raiva e querer sumir. Discordo dos outros comentários no sentido em que não seja necessariamente por ter que estudar ou estar antes de uma prova em si… mas o que mais causa estresse numa escola são os alunos! A panela de alunos! Essa atitude de se prender em um grupo e nao permitir novas amizades! Eu sofro sempre com isso! Esse deveria ser assunto de matérias do site, Não essa visão utópica de melhora.

    Responder
  • Emanueli
    18/08/2022 00:59

    Olá estou com um problema sério de ansiedade, é oque está me atrapalhando mais e na escola, hj estava dando a matéria de matemática na escola e eu não estava entendendo de forma alguma por conta disso estou ficando muito nervosa e não consigo aprender os conteúdos eu não estou conseguindo aprender da forma tradicional de livro,papel e caneta acho que aprendo mais na forma de áudiovisual mas na minha escola não tem esse sistema.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu