Como a Alemanha voltou às aulas
Como a Alemanha voltou às aulas. Considerada um exemplo pela maneira rápida e eficiente com que adotou medidas de combate ao Coronavírus, a Alemanha conseguiu vencer a primeira batalha contra o vírus ainda em março. Depois de um pico de 6.294 novos casos confirmados no dia 28 de março, os alemães começaram a assistir à queda do contágio e as escolas retornaram, ainda que parcialmente, em abril. Em meados de junho, as aulas foram encerradas para as férias escolares de verão.
O retorno, em agosto, veio cercado de apreensão, uma vez que os números de novos casos registrados voltava a apresentar tendência de alta (1.147 no dia 7 de agosto), depois de dois meses e meio com média inferior a 400 novos casos diários.
Confira a seguir os protocolos de segurança determinados pelo governo central alemão e que poderiam alterados pelos estados com acréscimo de medidas para aumentar as restrições de segurança e possibilitar o “como a Alemanha voltou às aulas”:
Retomada gradual
Em abril, na primeira reabertura, voltaram apenas alunos dos últimos anos do Ensino Médio e do Fundamental I e II.
Salas segregadas
As crianças são reunidas de acordo com a idade e não poderão entrar em contato com crianças de outros anos. A medida visa evitar que, em caso de surgimento de algum caso numa turma, toda a escola tenha de ser fechada novamente.
Distanciamento social
Os alunos precisarão observar protocolos de distanciamento dos colegas, evitando contato físico.
Equipamento de segurança
O uso de máscaras é recomendado, não obrigatório, e ainda assim, apenas nos corredores das escolas. Nas salas de aula, o uso por alunos e professores não é uma exigência.
Medidas de higiene
As crianças são orientadas a lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao longo do dia.
Quer saber os protocolos utilizados em outros países? Então confira nossa série especial, que traz as medidas adotadas por China, Dinamarca, Coreia do Sul, França, Nova Zelândia, Portugal, África do Sul e Austrália.
142 Comentários. Deixe novo
Interessante saber as medidas de segurança para o retorno às aulas, até para discutirmos com nossos pares e alinhar as nossas demandas.
Se deu certo lá, também poderia dar certo aqui , mas isso se os brasileiros obedecessem realmente as regras.
No início,nossa preocupação era de ter nas escolas,os produtos para higiene e as medidas de proteção, como uso das máscaras,distanciamento,mas o que era ainda mais importante alcançar,seria a consciência dos cidadãos, infelizmente houveram é ainda há,muitos furos nessa quarentena brasileira.
Eu ainda acho para ter tranquilidade só depois da vacinação em massa
Acho difícil o retorno no cenário atual
Acredito que mesmo com as medidas de segurança, ainda assim o risco de contagio é muito grande, não vale a pena a riscar tantas vidas.
Considero muito complicado este retorno, os especialistas ainda não conseguem oferecer garantias para a volta segura.
Acredito que ainda estamos procurando meios mais seguros para o retorno das aulas.
Precisamos minimamente da vacina para retomarmos as aulas presenciais.
Estamos passando por uma nova realidade, para tanto precisamos nos adaptar.
Estamos passando por um período de adaptação, e de adotar novas estratégias.
Ê muito arriscado a volta as aulas pois não temos recursos suficientes, e nem a vacina para proteger todos.
Infelizmente sem vacina,sem retorno seguro.Não estamos em um países de primeiro mundo, com todos os recursos em mãos para este retorno seguro.
Cada país tem sua estrutura e infelizmente a realidade do Brasil é completamente diferente.
Em países desenvolvidos se respeita a saúde e educação do seu povo…
Infelizmente sem vacina,sem retorno seguro.Não estamos em um países de primeiro mundo, com todos os recursos em mãos para este retorno seguro.
Concordo com você.
Continuo achando preocupante a volta neste momento,vendo os novos casos depois das voltas as aulas em outros países como a Alemanha.
Onde nem se tem o necessário para sobrevivência… Sinceramente no Brasil não temos condições pra nada …
Infelizmente sem vacina,sem retorno seguro.Não estamos em um países de primeiro mundo, com todos os recursos em mãos para este retorno seguro.
Só voltaremos as aulas com segurança quando todos já tiverem tomado a vacina.
Interessante as turmas não terem contato com as demais.
Ainda assim estamos inseguros, é necessário a vacina para retomada.
Infelizmente nossa realidade e bem diferente, não temos estrutura para recebermos nossa crianças.
O retorno às aulas é o assunto do momento, e mesmo se espelhando em outros países ainda não vejo no Brasil segurança para esse retorno.
Mesmo com tantas medidas protetivas ainda não é seguro o retorno na minha opinião
O retorno nunca será seguro enquanto não houver vacina.
A maioria dos países onde as aulas retornaram, seguem protocolos rígidos de segurança, o que não é possível aqui no Brasil onde a maioria das escolas públicas não tem o mínimo de estrutura para acolher essas crianças e suas famílias.
Tenho receio da volta as aulas neste momento no Brasil…pois nosso país tem outra realidade…muito diferente da Alemanha por exemplo….
Não dá pra comparar a Alemanha, um país de primeiro mundo com o Brasil! A realidade estrutural, social e política é bem diferente!
Infelizmente nossa realidade é bem diferente, não temos estrutura para voltarmos as aulas. O retorno nunca será seguro se não houver uma vacina eficaz.
Importante saber de todas as medidas de segurança, mas ainda acredito ser arriscado, saúde e segurança é prioridade
Muito difícil o retorno aqui no Brasil, até porque fica complicado os estudantes evitarem o contato físico.
Até agora observei que os protocolos são os mesmos, mas não oferecem 100 % de funcionalidade. Ao que parece a resposta positiva à este protocolo está relacionada à questões sociais, culturais , econômicas e educativas . Então não é em todo lugar que este protocolo traz o resultado esperado.
Os países que retornaram tem tido o cuidado de cumprir os protocolos, alguns como no caso da Alemanha, tomaram todos os cuidados no início da pandemia, o mesmo não acontece no Brasil.
A realidade do nosso país é bem diferente da Alemanha, seguir os protocolos de segurança será muito importante. Será que conseguiremos exigir e fazer cumprir os protocolos em nossas escolas com tanta falta de recurso e estrutura?
Concordo que um retorno gradual é necessário, até para controle e novas orientações de protocolo a se seguir, porém, acredito que em nosso país a vacina ainda seja uma necessidade prioritária….nossas escolas não possuem a mesma estrutura física e material como as da Alemanha.
Acho ainda muito arriscado o retorno das aulas no Brasil, nossa cultura e ralidade são totalmente diferentes da Alemanha, e nem lá com todos os protocolos sendo seguidos a risca, não tem 100% de segurança, aqui não temos o mínimo básico para lidar com esse retorno.
É muito bom conhecer medidas de segurança contra a covid 19 em.outros países, pois podemos adequar as nossas estratégias! Porém sem a vacina ainda é muito arriscado…
É muito importante ver as medidas de queoutros países adotaram para a voltas as aulas…
É importante para todos os cuidados que devemos ter cada lugar tomando medidas de acordo com a realidade que vivencia.
Não temos recursos para pensarmos em um retorno seguro… Acredito que ainda não seja o momento para retornarmos.
Muito difícil distanciamento entre alunos.
distanciamento entre alunos como?!
Acho complicado pensar em uma volta segura! Somos um povo muito amoroso, caloroso e nossas crianças não seguir a risca todas as regras de segurança. Precisamos de uma vacina…
Cada leitura me convence de que o melhor é o retorno em 2021.
São realidades e culturas diferentes.Um retorno seguro somente com a aprovação da vacina.
Precisamos pensar na segurança de todos.
Pensar na segurança de todos é necessário neste momento.
Precisamos nos adequar, acredito que não estamos seguros ainda.
Percebo que na maioria dos países da Europa a utilização das mascaras de proteção está sendo opcional aos adultos , mas aqui no Brasil até o obrigatório não está sendo respeitado.
Apesar das medidas de segurança o risco de contágio ainda é muito grande e creio que esperar a chegada da vacina ainda é a melhor solução.
A prefeitura não tem condições de voltar com as aulas presenciais.
Muito bom ver como estão fazendo em cada país e poder ver qual caminho devemos seguir. Que pena não temos pé para tais medidas só na higiene teremos álcool em gel e sabonete nos primeiros 15 dias depois vai falta, nem as torneiras te uma vazão de água adequada para realizar um lavagem das mãos efetiva.
O retorno às aulas, deve ser realmente seguro, com os devidos protocolos de segurança, seguidos à risca, preservando em primeiro lugar: Vidas e sem novos casos de contaminações, como fez adequadamente a Alemanha.
País de primeiro mundo é outra coisa,outra realidade . Aqui o retorno só será seguro com a vacinação.
Não podemos colocar vidas em riscos, no momento não enxergo a possibilidade de retorno sem vacina e sem condições de seguir protocolos tão rigidos.
É muito interessante como outros países combateram a pandemia.
Sabemos que a proporção do Brasil são completamente diferentes.
As proporções do Brasil e na Alemanha são completamente diferentes. Devemos levar em conta isto na analise se as políticas usadas lá são plausíveis aqui.
Volto a dizer a estrutura do país é outra, não adianta é como querer pegar uma roupa e colocar em um corpo que nao cabe….
Temos que pensar na segurança das nossas crianças.
Infelizmente sem vacina,sem retorno seguro.Não estamos em um países de primeiro mundo, com todos os recursos em mãos para este retorno seguro.
Foi um dos países que entregou todas as decisões nas mãos de especialistas, de cada área envolvida.
A segurança e parceria com a saúde é primordial nesse retorno .
Tenho uma imensa preocupação com o retorno das crianças de creche! Não vejo como
Cada país tem a sua particularidade, e no caso do primeiro mundo ,a condição financeira é muito diferente.É interessante conhecermos os procedimentos utilizados,para podermos adequar a nossa realidade.
Não é compreensível o uso de máscaras não ser obrigatório em outros países e no brasil usa pra tudo podendo levar multa
Nesse momento nossa realidade será pensar meios viáveis que melhor se ajuste a volta as aulas.
A nossa realidade no Brasil não da para comparar com a Alemanha um país de primeiro mundo.A realidade estrutural, social e política é bem diferente.Na minha opinião ainda não vejo segurança para esse retorno.
A nossa realidade no Brasil não da para comparar com a Alemanha um país de primeiro mundo.A realidade estrutural,social e política é bem diferente.Na minha opinião ainda não vejo segurança para esse retorno.
Mais um país que organizou um retorno gradual: primeiro os alunos dos últimos anos dos segmentos do Ensino Médio e Fundamental . Fica a dica para os Estados e municípios brasileiros.
Nos falta estrutura . Mas priorizar os alunos dos últimos anos é fundamental . Agora a duvida? Quantos alunos tem em cada sala na Alemanha ?
Realidade bem diferente da que vivemos no Brasil, no entanto, é muito interessante conhecermos esses novos contextos para podermos visualizar novos caminhos. Tudo isso só me faz ter a certeza de que uma volta segura só se fará após a vacina.
O problema vai além dos protocolos de segurança e sim fatores comportamentais , realidades totalmente diferentes entre as crianças européias e brasileiras.So quem frequenta uma escola todo dia sabe…
Completamente diferente do Brasil!
É muito triste ter que ficar sempre comparando nossa realidade com a de um país de primeiro mundo. Podemos até nos basear e pegar algumas dicas, mas precisaremos focar nas nossas necessidades e possibilidades.
A nossa realidade é bem diferente da Alemanha.
Não acredito em um retorno seguro sem vacina.
Devemos voltar, mas com segurança E com todas as medidas tomadas
Temos que voltar com retorno seguro.
A volta das aulas só será segura com a vacinação em massa.
No Brasil teríamos que ter uma estrutura bem adequada e eficiente para uma volta às aulas com segurança.
Todo o processo pandêmico foi muito diferente por lá…
As medidas a seguirem os protocolos são as mesmas, mas depende da cultura de cada lugar e os recursos para se fazer isso com eficiência. Ressalto que mesmo assim,não estão livres de se contaminar.
O que se percebe é que a volta sempre é dos alunos do fund II. Os pequenos poucos falam o que fazem.
Não é nossa realidade. No Brasil, é necessário que haja uma vacina para o retorno de nossas atividades” normais”
Percebo que independente do pais, enquanto não termos a vacina, o retorno é perigoso,por mais precauções que tomamos,sempre estão retomando,fechando novamente as escolas. é tempo de espera e confinamento.
Medidas básicas, um exemplo a seguir.
Eu concordo que mesmo tomando todas as medidas de segurança, ainda não da para pensar em volta segura sem vacina.
A realidade de um país que não possui saneamento básico para todos, se torna inviável até mesmo as medidas de higiene mais simples, como lavar as mãos.
Distanciamento e alunos…Duas palavras que não combinam!
Enquanto não houver vacina contra o novo covid-19 não é seguro retomar as aulas presenciais.
Sem vacina não é seguro a volta às aulas
Interessante as salas segregadas, mas para tal precisa de uma estrutura, organização e espaço físico.
Acredito que o retorno pelo ensino médio é mais prudente, porém o uso de máscara deve ser obrigatório.
A realidade é bem diferente da nossa, por isso sigo acreditando que sem vacina não há retorno seguro.
Acredito que aqui no Brasil, o retorno da Educação Infantil deverá ser o último, não tenho segurança desse retorno por diversas razões.
Ao ler o texto sobre o retorno das aulas na Alemanha, não podemos deixar de observar alguns pontos importantes, tais como: a sociedade alemã realmente seguiu e observou as medidas de isolamento e e distanciamento social, algo que não ocorreu aqui no Brasil; Um outro ponto no que diz respeito, ao controle do Covid-19 pela Alemanha que se preparou para enfrentar a pandemia de forma a não sobrecarregar o sistema de saúde, aqui em nosso país infelizmente não aconteceu assim e em alguns estados o sistema de saúde pública colapsou;As autoridades alemãs tinham um discurso unificado em relação ao enfrentamento da pandemia; O sistema educacional alemão, não possui as precariedades do sistema de ensino público brasileiro que, em muitas ocasiões as escolas não possuem torneiras funcionando nos banheiros e nas pias espalhadas pelas escolas; O governo alemão coloca a vida em primeiro lugar , já aqui no Brasil em muitas ocasiões as pressões econômicas falam mais alto.Concluindo, o Brasil é um país no qual a pandemia está fora de controle com um número altíssimo de casos por dia (acima dos 35 mil casos), o número de mortes por sua vez também é elevado com mais de 800 mortes por dia e, muitos dos nossos alunos são assintomáticos, ou seja, estão contaminados e não apresentam sintomas, o que é extremamente perigoso, não há testagem em massa da população, a maioria dos estados e municípios não realizaram um inquérito sorológico tanto nos alunos, bem como em professores e funcionários, para saber qual é o real grau de contaminação no âmbito educacional. Por fim , em minha opinião só é possível o retorno das aulas no Brasil, com segurança somente após a vacina, pois sem ela não há proteção.
Perfeitas suas colocações.
O que mais é angústiante é saber que não temos certeza da vacina.
Acredito que no Brasil ainda não é possivel a reabertura das escolas, o Brasil possui outra realidade.
Cada país tem suas particularidades. O Brasil é um país extremamente desigual. Sem condições seguras, não é possível o retorno.
Ou seja além da estrutura também há a necessidade de consciência, educação e senso de coletividade.
Concluímos que além de ter estrutura física e financeira para se adequar aos padrões que a OMS indica, há a necessidade de ter consciência coletiva e educação.
Voltar ás aulas antes de uma vacina é muito preocupante!
A Alemanha assim como outros países que tiveram um pico da doença diminuído, fizeram tentativas de retorno escolar, apostaram em medidas e equipamentos de segurança.
No Brasil ainda falta muito para um volta às aulas com segurança.
A proposta de voltar com os alunos dos últimos anos é bem pertinente.
A Alemanha é bem diferente do Brasil. Acredito que nenhum aluno está apto a voltar.
Nosso país ainda não está preparado para voltar as aulas. Sem vacina acho muito inviável.
Como na Austrália, o uso de máscaras não foi obrigatório…
Muito interessante, cada país tem pelo menos uma medida diferente do outro assim estudando a vota em vários países logo teremos várias opções quando chegar a nossa vez. gostei das salas segregadas para evitar fechar toda escola por causa de um determinado contágio.
Brasileiro e puro afeto por isso na escola será difícil manter distanciamento.
No Brasil nossa realidade é diferente, mas é importante conhecer a realidade e os procedimentos adotados em outros países.
Tudo é questão de empatia, podemos seguir o exemplo de outros países mas não esquecendo que se trata de Brasil.
Tudo é questão de empatia, podemos seguir o exemplo,cada um cuidando de si e do próximo.
Sempre vimos em todos os países que retornaram as aulas, a preocupação com a forma que os protocolos são seguidos, ou seja, prezam por cumpri-los, além de darem toda a condição necessária para que isso aconteça.
Infelizmente nossa realidade é outra
É interessante conhecermos as realidades de outros países, mas conhecemos bem a nossa realidade. Receio por um retorno repentino, sem que as escolas públicas tenham passado pelo mínimo de adaptação ou adequações sanitárias. Até o momento sabemos que isso não aconteceu na grande maioria delas. Sem condições diante da nossa realidade.
As medidas iniciais no enfrentamento do vírus com toda a certeza foram fundamentais para a queda da curva. Pensando no retorno julgo sensato iniciar pelos maiores que tem uma maior compreensão da importância dos cuidados necessários para evitar o contágio. O único ponto em que, na minha opinião, houve falha é com relação a não obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados como as salas de aula.
Infelizmente nossa realidade no Brasil é bem diferente de outros países, porque mesmo sendo obrigatório o uso de máscara “fora de casa, principalmente em locais públicos”, muitos se negam a usá-la e causam muitos problemas por isso. Constatamos quase todos os dias problemas a esse respeito, hoje mesmo passou a reportagem sobre uma pessoa que se negou a usar a máscara em um Supermercado e ao final tiveram cientes machucados, funcionários( uma delas está internada no hospital porque está grávida e ficou muito abadada com o ocorrido e a outra quebrou a mão).
Realmente não temos condições de reabertura aqui, inocentes pagando pelo descaso com a vida de outros e a possibilidade de ser agredido. Muito triste!
O número de contaminados na Alemanha não podem ser comparam com os nossos.
O número de contaminados na Alemanha não podem ser comparados com os nossos números de casos que chegaram a milhares.
Bem, em minha cidade ainda não temos nenhuma informação dada a respeito de nosso retorno e nem de procedimentos a serem tomados (protocolos), estamos aguardando. Belo exemplo da Alemanha, sinal de que é provável este retorno.
No Brasil infelizmente não temos condições para um retorno seguro para todos.
Quando se fala deste ou daquele pais, sempre se observa os protocolos, mas nunca se observa a estrutura. Cabe analisar em paralelo as condições físicas para um retorno seguro e se a comunidade escolar, o que inclui pais, funcionários e demais servidores, entendem os protocolos como necessários e possíveis de serem seguidos.
As aulas só pode voltar com a garantia de segurança.
Acredito que o mais importante é a vida , ano letivo se recupera!! temos que pensar que o Brasil é um pais que não tem estrutura para um retorno seguro .
Adequar as escolas aos protocolos necessários será algo muito difícil na realidade em que vivemos hj.
Precisamos pensar na segurança de todos os envolvidos no ambiente escolar e familiar.
A realidade nossa é muito diferente da Alemanha. Infelizmente,aqui no Brasil os protocolos de retorno não seriam seguidos até porque não há recursos governamentais disponíveis. O retorno só seria possível após a vacina .
Comentário:
É assustador a proporção desse vírus e as ações tomadas por todo o mundo. O que observamos é que não há ações diferenciadas para que haja o combate ao vírus. O princípio é sempre o mesmo. O que diferencia é a infraestrutura em relação as quantidades de produtos de higiene e política educacional. Não há divergências governamentais como aqui no Brasil, bem coo, as raízes culturais são sólidas e o povo realmente respeita as normas estabelecidas. Sempre pensei que se TODOS tivessem respeitado rigorosamente o que a OMS divulgava, já teríamos superado muitas coisas que ainda estamos vivendo no Brasil.
Não dá para comparar a Alemanha com o Brasil
Um retorno bem pensado e respeitando as medidas de segurança. Mas para isso precisaremos ter nossas escolas preparadas .
Muito diferente a realidade do nosso município. É preciso que as escolas estejam muito bem preparadas para esse retorno para não colocarmos nossas crianças em risco.
Leio estes textos sobre o uso não obrigatório de máscaras e fico apreensiva com a repercussão que isso pode gerar num país como o nosso que se quer respeitou as regras de isolamento no começo da pandemia. Agora que ainda temos a obrigatoriedade de uso de máscaras, muitos se recusam a usar. Não posso nem pensar num regresso assim, o Brasil é enorme. O Amazonas é um exemplo que não se pode seguir.
É assustador pensar que estamos já com oito meses vivendo a situação da pandemia e sem uma solução até o momento. Vai dando uma angustia. Isso é desesperador.
Temos que considerar que a determinação de volta as aulas na Alemanha é consequências de enfrentamente eficiente no início da pandemia
Segurança e saúde em primeiro lugar, devemos adotar medidas de segurança, mas temos que ter respaldo para que isso ocorra
Vamos observando os resultados de retomadas em outros locais e aprendendo com os erros e acertos.
Vamos observando os resultados de retomadas em outros locais e aprendendo com os erros e acertos. Um retorno é essencial com segurança.
Preocupa me a educação pública não ter condições de oferecer o material necessário para a segurança de nossa clientela…
Infelizmente aqui as regras são pouco obedecidas e nos coloca em risco eminente