BNCC: O que muda no ensino de Ciências?

Gestão Escolar

BNCC: O que muda no ensino de Ciências? Hoje vamos dar sequência à nossa série sobre novidades trazidas pela BNCC nos diferentes componentes. Já abordamos o que muda no ensino das Artes, da Educação Física e do Ensino Religioso . Hoje, vamos falar de Ciências.

Como você pode perceber, a BNCC criou novos nomes para os eixos temáticos que organizam os conteúdos desse componente. Muitos dos pressupostos que já existiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram mantidos, mas o detalhamento mudou. Entra no foco central a investigação científica como ferramenta para que os alunos desenvolvam a capacidade de intervir na sociedade. Dessa forma, o caminho para isso é ampliar o contato deles com processos, práticas e procedimentos dessa investigação. A Base também preconiza que você valorize os interesses dos alunos sobre o mundo natural e tecnológico.

Assim sendo, a BNCC organizou os conteúdos do componente em três unidades temáticas: matéria e energia, vida e evolução e Terra e Universo. As três se repetem em todos os anos do Fundamental, com o intuito de atingir o desenvolvimento, pelos alunos, de um conjunto de habilidades que aumenta de complexidade a cada ano. É o que os especialistas chamam de trabalho em espiral.

O que não muda – A ideia do conhecimento de Ciências como um fornecedor de elementos para a compreensão do mundo e de suas transformações foi mantida pela BNCC. Ela também reconhece a importância do componente para desenvolver no aluno o autocuidado e o autorrespeito, bem como o cuidado e o respeito pelo próximo, e o pressuposto de incluir vivências e ideias prévias dos alunos no processo de aprendizagem. Finalmente, ela prega a na necessidade de crianças e jovens entenderem a dimensão ética das Ciências, desenvolvendo a capacidade de avaliar e debater o impacto humano sobre a natureza.


3 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu