5 dicas de atividades para promover antes das férias!

Gestão EscolarGestão Escolar

Quando as férias se aproximam sabemos que a escola, e os estudos, tendem a ser esquecidos por um tempo. Para evitar que os alunos se afastem totalmente durante o período de recesso, separamos algumas dicas que podem ser feitas aos alunos antes de as aulas acabarem!

Essa também é uma forma de ativar uma cultura de aprendizado que mistura estudos com entretenimento.

Dê só uma olhada e escolha uma ou mais propostas que ajudarão o próximo ano letivo a começar com muito mais energia.

 

1. Sugira livros e filmes

Faça uma seleção que conecte os estudos com entretenimento ao sugerir uma lista de livros e/ou filmes para as férias.

Se possível, crie alguns grupos entre essas opções para que mais alunos em comum tenham acesso ao mesmo conteúdo. Ter opções também ajuda para que a atividade seja mais prazerosa, já que eles poderão escolher de acordo com seus interesses.

Também deixe em aberto uma atividade relacionada com a proposta para quando as aulas voltarem. Não é preciso passar muitos detalhes prévios, mas garanta que seja algo estimulante como um debate, um jogo ou mesmo um pequeno projeto.

Além de uma atividade educativa de férias, essa também é uma oportunidade para ativar determinados aprendizados relacionados com as matérias.

O filme Divertidamente, por exemplo, ensina sobre as emoções. O que pode ajudar a explicar conceitos de Biologia relacionados ao funcionamento do cérebro, ao mesmo tempo que abre espaço para o debate de habilidades socioemocionais.

 

2. Disponibilize atividades online divertidas e educativas

Seja através de uma plataforma ou aplicativo, sua escola pode disponibilizar atividades online que possam ser acessadas de qualquer lugar.

Diferente das lições de casa comuns, além de educativas, elas devem ser divertidas. Para isto, é muito importante considerar técnicas como o storytelling e o gamification.

Afinal, um contexto envolvente através de histórias e jogos atrairão a atenção dos alunos mais naturalmente.

 

3. Organize encontros extracurriculares na escola

Promova a “escola aberta” durante alguns dias, onde alunos, pais e talvez até mesmo a comunidade possam se envolver durante o período de férias. Você pode propor desde aulas extracurriculares, até mesmo workshops e feiras.

Esses momentos devem ser muito agregadores para garantir o engajamento do público. Além de permitir um reencontro entre alunos, essa também é uma oportunidade para que os pais valorizem mais a escola através de atividades imersivas.

 

4. Peça para que os alunos registrem experiências

Antes de saírem de férias, peça para que os alunos se preparem para contar uma experiência marcante quando voltarem as aulas. Pode ser através de uma viagem, um passeio ou mesmo um encontro em família e amigos.

Também os estimulem a tirar fotos ou fazer registros que depois possam ser mostrados para toda a sala. Essa é uma forma de fazê-los refletir sobre si mesmos e suas vidas, retirando aprendizados que levem ao autoconhecimento.

Quando retornarem, o propósito é reconectar os alunos depois de um período de pausa e ajudá-los a aprender com as histórias uns dos outros. Além disso, pode ajudar a enturmar os novatos, que mesmo não tendo participado, poderão conhecer melhor seus colegas.

 

5. Faça uma pesquisa sobre o que a sala gostaria de aprender no ano seguinte

Para exercitar a autonomia e protagonismo, é interessante abrir espaço para sugestões de temas que os alunos gostariam de aprender no ano seguinte.

Se for o caso, a escola também pode propor algumas opções que já façam parte do leque pedagógico. Ou então, fazer o caminho inverso. Conectar o assunto sugerido a uma matéria ou mais.

Nesse caso, é possível ativar a metodologia da Sala de Aula Invertida. Para isto, proponha que eles estudem por conta própria e depois tire dúvidas e realize atividades dinâmicas em torno delas.

Gostou das dicas? Se possível, deixe outras sugestões nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu