A importância do esporte no desenvolvimento dos alunos
A importância do esporte no desenvolvimento dos alunos.
A Copa do Mundo 2022 começa no próximo domingo (20/11) e alunos e alunas de todas as idades mal podem esperar pelo ponta pé inicial.
Inevitavelmente, o assunto invadiu as escolas.
Por isso, nosso post mais recente já trouxe 11 ideias para trabalhar a Copa do Mundo 2022 em sala de aula.
Como o tema está em alta, hoje vamos conversar um pouco mais sobre a importância do esporte na formação integral das crianças e jovens.
Neste texto, você vai descobrir como o esporte ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a vida, no desenvolvimento de aspectos cognitivos que ampliam a aprendizagem, além favorecer a saúde e o bem-estar individual e coletivo por meio do incentivo de práticas que envolvem atividade física.
O esporte e o desenvolvimento socioemocional
Tanto as disputas esportivas quanto a prática de esportes têm um reconhecido potencial para desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
No nosso texto com dicas para usar a Copa do Mundo 2022 em sala de aula, você já descobriu como as disputas e campeonatos ajudam no desenvolvimento de habilidades como o trabalho em grupo, a ética no relacionamento com os pares, a empatia e a capacidade de lidar com frustrações.
Na prática do esporte, o desenvolvimento de todas essas habilidades fica ainda mais evidente. E a elas é acrescentado o desenvolvimento de outras habilidades como:
- Respeito;
- Persistência;
- Colaboração;
- Planejamento para atingir objetivos;
- Autoestima; e
- Autoconfiança.
Não por coincidência, o Instituto Ayrton Senna (IAS) – organização não-governamental que promove a educação socioemocional e o aperfeiçoamento da educação integral no Brasil – começou a investir já em 1995 no potencial do esporte.
Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o IAS investiu na pesquisa e na elaboração de metodologias e práticas pedagógicas centradas no esporte.
Nasceu assim o Educação pelo Esporte (clique no link para conhecer mais sobre esse programa do IAS).
O esporte e o desenvolvimento cognitivo
A ampliação dos estudos acadêmicos na área da prática esportiva revela que, além das habilidades socioemocionais, os esportes contribuem também para o desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens.
Dois aspectos marcadamente afetados de forma positiva pela prática de esportes são a atenção e a memória.
Além disso, o favorecimento do desenvolvimento motor da criança na primeira infância é determinante para facilitar o processo de alfabetização. A coordenação motora bem desenvolvida será fundamental para a aquisição da escrita.
Por todos esses benefícios, a prática de esportes e de atividades físicas adequadas à idade de cada criança e jovem deve ser uma meta de toda boa escola.
Esporte, saúde e bem-estar
Outro fator preponderante para o desenvolvimento dos alunos e alunas com a prática de esportes e de atividades físicas é a aquisição de um estilo de vida mais equilibrado e saudável.
A prática de atividades físicas em geral e de esportes de competição estimula as crianças e jovens a conhecer e compreender as mudanças e limites do próprio corpo.
O esporte também ajuda a diminuir o estresse e as pressões do dia a dia, além de atuar na prevenção a doenças respiratórias e doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto.
Alimentação com qualidade
Como uma coisa leva a outra, a prática constante de esportes e atividades físicas na escola leva a uma alimentação de melhor qualidade.
Quando aplicado de maneira assertiva, um programa de práticas esportivas na escola leva ao aprimoramento do bem-estar pessoal e coletivo.
Especialmente se vier acompanhado pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que permitam à criança ou ao jovem entender que ele sempre vencerá se estiver se divertindo com a prática – e que não é a vitória que garante a diversão.
Leia também:
2 Comentários. Deixe novo
Muito esclarecedor o artigo.
Acrescento que as regras de conduta na prática desportiva das crianças e do jovens são um ponto fundamental na formação das instituições de ensino que desejam aliar esporte e educação. Nessa página temos um PDF com um modelo de regras que podem servir de base para outras instituições no Brasil: https://www.colegiosantamonica.com.br/nossa-escola/programa-esportivo-e-cultural/
Olá, quem foi o autor do artigo?