Copa do Mundo 2022: como trabalhá-la em sala de aula?

Gestão Escolar

Copa do Mundo 2022: como trabalhá-la em sala de aula?

Desde a segunda metade de agosto, o tema Copa do Mundo começou a fazer parte do dia a dia das escolas. 

Chegou às salas de aula com a febre das figurinhas dos jogadores que irão disputar o Mundial de 2022 pelos 32 selecionados nacionais.

Em menos de duas semanas, as partidas começarão a ser efetivamente disputadas. Diariamente, o  assunto da garotada vai ser quem venceu, quem perdeu, os melhores jogadores de cada rodada e as previsões de quais países devem seguir para a próxima etapa…

Se não há como evitá-la, o melhor a fazer é usar a Copa do Mundo 2022 como tema para suas aulas.

Hoje vamos conhecer 11 ideias para trabalhar a Copa do Mundo 2022 em 6 componentes curriculares e como a disputa do mundial entre seleções pode ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais de seus alunos.

Copa do Mundo 2022: como trabalhar o socioemocional?

Competições esportivas podem se transformar, de maneira geral, num grande indutor de desenvolvimento socioemocional.

Afinal, elas contêm diversos elementos que envolvem as nossas capacidades de nos relacionarmos socialmente e despertam inúmeras emoções, das mais positivas como alegria, euforia e felicidade, às mais negativas como decepção, frustração e raiva. 

Depende do resultado.

Aproveite os jogos da Copa do Mundo 2022 para abordar com seus alunos temas como:
  • Fair Play – O termo em inglês para jogo limpo pode ser debatido para mostrar que ser adversário é diferente de ser inimigo. Todos os jogadores de futebol são profissionais que devem manter uma postura ética diante de seus colegas, mesmo os do time oponente. Os adversários numa partida entre seleções podem ser, muitas vezes, companheiros em seus clubes de origem. Da mesma forma que companheiros num mesmo selecionado podem ser adversários em partidas por seus clubes no campeonato nacional. Aprender desde cedo que adversários não são inimigos é fundamental para a vida em sociedade e para a democracia.
  • Trabalho em Grupo – A habilidade individual é um diferencial que muitas vezes desequilibra uma partida num momento, mas nenhum time de futebol vai longe se seus jogadores não forem capazes de desenvolver o senso de coletividade. Como no Método Metacognitivo das Aves Migratórias do Programa MenteInovadora, cada jogador deve fazer o seu melhor sem perder de vista os interesses gerais do grupo. Quanto melhor o trabalho em equipe, maiores as chances de sucesso.
  • Lidar com a derrota – A Copa do Mundo 2022 começa com 32 seleções e apenas uma será campeã. Eventuais tropeços dos times são excelentes oportunidades para que crianças e jovens aprendam a acessar e a reconhecer as emoções despertadas pelo revés, aprendendo a lidar de maneira positiva com elas.
  • Pluralidade cultural – Aproveite para aprender sobre os costumes, danças, músicas típicas, comidas regionais, línguas e dialetos, religiões e manifestações culturais dos diferentes países envolvidos no torneio. A pluralidade cultural ajuda a desenvolver a empatia, o sentimento de responsabilidade social e ajuda a combater a intolerância e o racismo.
Copa do Mundo 2022: Como trabalhar a Matemática?

As possibilidades de trabalho no campo da Matemática são imensas. A começar pelo álbum de figurinhas.

Você pode perguntar à turma: existe uma maneira de completar o álbum sem que reste nenhuma figurinha repetida?

Sim, isso é possível. Mas, para tanto, os alunos deverão fazer contas de quantas figurinhas precisarão comprar e adotar a estratégia de trocas em grande volume para evitar desperdícios.

Outra questão que pode ser colocada aos estudantes que estão aprendendo a calcular probabilidade: se sabemos que 32 seleções iniciam a Copa do Mundo 2022 e apenas uma sairá campeã, qual é a chance matemática de uma seleção Y sair vencedora, em termos percentuais?

Os cálculos de estatísticas e probabilidades podem ser aplicados também para calcular as chances de classificação de cada seleção a cada etapa do torneio.

Copa do Mundo 2022: como trabalhar a Geografia?

Aqui a Copa do Mundo 2022 se encaixa no foco da Geopolítica mundial. 

Com 32 seleções representando países de todos os continentes, ela pode ser um tema gerador rico para abordar as relações diplomáticas e comerciais entre países e blocos econômicos, as alianças militares e como esses fatores podem influenciar uma entidade internacional como a Fifa, organizadora do evento.

Entre os temas que podem ser destacados estão:

  • A Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan – que está no pano de fundo do conflito entre Rússia e Ucrânia.
  • A União Europeia.
  • O Mercado Comum do Sul, ou Mercosul – do qual o Brasil faz parte, com Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
  • Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
Copa do Mundo 2022: como trabalhar a História?

Você sabia que eventos esportivos mundiais sempre foram altamente visados por correntes ideológicas e governos como arsenal político?

Em 1936, por exemplo, os nazistas tentaram usar as Olimpíadas de Berlim para comprovar a suposta superioridade da raça ariana.

No auge da Guerra Fria, Rússia e Estados Unidos tentaram usar as olimpíadas em Moscou e em Los Angeles, em 1980 e 1984, respectivamente, como show de demonstração da superioridade de seus modelos econômicos e políticos. Os dois países boicotaram o evento do adversário.

Em 1970, a Copa do Mundo do México foi largamente usada pelo ditadura militar no Brasil para propagar o ufanismo e o patriotismo.

Use as Copas do Mundo para revisitar momentos marcantes do Século 20.

Copa do Mundo 2022: como trabalhar as Artes?

A Copa do Mundo é um evento extremamente rico em manifestações culturais e artísticas diversas, já que reúne países dos cinco continentes.

Que tal explorar as manifestações artísticas dos países envolvidos e usar o aprendizado para decorar a escola com diferentes formas de expressão cultural das diferentes nações?

Copa do Mundo 2022: como trabalhar as linguagens?

A riqueza linguística de um evento com 32 países diferentes é enorme. 

É possível, porém, focar no estudo da língua inglesa abordando os diferentes sotaques do Inglês nos países onde ele é a língua oficial, como Estados Unidos, Inglaterra, País de Gales, Austrália e Canadá.

O Inglês, aliás, é uma das línguas oficiais da Fifa.

Copa do Mundo 2022: como trabalhar as Ciências Naturais?

Você já pensou no desgaste físico e mental de um jogador de alto rendimento durante uma partida do campeonato de futebol mais importante do mundo?

Que tal desenvolver um projeto multidisciplinar com a Educação Física para que os alunos aprendam quanto um jogador gasta de calorias durante 90 minutos de partida? E o que ele precisa fazer para manter o condicionamento e fazer a reposição de calorias? Quantos dias ele precisa descansar para estar em plena capacidade na próxima partida?

Enquanto se divertem com a copa, os estudantes aprendem sobre o funcionamento do corpo humano.

Transdisciplinaridade

Como você pode perceber, a Copa do Mundo 2022 é um tema rico para o trabalho em diversos componentes curriculares, além de desenvolver habilidades socioemocionais fundamentais para o futuro das crianças e jovens.

Aproveite esse evento para tornar suas aulas mais atrativas e boa torcida com a garotada!

3 Comentários. Deixe novo

  • Ademildes Souza Santos
    14/11/2022 15:53

    Material sensacional!

    Responder
  • Cristiane Marques
    16/11/2022 10:01

    Sou professora da educação infantil e também de alunos no 3 ano do ensino fundamental. Adorei as ideias vou adaptá-las de acordo com as idades dos alunos
    São várias competências e habilidades pra trabalhar.

    Responder
  • Laudeci Valério de Arruda Cardozo
    16/11/2022 20:14

    Excelentes ideias para incluir em todo um contexto sócio cultural e diversificando conteúdos p uma aprendizagem de qualidade.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu