Você conhece a importância da pedagogia da criatividade?

Gestão Pedagógica

Você conhece a importância da pedagogia da criatividade? “Na escola, a criatividade deveria ter tanta importância quanto a alfabetização”. Essa frase foi proferida em 2006 por Sir Ken Robinson, educador britânico, na TEDTalk mais assistida do mundo. E assim resume a importância da escola se preocupar em desenvolver a criatividade nas crianças, especialmente por meio do uso das artes, em lugar de apenas se preocupar com os conteúdos.

Exemplo clássico

Frutos desse tipo de investimento vem exatamente do país de Robinson. Em 1945, a Europa estava devastada pela guerra. Londres havia sofrido pesados bombardeios. Em seu esforço de reconstrução, todavia, o governo britânico entendeu que o Reino Unido precisaria reformar seu sistema público de educação. Uma das decisões foi reintroduzir sobretudo o ensino de artes – incluindo a música – no currículo das escolas públicas. Vinte anos depois, o mundo assistiu maravilhado ao surgimento em Liverpool dos Beatles, que viriam a se tornar uma das maiores bandas de rock do planeta.

o papel da arte

Normalmente negligenciado em currículos escolares de instituições tradicionais, o ensino das artes exerce papel importante no desenvolvimento de habilidades socioemocionais fundamentais para a vida, como criatividade, cooperação, resiliência e paciência, entre outros. Por isso, muitas instituições já despertaram para o que vem sendo chamado de Pedagogia da Criatividade, preocupando-se em incorporar essa habilidade à prática pedagógica.

Especialistas afirmam

Desde a primeira infância, quando se desenvolvem estruturas e circuitos cerebrais, o trabalho da criatividade é primordial para a aquisição de capacidades fundamentais que serão, no futuro, necessárias para o aprimoramento de habilidades mais complexas.

Por esse motivo, professores e professoras devem tentar incorporar a criatividade em suas práticas docentes diárias. Além de ensinar o conteúdo, aulas criativas despertam a curiosidade e o entusiasmo das crianças, ampliando o gosto pelo conhecimento.

Quer saber mais sobre como a criatividade pode ganhar espaço nas suas aula? Então assista alguns vídeos que separamos para você relacionando a importância da criatividade em alguns componentes curriculares:

Ciências

Língua Portuguesa

Matemática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu