Para combater a tristeza do confinamento

Gestão Pedagógica

Quatro dicas práticas para você combater os efeitos negativos do confinamento a partir da terceira semana de quarentena do Covid-19

Como dissemos anteriormente no nosso post da semana passada, a quarentena é formada de fases. Pelo menos isso é o que nos ensinam os relatos vindos da Itália, que está algumas semanas na nossa frente. Segundo esses relatos, ao entrar na terceira semana de isolamento social, as pessoas começam a se sentir tristes. Pela saudade e distância daqueles que amam; pela indefinição do futuro, sem saber quando o isolamento vai acabar; pelas mortes que se avolumam em todo mundo e se aproximam cada vez mais de todos nós.

É importante, porém, combater esse sentimento. Confira a seguir quatro sugestões que podem ajudar nesse sentido.

Mantenha-se ocupado no confinamento

Pode ser que você já tenha parte do seu dia tomado pelas aulas virtuais e preparação de tarefas para seus alunos que entraram no modo de ensino à distância. Pode ser que esteja em férias antecipadas. Então aproveite o tempo que sobra, em ambos os casos, para iniciar um projeto que vá ocupar o seu dia. Pode ser um curso virtual em alguma instituição de ensino. Entre as que abriram modalidades gratuitas durante a quarentena estão a Universidade de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas, o Senai, o Sebrae e a Escola Virtual da Fundação Bradesco. Os cursos são de variadas áreas e a Escola Virtual oferece formação na área pedagógica.

Reduza a exposição a notícias duvidosas

Ok, num momento como este, é muito importante se manter bem-informado. E por “bem”, significa consumir informações de fontes confiáveis e que possam ser verificadas. Afinal, vivemos na era das Fake News, e o WhatsApp anda bastante cheio de informações falsas circulando. Atenha-se ao que é realmente necessário e compartilhe apenas informações de utilidade pública sobre prevenção, ou notícias de origens confiáveis, que você tenha conseguido verificar. Dessa forma, você contribui para diminuir o alarmismo exagerado.

Foque nas boas notícias

Você sabia que as grandes cidades brasileiras estão trabalhando a todo vapor na construção de hospitais de campanha que ajudarão a reduzir a falta de leitos? E que cientistas do mundo todo estão fazendo avanços nos testes de medicamentos? E que um único médico em Nova York, chamado Vladimir Zelenko, adotou um protocolo de tratamento e até o momento não perdeu um único dos 699 pacientes que ele tratou? Boas notícias que mostram a reação do mundo e a solidariedade entre as pessoas contra a pandemia nos ajudam a atravessar o período de tristeza do isolamento.

Faça encontros virtuais durante o confinamento

As plataformas virtuais que antes eram usadas para reuniões de trabalho à distância, agora podem se transformar em espaços para “festas” virtuais com os amigos, práticas de ioga e clubes de leitura, por exemplo. Que tal ler “A Peste”, de Albert Camus, ou “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago? São dois títulos muito interessantes que abordam a ressignificação de relações sociais a partir de situações de epidemias. Mas você pode também aproveitar para ler qualquer outro livro que mude o tema e carregue seu grupo de leitores para longe das doenças. O importante é aproveitar a tecnologia para se manter próximo daqueles a quem você ama, mesmo que fisicamente distantes.

12 Comentários. Deixe novo

  • Katia Aparecida Mendonça Dau
    18/04/2020 17:15

    Ótimas dicas! Já estou seguindo algumas delas! Grata!

    Responder
  • Gisele Cristiane Alves de Oliveira
    28/04/2020 23:26

    Nesse momento que é novo procuro ocupar meu tempo dividindo-o em momentos, sendo momento para praticar exercícios físicos, momento de estudo e planejamento, momento para minhas orações, momento para fazer aquelas coisas que tinha pouco tempo, como organizar melhor minha casa, dar melhor atenção a minha família, fazer aquilo que gosto como ver um bom filme e assistir um bom livro.
    Ah! uso um pequeno tempo para estar ciente das noticia, mais procuro não focar em nada negativo

    Responder
  • Ana Maria
    06/05/2020 22:28

    Excelentes dicas.
    É o que procuro fazer, além de ouvir boas músicas e pintar.

    Responder
  • margaridacaritas7867@gmail.com
    11/05/2020 17:17

    Verdade devemos aproveitar a tecnologia para termos próximo e distante fisicamente de quem amamos.

    Responder
  • AntonioBatista Miguel do Nascimento
    20/05/2020 19:49

    Muito boa essa matéria,

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    29/06/2020 21:00

    Ótimas dicas, precisamos ficar longe de notícias tóxicas, aproveitar o tempo para leituras, além claro de aproveitar a tecnologia a nosso favor.

    Responder
  • Aparecida
    21/08/2020 15:08

    Ótimas dicas!

    Responder
  • Jacira Bitencourt de Oliveira Padalka Padalka
    25/08/2020 00:40

    Obrigada pelas dicas valiosas!

    Responder
  • Lucineia
    26/08/2020 17:35

    é muito gratificante receber dicas tão valiosas…grata por estar conosco!

    Responder
  • Antonia Couto
    27/08/2020 16:56

    Dicas importantes para lidar com a atual situação.

    Responder
  • Luciana Villani
    14/09/2020 11:02

    Boas dicas.

    Responder
  • Helen Ferrazza
    28/09/2020 02:37

    Realmente manter a mente ocupada e focada em algo que acrescente e nos engrandeça como pessoa é fundamental.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu