Educação + habilidades socioemocionais = governantes melhores2

Gestão Pedagógica

Educação + habilidades socioemocionais = governantes melhores2. Nada é mais exato do que a matemática, certo? E se pudéssemos aplicar o princípio de uma equação aos aspectos mais imprevisíveis da vida, como a qualidade de nossos governantes, por exemplo? Você acha impossível? Talvez não seja.

A brincadeira no título é uma provocação, claro. Mas ela não é totalmente desprovida de sentido. Afinal, alguém discorda de que a educação é um dos elementos mais importantes na construção de uma sociedade? Quando vem somada às habilidades socioemocionais, então, aumenta exponencialmente as possibilidades de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e, por que não, político.

Invertendo a equação “Educação + habilidades socioemocionais = governantes melhores2“, e aplicando um pouco de lógica a ela, se queremos governantes melhores, precisamos votar melhor. Para votar melhor, precisamos saber analisar o presente e planejar o futuro. Para analisar o presente, precisamos investigar os problemas coletivos que nos afetam, propor soluções para eles e tomar decisões responsáveis para resolvê-los.

Você notou quantas habilidades socioemocionais estão relacionadas ao simples ato de votar? Analisar, planejar, investigar, solucionar problemas e tomar decisões.

Votar, claro, não pode ser a única forma de exercício da cidadania. A construção de uma sociedade melhor é feita diariamente, em todas as decisões que tomamos, por mais banais que pareçam. Daí a importância de a escola trabalhar com seus alunos o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de consciência social e tomada de decisão responsável.

O que novamente coloca você, professor, gestor escolar, no centro do palco.

Com o desenvolvimento da consciência social, nossos alunos aprenderão a pensar e a agir de forma ética e responsável para o bem coletivo. Pensar em si próprio é o primeiro instinto do ser humano. Preocupar-se com o todo do qual faz parte – a escola, o bairro, a cidade, o mundo – é algo que ele precisa aprender na escola.

A partir a consciência de que cada pequena atitude tem impactos na coletividade e na forma como vivemos no planeta, nossos alunos precisarão também aprender que decisões responsáveis e refletidas são necessárias para que ele possa participar ativamente da construção de um mundo melhor.

Seja na escolha de como separa o lixo que produz, seja na escolha de quem merece o seu voto.

E então? Está pronto para transformar a sua instituição numa escola inovadora na construção de uma sociedade melhor?

65 Comentários. Deixe novo

  • Zildete.mendes da silva
    25/11/2020 13:32

    as escolas deveriam trabalhar com mais ênfase à importância dos alunos entenderem as questões politicas do país

    Responder
    • Anna Siciliano
      26/11/2020 00:49

      Cidadania é um tema amplo e deveria ser discutido em todas as disciplinas escolares , estimular a participação social e conscientizar os estudantes de seus direitos e deveres.

      Responder
  • Realmente é preciso que a escola foque mais na formação dos educandos com um olhar para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais para que eles aprendam a lidar consigo e com o outro, pois a maioria das tomadas de decisões refletem no coletivo.

    Responder
  • Realmente é preciso que a escola foque mais na formação dos educandos com um olhar para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais para que eles aprendam a lidar consigo e com o outro, pois a maioria das tomadas de decisões refletem no coletivo.

    Responder
  • Iara Ap. da Silva Arruda Romano
    26/11/2020 17:03

    Muito boa reflexão, o voto não deve ser mesmo a única forma de excercer a cidadania.

    Responder
  • Regimara de Souza
    26/11/2020 18:05

    Texto muito desafiador e oportuno.

    Responder
  • Concordo quando diz que devemos trabalhar às habilidades sócio emocionais com nossos alunos desde pequenos,visto que isso será levado por toda vida.

    Responder
  • Concordo quando diz que devemos trabalhar às habilidades sócio emocionais.

    Responder
    • wanderlaine Fernandes da Silva Dias
      30/11/2020 15:33

      Concordo que exercer o papel de cidadao vai além de votar.Precisamos votar melhor avaliar as propostas, conhecer o candidato que iremos votar .Precisamos formar alunos capazes de pensar e agir de forma ética e responsável como relata o texto.Ter a consciência de pensar no todo para assim construí e vivermos num mundo melhor para todos não apenas para a menoria.

      Responder
  • Gostei deste texto. Uma boa reflexão.
    Entendo que a educação tem papel importante para a formação do cidadão. Desta forma, podemos auxiliar neste processo de formação trabalhando essas habilidades socioemocionais. Ajudar seguindo este caminho e perceber que o aluno tomou uma decisão coerente e responsável é bem gratificante.

    Responder
  • edina pedro
    26/11/2020 20:00

    Excelente a equação dada: educação+habilidades socioemocionais= governantes melhores2.
    Este foi o melhor texto de formação da Plataforma Mind que deveria ser replicado em todas as mídias, principalmente, na escola. Amei.

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    26/11/2020 20:05

    Discussões, reflexões, formações também acontecem na escola… Numa Educação focada para formar cidadãos que se preocupem com o coletivo, com o outro e não somente consigo.

    Responder
  • Vera Lucia Cardoso da Silva
    26/11/2020 21:05

    Exelente texto!

    Responder
  • Elisabete
    26/11/2020 21:23

    Educação é um ato político.
    Votar é uma questão de cidadania e tem um valor imenso. Pena que as outras gerações foram educadas a odiar política e desta forma ficaram reféns de governos que não priorizaram a educação para a cidadania.

    Responder
  • Claudia Lumberg
    26/11/2020 22:37

    Desenvolver a consciência social é o caminho para a construção de uma sociedade melhor.

    Responder
  • Sara Soares de Carvalho Silva
    26/11/2020 23:58

    Com certeza nossas escolhas, influenciará nosso futuro.

    Responder
  • Elisângela
    27/11/2020 04:04

    Concordo plenamente com o texto. E tem um trecho que me chamou muita atenção… desenvolvimento das habilidades socioemocionais de consciência social e tomada de decisão responsável, um item importantíssimo para ser trabalhado e estimulado desde de pequeno nas crianças.

    Responder
  • Hilda matos
    27/11/2020 12:36

    Realmente o voto não pode ser a única maneira de exercer a nossa cidadania, acredito que a cidadania acontece em todos os espaços da sociedade.

    Responder
  • jose rosangelo torres da silva
    27/11/2020 13:20

    Toda politica publica implica em tempo pra dar frutos, e ao que parece a maquina politica não tem tempo e não se importa com mudanças significativas.

    Responder
  • Conceição de Maria Rodrigues Lopes
    27/11/2020 13:24

    Excelente reflexão pois, é necessário desde cedo aprender a importância de participação da construção de um modo melhor nas nossas tomadas de decisões.

    Responder
  • Conceição de Maria Rodrigues Lopes
    27/11/2020 13:25

    Excelente reflexão pois, é necessário desde cedo aprender a importância de participação da construção de um mundo melhor nas nossas tomadas de decisões.

    Responder
  • Patrícia Teles
    27/11/2020 16:53

    É muito importante essa reflexão pois, é necessário desde cedo saber a importância de participação da construção de um mundo melhor nas nossas tomadas de decisões.Podendo assim ter um olhar mais amplo.

    Responder
  • Desenvolver a consciência social é algo que permite uma série de tomadas de decisões e ações bem pensadas. É permitir que o aluno tenha pensamento crítico e atuante.

    Responder
  • SALOAN DE LIMA BARATI
    27/11/2020 19:37

    Boa reflexão!

    Responder
  • Marlene Terzi de Moura
    27/11/2020 20:25

    É fundamental a educação, assim como nossas habilidades socioemocionais para o desenvolvimento de uma sociedade melhor. Ambas são primordiais para a promoção de uma sociedade justa, ética e responsável para o bem de todos!!!

    Responder
  • Célia Cristina da Silva Moura
    27/11/2020 21:32

    Ótima reflexão, estamos todos envolvidos na contrução de um Brasil melhor!

    Responder
  • Célia Cristina da Silva Moura
    27/11/2020 21:34

    Muito oportuna essa reflexão, estamos todos envolvidos na construção de um Brasil melhor!

    Responder
  • Marcela Barbosa Ribeiro
    28/11/2020 01:40

    Temos a escola do século XIX, com o professor do século XX e o aluno do século XXI, muitas barreiras a serem quebradas. Enquanto ainda estivermos nesse modelo conteúdista onde o professor é o centro que tudo sabe, o aluno ainda é chamado de aluno (aquele que é sem luz, ou seja, que nada sabe), teremos um grande caminho a percorrer.

    Responder
  • Fernanda Santana de Oliveira
    28/11/2020 21:40

    A Educação é um Ato político e portanto cabe ao professor no auxílio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, também auxiliar no desenvolvimento da consciência social e da importância do voto para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

    Responder
  • Desenvolver habilidades socioemocionais é muito importante para conseguirmos que as pessoas se preocupem com os outros tanto quanto se preocupam com elas mesmas, além de tomar as melhores decisões.

    Responder
  • Elizabete Avelino
    29/11/2020 23:44

    Realmente é preciso que a escola foque mais na formação dos alunos com um olhar para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais para que o mesmo se conheça melhor e ao outro.

    Responder
  • Importante que todos tenham consciência de que suas atitudes refletem no coletivo. Consciência social, com ética e responsabilidade.

    Responder
  • Andrea Lucia Figueiredo Oliveira
    30/11/2020 02:16

    É importante um ambiente que instigue o aluno a pensar, participar, para que assim possa desenvolver o pensamento crítico, questionador e conhecedor de seus direitos e deveres. Além de desenvolver qualidades importantes como empatia e coletividade.

    Responder
  • Marjorie
    30/11/2020 11:05

    É de grande pertinência trabalhar com os educandos o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos aspectos de cidadania e coletividade. Ressaltando que não depende somente da escola para que isso aconteça, ambos deverão andarem juntos escola e sociedade.

    Responder
  • Sonia Rodrigues Oliveira
    30/11/2020 12:26

    Um bom profissional é aquele que tenta inserir o aluno num mundo melhor! Fazendo ele refletir em suas atitudes e prepará lo para ser um cidadão crítico e consciente. Ótimo texto!

    Responder
  • Pequenas atitudes podem causar grandes impactos. Concordo com o texto!

    Responder
  • Maria Aparecida de Lima e Albuquerque
    01/12/2020 13:20

    Enquanto tivermos setores públicos que só olham para seus próprios umbigos, a escola em seu todo, e a sociedade ficam desamparados.

    Responder
  • Jane Cristina Alves de Moraes Lins
    01/12/2020 14:54

    Agora mais do que nunca essas habilidades devem ser trabalhadas. Devemos planejar e incluir o socioemocional em nosso currículo, não apenas em textos e documentos, digo algo mais concreto.

    Responder
  • Viviane Maria de Souza Carvalho
    02/12/2020 19:27

    Aprender a olhar e respeitar o outro, o ambiente, ver que para viver bem, todos ao nosso redor também devem estar bem, ter consciência que todo ato tem consequência,
    é o que nossa sociedade precisa entender para modificar suas ações .

    Responder
  • Ter responsabilidade, refletir para tomadas de decisões é fundamental para um mundo melhor.

    Responder
  • Claudia Maria de lima pereira
    03/12/2020 03:03

    Como professores temos que ter mais consciência que somos exemplos de tudo.

    Responder
  • Aparecida
    03/12/2020 22:29

    Abordagem interessante.

    Responder
  • DORACI ALVES DE SOUZA
    03/12/2020 23:10

    Trabalhar as habilidades sócio emocionais é muito importante, pois levamos para vida.

    Responder
  • Juracy Valeriano Dutra Marcial
    04/12/2020 00:37

    Nós professores não podemos nos esquecer da importância que temos na vida das crianças, formar cidadãos éticos que saibam se valorizar e valorizar os outros.

    Responder
  • JULIANA PONGILLO
    04/12/2020 17:57

    É necessário focar no que realmente importa na escola, os alunos.

    Responder
  • Maria das Graças Viana Alves
    04/12/2020 19:02

    Excelente reflexão!

    Responder
  • Edileuza Martins Torres
    05/12/2020 17:43

    A educação é um ato político. Nosso objetivo como escola é ajudar na construção de uma sociedade mais justa e democrática, com cidadãos ativos, críticos, participativos, que transformam seu meio, que respeitam diferenças e lutam por um mundo melhor para todos.

    Responder
  • Maria Encarnacion
    07/12/2020 11:15

    É necessário desde cedo aprender a importância de participação da construção de um mundo melhor nas nossas tomadas de decisões, assim como nas nossas habilidades e as socioemocionais para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

    Responder
  • Daniela Taís Ferreira de Melo
    08/12/2020 11:04

    Nós professores temos um papel muito importante na vida de nossos alunos, precisamos formar cidadãos críticos que saibam exercer sua cidadania.

    Responder
  • Estou pronta sim para iniciar esta jornada e com ela transformar minha escola inovadora na construção de uma sociedade melhor e com cidadãos conscientes e melhores também.

    Responder
  • SILVANA SÁ
    09/12/2020 19:47

    Ótima reflexão!

    Responder
  • Marcia Morales Catalano Simões
    09/12/2020 20:39

    Entendo que o voto não é a unica forma de se exercer cidadania. Cobrar políticas públicas prometidas em campanha e não realizadas durante a gestão governamental, em qualquer esfera, também é exercer seu direito de cidadania e, principalmente o dever como cidadão.

    Responder
  • É importante trabalhar as habilidades sócio emocionais desde a educação infantil com nossos alunos, para que dessa forma possamos formar cidadãos éticos , responsáveis
    e capazes de construir uma sociedade melhor.

    Responder
  • Excelente texto…

    Responder
  • Claudia Barros
    10/12/2020 18:50

    Mais do que nunca precisamos prepará-los para pensar no coletivo. Os protocólos do Covid serão necessários rever sempre e é um gatilho para o assunto de cuidado com o próximo.

    Responder
  • Juliana Fabien Vieira Telles Rudge
    11/12/2020 00:32

    Ótima reflexão que o texto nos propõe!
    Realmente, os governantes a quem tanto criticamos, recebem o poder de gerir nossas cidades, estados e país através do nosso voto, seja ele feito de forma despreparada ou também quando abrimos mão de todo o poder que este ato de cidadania carrega ao anularmos ou votarmos em branco.
    Se não começarmos a rever os valores da nossa sociedade, dificilmente sairemos deste cenário desanimador com tantos governantes despreparados, corruptos e sem o mínimo de respeito pelos cidadãos da forma como temos nos submetido a cada eleição e reeleição das mesmas “figuras”.

    Responder
  • Entendo que as instituições formais e não formais que trabalham com Educação devem focar na construção da cidadania e suas variadas vertentes.

    Responder
  • Maria da Aparecida Oliveira Cordeiro
    11/12/2020 17:02

    O que seria das crianças se não fosse a escola, mas o que fazemos é muito pouco, e a muito por fazer, se todos os envolvidos na educação se comprometerem com está ação o caminho será mais curto para alcançar o objetivo pretendido.

    tem que ser feito

    Responder
  • SÔNIA DE ASSIS DA SILVA
    14/12/2020 20:25

    TODO ANO DE ELEIÇÃO, O TEMA CENTRAL NA SOCIEDADE QUE É COMO VOTAR EM QUEM VOTAR. MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE, SEM ESCOLA PARA TODOS E TRABALHO COM SALÃRIO DIGNO, NÃO SAIREMOS DESTE CIRCULO VICIOSO. NÃO É SÓ NA ESCOLA QUE SE APRENDE A FAZER BOAS ESCOLHAS.

    Responder
  • Izabel Felix da Costa
    15/12/2020 15:35

    A sala de aula como espaço de formação, deve ser um espaço de reflexão. Temos que colocar que a reflexão deve se voltar a direitos e deveres. Reflexão sobre o que devemos exigir, como exigir, o que exigir.

    Responder
  • Helena Regina de Santana
    16/12/2020 02:03

    A escola é fundamental na construção da cidadania, na formação do cidadão politico e não na politicagem.

    Responder
  • Vanda Felix
    18/12/2020 14:17

    Muito adequado

    Responder
  • karina de Souza Vitor
    22/12/2020 19:09

    Ótima reflexão.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu