Você sabe quais habilidades desenvolver para cada perfil de aluno?

Gestão Escolar

Todas as pessoas possuem um perfil psicológico e emocional complexo, envolvendo diversas características de personalidade. É claro que todas elas podem e provavelmente irão se transformar ao longo da vida. Ainda assim existem alguns traços que se tornam mais marcantes em determinados momentos. Com os tipos de alunos na escola, não é diferente.

Dentro de uma sala de aula é possível ver alunos que se destacam por serem inquietos, outros mais esforçados ou ainda tímidos.

Esses traços irão depender de diversos fatores e se vão se tornando nítidos para os professores através do convívio diário. Ao contrário do que muitos pensam, esse perfil não é aleatório e pode até ser moldado de acordo com a educação recebida.

O ponto em comum entre todas essas marcas que consideramos entre qualidades e desafios, são as habilidades que precisam ser melhor desenvolvidas de acordo com cada um.

Por isso, separamos no infográfico alguns “tipos de alunos” com base em sua postura e comportamento. Além disso, indicamos algumas habilidades que precisam ser melhor trabalhadas!

Como os educadores lidam com os diferentes tipos de alunos na escola?

O primeiro passo para lidar com diferentes personalidades é entender que cada ser humano é único. É claro que algumas habilidades devem ser desenvolvidas em todos como a empatia e o respeito por exemplo. Porém elas nunca serão totalmente equilibradas com relação ao todo.

Um outro ponto é entender que por mais problemas que certos alunos apresentem, eles sempre terão qualidades. Muitas vezes, é a partir das qualidades que os desafios são mais facilmente resolvidos.

Por fim, ter consciência de que essa personalidade não é tão fixa assim. Especialmente em crianças em jovens que estão se desenvolvendo.

O papel das escolas e educadores é fundamental para identificar, mediar e desenvolver o potenciais que irão fazer toda a diferença nos estudos e também na vida real fora da sala de aula.

 

2 Comentários. Deixe novo

  • ALAN CEZAR BEZERRA
    17/10/2018 20:17

    Achei muito interessante a matéria e poderá auxiliar muito nas aulas. Mas gostaria de saber se existe algum questionário ou outra ferramenta, que permita diagnosticar melhor esses perfis.

    Responder
    • luciane.fernands
      24/10/2018 13:56

      Oi Alan tudo bem?

      Agradecemos por acompanhar o blog Educador 360 e ficamos felizes em saber que o conteúdo está sendo útil! Sobre a sua pergunta, não temos uma ferramenta para indicar, considerando que os testes desconsideram fatores complexos por trás da vida e da personalidade dos alunos que os levam a agir de determinada maneira.

      O que pode te ajudar, é entender que na maior parte das vezes essas tendências têm raízes na maneira como esta criança foi ou está sendo educada, tanto pela família quanto pela escola. Além disso, enquanto algumas características podem sim ser consideradas fora de equilíbrio, outras fazem parte daquilo que a criança é, como por exemplo o fato de um aluno ser introvertido ou extrovertido. Assim, no lugar de tentar “corrigi-las”, os educadores têm a missão de compreender este perfil e estimular os pontos desafiantes. Neste post do blog que você pode acessar no link: https://bit.ly/2JcDq3k, abordamos as questões envolvendo alunos introvertidos e como ajudá-los a participar mais em sala de aula.

      Ainda assim, há necessidades comuns a todos os seres humanos, que, quando não atendidas da forma correta também podem levar a comportamentos disfuncionais. Neste outro post sobre a Pirâmide de Maslow: https://bit.ly/2SfELL2, você poderá visualizar essas questões de maneira mais ampla.

      Independente do caso, a educação voltada para o ensino de habilidades socioemocionais tem a função de potencializar os pontos fortes e ajudar nas dificuldades, preechendo aos poucos as lacunas que ajudarão os alunos a crescer de uma maneira emocionalmente saudável. Esperamos ter ajudado!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu