5 novas tecnologias na educação: o futuro que já começou!
Estamos vivendo a quarta revolução industrial e os impactos das mudanças em todos os setores são cada vez mais expressivos. De acordo com um estudo recente realizado pela consultoria McKinsey & Company, 14% da força de trabalho global terá de mudar para uma nova ocupação na carreira.
O LinkedIn divulgou esta informação considerando que: “cerca de 375 milhões de profissionais serão obrigados a desenvolver novas habilidades em função da automação e das novas tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial, realidade aumentada e big data.”
Como sabemos, a educação está diretamente envolvida com esta realidade. Afinal, a passagem de um modelo mais analógico para um mais tecnológico não pode ocorrer de forma brusca. Por isto as escolas precisam garantir que esta cultura seja absorvida entre as crianças e adolescentes que logo irão se deparar com novos formatos.
Entenda as maiores tendências tecnológicas que já estão impactando escolas em todo o mundo e em breve estarão presentes em sua escola também!
Big data e inteligência artificial
Para desenvolver inteligência artificial, os computadores precisam ter acesso a uma grande quantidade de dados. Esse conjunto de dados é chamado de Big Data. Em outras palavras, eles são a matéria prima do aprendizado para as máquinas.
Com o tempo, espera-se que elas apresentem soluções cada vez mais úteis para demandas práticas dos seres humanos.
Na educação, uma das principais vantagens desse recurso é o do aprendizado personalizado. Considerando que cada aluno tem um ritmo e um estilo único de aprender, a ideia é que as máquinas otimizem este processo e permitam que os estudantes possam ir mais direto ao ponto de acordo com suas necessidades.
Outra perspectiva de vantagem é para a transdiciplinariedade. Como uma das principais tendências da educação, as matérias tendem a se interligar de maneira complexa. Para isto, será essencial poder cruzar dados que apresentem uma nova perspectiva do conhecimento com a ajuda da inteligência artificial.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Entre as novidades tecnológicas mais promissoras para a sala de aula, estão a realidade virtual e a realidade aumentada. E apesar de próximos, muitas vezes esses conceitos são confundidos.
A realidade virtual representa uma completa imersão em um mundo que não existe. Hoje, os óculos de VR (virtual reality) são usados para criar esta experiência. Já a realidade aumentada faz o caminho inverso e acrescenta elementos virtuais ao contexto presente.
A princípio com foco em games e entretenimento, na educação também podemos ver uma possibilidade de aprendizado altamente interativo por meio destes recursos. Inclusive, entretenimento e educação podem se unir através do gamification, técnica que usa a cultura dos games para atingir determinados objetivos.
Transmídia
A transmídia permite que os conteúdos sejam acessados por diferentes mídias de forma complementar. Na prática, significa que os professores podem expandir suas aulas para muito além do formato da lousa e das apostilas.
Seja permitindo o uso dos próprios dispositivos dos alunos como celulares, tablets e computadores pessoais ou mesmo explorando outras mídias off-line.
Da mesma forma que é um grande potencial, existe o desafio de conectar informações e dados entre elas. Portanto a inteligência artificial precisa surgir como aliada neste processo.
A ideia é que o aprendizado se torne mais dinâmico e ative a autonomia de estudo em qualquer lugar.
“Bring your own Device”
Principalmente quando se fala de dispositivos pessoais, é comum que os professores tenham receio. Até agora eles são vistos como uma ameaça para o foco dos alunos durante as aulas.
Porém esta é uma outra tendência da educação que já possui até nome: BYOD. A sigla em inglês que significa “traga o seu próprio dispositivo”.
Isso porque é natural que os alunos se sintam mais confortáveis com o seu próprio espaço de trabalho digital. Diferente das antigas salas de informática, usar seu aparelho permite que os alunos aprendam a partir de um ambiente com o qual já possuem certa intimidade.
Também surgem cada vez mais aplicativos com foco educacional desenvolvidos por escolas, metodologias e empresas do setor.
Web Semântica
A web 3.0 é a evolução de uma internet de “armazenamento de documentos” para uma “web de dados”. O que sugere buscas cada vez mais complexas e refinadas pela internet.
Dando um passo adiante neste conceito, hoje também já podemos visualizar a web 4.0 onde a internet se conecta com os objetos do cotidiano. Também chamada de Internet das Coisas. Neste caso, os próprios objetos recebem e transmitem informações para melhorar a relação com tudo o que acontece na vida das pessoas.
Imagine por exemplo uma carteira que é capaz de medir o peso corporal e orientar a postura dos alunos. Esses dados poderiam ser enviados para o celular dos alunos ou professores, ajudando a se lembrarem de manter um estilo de vida mais saudável.
Nem precisamos mencionar o quanto a Web Semântica se conecta com a Big Data e a Inteligência Artificial.
Mais tecnologia para mais humanidade
Ao contrário do que muitos pensam, diante deste cenário, não nos tornaremos pessoas mais frias e robotizadas. Na verdade, a tecnologia torna ainda mais evidente a necessidade de reforçar as características humanas.
Afinal, não estaremos ensinando crianças para competir com máquinas e sim para usá-las a nosso favor. Dessa forma, nosso tempo e energia poderão ser melhor empregados em torno daquilo que somos melhores em fazer, como sermos criativos e nos conectar enquanto seres humanos.
Na dúvida, adapte a tecnologia da escola como um recurso que ajude seus alunos a desenvolverem competências únicas e profundas.
3 Comentários. Deixe novo
Muito bom artigo. O blog da LUMA Escola Individualizada também tem um ótimo artigo sobre o assunto.
https://blog.lumaescola.com.br/tecnologia-na-educacao-infantil-fique-por-dentro-dos-beneficios/
Hoje em dia os adolescentes devem ser monitorados, pois nos pais nunca sabemos o que fazem quando não estamos por perto. É por isso que utilizo o app https://brunoespiao.com.br/espiao-de-whatsapp , com esse aplicativo no celular da minha filha consigo ver tudo o que ele faz quando não estou perto.
Hoje em dia os adolescentes devem ser monitorados, pois nos pais nunca sabemos o que fazem quando não estamos por perto. É por isso que utilizo o app https://brunoespiao.com.br/espiao-de-whatsapp , com esse aplicativo no celular da minha filha consigo ver tudo o que ele faz quando não estou perto.