Implementação da BNCC: Dia D e os próximos passos divulgados pelo MEC

 

 

Desde que o novo documento da Base Nacional Comum Curricular foi divulgado, em 20 de Dezembro de 2017, com a proposta de nortear os currículos do Ensino Infantil e Fundamental no Brasil de acordo com o que todos os alunos têm direito de aprender, as escolas estão aguardando por orientações mais específicas sobre a implementação da BNCC.

Para quem não se lembra o prazo para integrar definitivamente a BNCC no currículo escolar é de até 2 anos a partir de sua aprovação. O que, na prática, significa que deve ser implementada logo no início de 2019 e estar consolidada até 2020.

Dessa forma, o ano 2018 foi entendido como o ano de planejamento para que as escolas possam seguir o próximo ano letivo com seus currículos já adaptados à BNCC. Portanto, para dar sequência às ações dessa etapa, começaram a ser tomadas medidas por parte do Ministério da Educação que promovem o entendimento e o engajamento das escolas em torno de sua aplicação a partir da reformulação dos currículos.

Entenda o que está acontecendo e tudo o que foi divulgado!

 

Dia D

O Ministério da Educação intitulou o “Dia D”, em 06 de Março de 2018, como o Dia Nacional da Discussão sobre a BNCC. O Dia D é o ponto de partida do debate que tem por objetivo promover a mobilização e o engajamento das redes estadual e municipais de educação em torno do tema, o que se reflete em secretarias da educação, escolas públicas e privadas.

Vale lembrar que o Dia D surge com uma proposta de incentivo ao início da implementação da BNCC a partir de um portal focado no assunto com materiais sugeridos pelo MEC em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), onde cada escola se responsabiliza por organizar e realizar essa discussão individualmente em um primeiro momento.

Apesar dos roteiros, a forma como cada rede e escola irá de fato realizar seu Dia D, também é flexível. A secretária do Estado de São Paulo por exemplo promoveu uma videoconferência ao vivo, que já está gravada e disponível para ser assistida a qualquer momento.

Antes de tudo, é importante entender que a questão fundamental por trás desse debate é estimular a reflexão em torno da pergunta “Que cidadão queremos formar?”. Afinal é preciso considerar que as 10 competências nas quais se baseiam o documento visam a formação humana em suas múltiplas dimensões, com o propósito de construir uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Vale lembrar que uma competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para exercer demandas complexas do cotidiano, no exercício pleno da cidadania e do mundo de trabalho.

Quanto à estrutura de organização de evento é importante destacar os tópicos:

 

Participantes

Com a organização da equipe gestora e da coordenação pedagógica, a discussão do “Dia D”, contará com a participação de profissionais da educação envolvidos na implementação da BNCC, sobretudo os professores.

 

Data e Local

A proposta inicial é que o Dia D acontecesse no maior número de escolas possível já no Dia 06, porém muitas escolas estão tomando conhecimento da ação agora e, portanto, precisam se organizar para realizá-lo o quanto antes. O local será o de preferência dos educadores, possivelmente em uma auditório ou sala dentro da própria escola.

 

Atividades

Existem dois roteiros de atividades, já disponibilizados pelos órgãos responsáveis, que também podem ser flexibilizados pelas escolas, mas que propõe a seguinte estrutura:

Roteiro básico de 4h: A BNCC e as 10 competências.

Roteiro complementar: 3 sugestões de atividades que podem ser trabalhadas nas secretarias e nas escolas, além do roteiro básico.

O documento completo que inclui as duas etapas do roteiro pode ser acessado aqui.

 

Comunicação

Por se tratar de um movimento nacional, a sugestão é que sejam feitos registros com fotos, vídeos e textos durante as atividades. Também é sugerido que as redes compilem esses materiais para que depois possam ser divulgados de forma mais ampla.

 

Material de Apoio

Em complemento, foram divulgados uma série de materiais de apoio diretamente no portal da BNCC, nos quais se incluem também os roteiros de atividades para o Dia D. Esses conteúdos de apoio contém vídeos, planejamentos, roteiros e apresentações no que diz respeito à (re)elaboração de currículos.

Para quem ainda não leu ou quer revisar, também é possível acessar dois links com o documento completo da BNCC, sendo um para download em um formato editável e outro em formato de consulta interativa e simplificada.

Existem duas outras ferramentas que serão disponibilizados em breve para apoiar as equipes técnicas dos territórios e das redes de ensino para a elaboração ou a revisão de seus currículos a partir da BNCC e também para compartilhar os currículos elaborados e consultar a comunidade escolar.

Tendo essas informações em mente, agora o próximo passo é das escolas, que precisam ser proativas para estudar esses materiais e realizar seus respectivos dias de mobilização, de acordo com seu próprio contexto e planejamento!

Não fique para trás nessa etapa de implementação da BNCC e comece agora mesmo! Sinta-se à vontade para também compartilhar dúvidas e opiniões nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu