Vamos incentivar a leitura entre os alunos?

Gestão Escolar

Vamos incentivar a leitura entre os alunos? Neste mês de abril, no dia 18, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Para celebrar a data, trazemos um levantamento com 7 dados curiosos sobre a literatura infantil e sobretudo os benefícios da leitura para as crianças.

Preparado para se surpreender?
  1. A Literatura Infantil nasceu na Europa, por volta de 1700. Sua intenção original era educar moralmente as crianças por meio da adaptação de contos populares. Nasceram assim os contos de fadas que conhecemos hoje.
  2. A saber, no Brasil, a Literatura Infantil nacional tem apenas 100 anos. O marco de sua criação é o lançamento do livro A Menina do Narizinho Arrebitado, de Monteiro Lobato, em 1920.
  3. Apenas nos dois primeiros meses de 2021 foram vendidos 2,03 milhões de exemplares de livros infantis, juvenis e educacionais. Segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
  4. A faixa etária que concentra os maiores percentuais de leitores brasileiros é dos 5 a 10 anos (71%), segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, assim divulgada em 2020.
  5. Em resumo, além de serem as que mais leem, as crianças leem mais literatura, leem mais por vontade própria e com maior frequência, ainda segundo a mesma pesquisa, realizada pelo Instituto Pró-Livro, com apoio do Itaú Cultural.
  6. Ler para uma criança é importante porque fortalece os vínculos afetivos com o adulto, ao mesmo tempo em que desenvolve a imaginação, a criatividade e a linguagem da criança.
  7. O hábito da leitura é fundamental para que a criança interaja com o ambiente que as cerca e aprenda a conhecer o mundo em que vive, além de desenvolver o vocabulário.

Que tal aproveitar o mês de abril para começar a desenvolver esse hábito nos seus alunos?

Vamos incentivar a leitura entre os alunos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu