Professor, em meio à adversidade, empodere-se!
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores.”
As palavras de Paulo Freire, apesar de duras, traduzem o momento difícil pelo qual passa o profissional da Educação no Brasil. E vem passando há muito tempo.
Entretanto, não trataremos do processo de sucateamento e desvalorização pelo qual este profissional vem passando. Queremos nos dirigir aos professores de todo país para lembrá-los de alguns pontos importantes.
Ser professor no século XXI é uma experiência intensa que exige consciência e sensibilidade. Este profissional não apenas contribui para o entendimento do mundo pelas diversas linguagens (matemática, científica, etc.) mas também é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, analítico e criativo dos estudantes. Além disso, exercem cada vez mais o papel de referência ética e moral, o que, de certo modo, o coloca no centro de tudo.
E ter consciência do próprio valor, ter orgulho de ser professor, não é nenhum pecado, pelo contrário, é, cada vez mais, necessário!
Professor, valorize-se!
É fundamental ter clareza do papel desempenhado por estes profissionais, afinal, a difícil e complexa realidade muitas vezes nos faz esquecer. O professor deve ser protagonista, deve participar e ser ouvido. Não apenas em sala de aula, mas na sociedade, na gestão pedagógica das escolas e em tudo que lhe parecer necessário.
São pessoas resilientes, abnegadas e apaixonadas pela educação e, além de reconhecerem o próprio valor, devem, também, ser valorizadas.
E valorizar o professor não é um processo que passa apenas pelas folhas de pagamento. É também um exercício de construção de autonomia, promoção de conhecimento e, acima de tudo, confiança. Precisamos confiar nesses profissionais como confiamos nos cirurgiões, bombeiros, psicólogos e policiais que também salvam vidas.
Assim, ele deve participar de todas as etapas da construção dos projetos pedagógicos e políticas públicas de Educação. E o sistema deve possibilitar essa participação. Não é possível desenvolver a Educação em um cenário em que, para sobreviver e prover, o professor tenha que trabalhar em três turnos, sem tempo para estudo, lazer e pesquisa.
Empoderamento é a palavra do momento. E é, sem dúvida, um dos caminhos para elevar o padrão da Educação no Brasil. Temos que empoderar nossos professores.
E no dia do Professor, não poderíamos deixar de agradecê-los por tudo que nos têm dado.
Muito obrigado e parabéns!👏👏👏🙂
7 Comentários. Deixe novo
Sábias palavras!
O dom de ensinar é eterno. Significativas palavras. Gratidão.
Excelente texto!! 🙂😘
Concordo plenamente, a valorização não se dá apenas por questões salariais, mas principalmente nesse auxilio (emponderamento), afinal todas as profissões são especiais e necessitam primeiramente de um professor.
Excelente texto!!!
Busca incessante!
Realmente é um excelente texto, pois o professor é a base de tudo.
Ótimo texto!!!!