8 Dicas para usar o TikTok nas aulas 

Gestão Escolar

8 Dicas para usar o tiktok nas aulas.

Nos nossos posts mais recentes aqui no Educador360, você recebeu dicas de como usar as redes sociais com os alunos e também se aprofundou no uso do TikTok na educação.

No texto sobre o uso do TikTok para aprendizagem, nós demos uma rápida pincelada sobre os benefícios para alunos e alunas. Além de propor uma reflexão sobre os receios e preconceitos que nós, educadores e educadoras, temos em relação ao uso do TikTok na aula.

Afinal, essa é a rede que mais cresce em número de usuários no mundo, e o público principal dela é formado por adolescentes e jovens. Em outras palavras, os seus alunos e alunas.

Hoje, nós vamos aprofundar um pouco com dicas sobre como usar o TikTok nas aulas.

Dica 1: entenda o formato

Um primeiro passo para adotar o Tiktok na aula é entender o formato principal da plataforma: a publicação de vídeos.

Ou seja, para extrair o máximo de benefícios para os alunos, você vai precisar criar publicações em vídeo. E os vídeos são, preferencialmente, curtos.

Embora o aplicativo já permita a publicação de vídeos mais longos, o maior sucesso de visualização ainda se concentra nos vídeos com duração entre 15 e 60 segundos.

Dentro desse formato, você pode soltar a criatividade para entregar o seu conteúdo e explorar todo o potencial do TikTok para aprendizagem.

Dica 2: veja o que outros professores fazem

No TikTok, assim como na internet de forma geral, o humor tem grande apelo entre os usuários. Muitos professores criaram canais no TikTok e já estão compartilhando conteúdo nos diferentes componentes curriculares. 

Conheça as experiências de quem já está usando o TikTok na aula. Entre em contato com esses professores e pergunte sobre os benefícios para os alunos que eles percebem. 

Descubra, a partir da experiência deles, como você quer formatar o seu perfil e quais recursos pretende usar.

Dica 3: estimule a interação

Os comentários são um recurso extra para uso do TikTok na aula. Além do vídeo, você pode deixar uma pergunta para os seus alunos e alunas.

É possível estimular a troca de ideias entre os alunos e alunas por meio dos comentários, que podem ser mediados por você.

Além disso, é possível disparar ações, encomendar pesquisas, atribuir tarefas extra-classe.

Dica 4: encomende vídeos à turma

Um caminho bom caminho de interação com grande potencial de benefícios para alunos e alunas é pedir vídeos à turma.

Em lugar de um trabalho escrito, por exemplo, eles podem compartilhar o resultado de pesquisas e estudos no mesmo formato de vídeo. Isso estimula a criatividade, desperta o interesse da turma e aumenta a interação entre todos.

Eles e elas também podem postar vídeos com dúvidas sobre o conteúdo, para que você responda nos comentários, ou por meio de outros vídeos.

Dica 5: disponibilize conteúdo

Ao compartilhar conteúdos em vídeos no TikTok, você está inserindo o seu componente curricular na rotina dos seus alunos e alunas, num ambiente que fala a língua deles e delas e faz parte do dia a dia.

Isso potencializa os benefícios para alunos e alunas, que passam a contar com os conteúdos na palma da mão. 

Dica 6: busque exemplos no TikTok

Em sala de aula, quando você está explicando um determinado conteúdo, compartilhe com os alunos vídeos que estão disponíveis no TikTok.

Para que esse modelo funcione bem, você precisa pesquisar e selecionar esses vídeos previamente, durante o seu planejamento. Compartilhe com a turma bons exemplos de vídeos com explicações complementares corretas.

Dica 7: use o TikTok para avaliar

Quer começar uma aula avaliando o que seus alunos já sabem sobre o tema? Então, que tal encomendar a eles uma pesquisa rápida de um vídeo no TikTok que traga uma boa definição para aquele tema?

Essa modalidade é mais desafiadora, pois os alunos terão de mobilizar o conhecimento prévio que possuem para pesquisar vídeos sobre o tema.

Peça que apresentem para a turma e justifiquem a escolha. Em seguida, você faz as correções necessárias.

Dica 8: siga o Mindzup no TikTok

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é fundamental para garantir uma navegação segura no TikTok.

Por isso, a última dica que deixamos é recomendar aos alunos que acompanhem o perfil do Mindzup no TikTok.

Como você já deve saber, o Mindzup é o portal da Mind Lab direcionado aos alunos do Programa MenteInovadora. Nele, os alunos e alunas cumprem missões diárias, respondendo questões de diversas áreas do conhecimento. A plataforma é gamificada, o que permite aos estudantes acumular pontos à medida que avançam nas missões.

No TikTok, o personagem Vigo posta vídeos convocando os jovens a auxiliá-lo nessa jornada de resgate do conhecimento. Além de algumas dancinhas divertidas, ele dá dicas sobre como os métodos metacognitivos do MenteInovadora podem ajudar a turma a organizar a rotina de estudos, por exemplo.

Conheça o Mindzup no TikTok. Para acessar o perfil, basta pesquisar no aplicativo por @mindzup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu