Férias escolares: o que os gestores podem fazer quando a escola está fora do período de aulas?

Gestão EscolarGestão Escolar

Apesar de a escola funcionar o ano todo, o período de recesso é um momento onde os gestores conseguem obter maior tranquilidade para se organizar. Com menos imprevistos e cobranças atreladas ao movimento dos alunos, é possível analisar o ano letivo que se passou e se planejar para a etapa seguinte.

Portanto, não deixe de tirar o melhor proveito possível das férias escolares. Separamos algumas das atividades mais importantes para vocês, líderes educacionais, que precisam colocar a casa em ordem!

 

Planejamento Pedagógico

A revisão do planejamento pedagógico é fundamental para garantir a qualidade do ensino em sua escola. Para isso, considere não apenas as notas e parâmetros como a taxa de reprovação.

Recolha feedbacks de pais e educadores sobre o processo de aprendizagem dos estudantes, considerando avanços e desafios enfrentados durante o ano. Além disso, separe um tempo para estudar sobre outras metodologias e também recursos tecnológicos capazes de otimizar os estudos.

A experiência adquirida nos últimos meses deve te ajudar a responder essa questão. Afinal, quais inovações precisam ser ativadas para proporcionar melhorias relevantes no ensino-aprendizagem?

 

Planejamento Administrativo e Financeiro

É por meio do balanço orçamentário e do fechamento de caixa anual, que a escola entenderá o seu nível de saúde financeira. Dessa forma, é possível rever gastos e investimentos, de acordo com os resultados atingidos.

Esse também é um período de rematrículas e captação de novos alunos.  Ou seja, um momento para concentrar alguns esforços que permitam não só amenizar possíveis débitos do ano anterior como se preparar para começar o ano seguinte com o capital em equilíbrio.

A partir dessa análise, será possível realizar a projeção financeira do próximo período letivo.  A administração geral da escola e a gestão de pessoas são outras áreas do planejamento que dependerão diretamente desse saldo.

Sendo assim, os gestores também poderão aproveitar para reavaliar seu quadro de funcionários, fornecedores e o corpo docente. Isso porque, caso seja necessário, esse tempo é o mais indicado para entrevistas e contratações.

Por fim, com base nas informações sobre a quantidade de alunos e professores, organize suas turmas e horários, além de outros detalhes do calendário anual.

 

Reformas na escola

São tantos os distúrbios que ocorrem no espaço físico durante uma reforma, que a opção se torna totalmente incompatível com o período de aulas. Até mesmo considerando os possíveis riscos para a saúde e a segurança das crianças.

Não à toa, esse também é o espaço de tempo ideal fora da rotina escolar para realizar mudanças e manutenções. Apenas não esqueça de planejar a reforma com antecedência e programe datas e momentos que não interfiram em outras atividades.

 

Cursos de Capacitação

Em teoria, sabemos que o aprimoramento profissional deve ser constante. Porém, nem sempre é possível se dedicar totalmente aos estudos quando estamos imersos em demandas cotidianas.

Dessa forma, diretores e coordenadores podem aproveitar para fazer cursos, ler livros, assistir palestras ou até frequentar workshops com treinamentos que colaborem para seu desenvolvimento.

Podem ser considerados, especialmente, os assuntos ligados à liderança ou a algum dos 6 pilares da Gestão Escolar. Também é válido parar para acompanhar as mudanças importantes e novidades na Educação, como a BNCC recém-homologada ou ainda, a Reforma no Ensino Médio, em andamento.

 

Descanso e Relaxamento

Aproveite o clima de férias para inserir atividades de relaxamento em seu dia-a-dia. Projete o mesmo para professores e funcionários.

Lembre-se, os maiores líderes e pessoas bem-sucedidas em todo o mundo, possuem uma rotina pessoal focada em seu bem-estar. Assim como para a escola, não deixe de desenhar o estilo de vida que você almeja para si mesmo daqui para frente.

Se possível, também escreva os seus aprendizados do ano e liste novos objetivos para o ano que vem. Ter isso em mente, irá te permitir enxergar com clareza o tipo de pessoa que quer ser para si e para o mundo.

Afinal, você é seu principal investimento, capaz de influenciar outros educadores e alunos positivamente.

Que tal começar a fazer todas essas revisões agora mesmo? Deixe nos comentários o que você espera melhorar!

💡 Dica de leitura

Para ajudar nesse planejamento geral, recomendamos a leitura do e-book: “Guia de ações estratégicas para sua escola”.  Nele, você vai encontrar 51 ações práticas de mínimo ou nenhum custo, que podem começar agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu