Devo manter a escola aberta?

Gestão Escolar

Devo manter a escola aberta? O post desta semana se dirige diretamente aos gestores escolares que, diante do recrudescimento da pandemia, estão vivendo esse dilema. O que é melhor: manter a escola aberta, ou fechá-la e voltar as turmas para o atendimento 100% remoto?

Infelizmente, gestor, não há resposta pronta.

Para lidar com essa questão, você vai precisar ativar as suas habilidades socioemocionais de gerenciamento de risco, análise de problema, foco na solução e tomada de decisão.

E os métodos metacognitivos do programa MenteInovadora podem ajudá-lo.

Confira como:

Método do Semáforo

Como você bem conhece, o método do semáforo nos ensina a parar, analisar a situação e só então agir. Porque decisões tomadas no impulso, como você sabe, nem sempre são as mais acertadas. Por isso, sempre que a questão envolve uma tomada de decisão delicada, como é o caso aqui, recomendamos que você acione a luz vermelha antes de seguir para o próximo método metacognitivo.

Método do Detetive

Esta situação exige uma análise detalhada do cenário, com dados objetivos. E o método do Detetive nos ensina a obter respostas com os dados de que precisamos para que essa análise seja a mais completa possível. Então, reúna a sua equipe e saia campo para determinar:

  1. Como as famílias da sua comunidade encaram o atendimento presencial? Você tem mais famílias a favor ou contra essa modalidade?
  2. E os professores? Ele estão confortáveis com a reabertura?
  3. Você tem muitos funcionários e colaboradores em grupos de risco? Como isso afetaria o funcionamento da sua escola?
  4. Como foram elaboradas e implementadas as medidas de segurança na sua escola? Você sente que os seus protocolos são seguros?
  5. Quais as possibilidades da sua instituição para ofertar educação remota de qualidade?
  6. Como estão os níveis de rematrícula e de novas matrículas? Você perdeu muitas famílias em função da pandemia? Como a sua decisão – pela abertura ou não – pode impactar esse cenário?
  7. E a taxa de inadimplência, caso a sua escola seja privada?
  8. Finalmente, investigue também – e mantenha atualizados – os dados sobre nível de ocupação de leitos e as taxas de novos casos na sua cidade ou região.
Método do Espelho

Para que sejam mais efetivos, os dados concretos que você e sua equipe vão apurar precisam de um componente subjetivo: como você, gestor, encara os riscos da Covid-19? Qual o nível de risco que você está disposto a assumir? O autoconhecimento é fundamental no momento de uma tomada de decisão crucial, porque idiossincrasias pessoais influenciam nossa capacidade de julgamento. Use o método do espelho para entender as emoções que permeiam suas atitudes.

Método do Filtro

Com os dados levantados e o autoconhecimento em dia, acione a luz amarela do Semáforo e inicie a análise do problema. Nesta fase, pesando todos os prós e contras, o método do Filtro pode ser um grande aliado para que você separe, no conjunto de informações, o que é realmente relevante para a tomada de decisão.

Método das aves migratórias

Construir e, principalmente implementar, uma decisão como esta é um trabalho de equipe. Seja para manter a escola aberta, seja para fechá-la, você vai precisar de uma sincronia de atuação de todos os colaboradores. No primeiro cenário, para reforçar o compromisso com as medidas de segurança e a observância dos protocolos; no segundo, para abraçar o atendimento remoto com vontade e criatividade, para que seus alunos continuem bem atendidos, mesmo que à distância.

Aplique os métodos do Programa MenteInovadora e boa decisão para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu