Em Taboão da Serra, jogo desperta solidariedade

Práticas Inspiradoras

Professora usa Forças Unidas e método Aves Migratórias para impulsionar campanha para doação de cadeiras de rodas, a solidariedade dentro da sala de aula.

Desenvolver as relações sociais e despertar as crianças para a importância da solidariedade e do trabalho em grupo. Esses foram os objetivos que nortearam o trabalho da professora Suzana de Paula Silva com seus alunos do 2º ano C da Escola Municipal Oscar Ramos Arantes, em Taboão da Serra (SP). Para atingi-los, ela aproveitou o jogo Forças Unidas e o método metacognitivo Aves Migratórias, do Programa MenteInovadora, associados a uma campanha de mobilização da comunidade. “Eu queria sensibilizar as crianças para questões sociais que demandam solidariedade”, explica a professora. “Queria levá-las a perceber que, juntos, nós podemos fazer mais.”

Tudo começou quando a escola aderiu a uma campanha do Instituto Entre Rodas, que arrecada lacres de latinhas para trocar por cadeiras de rodas que são doadas a crianças que não dispõem do equipamento. Batizada de “Oscar Solidário”, a campanha tinha a meta de arrecadar 800 garrafas pet cheias de lacres. “Eu não queria que as crianças se sentissem desmotivadas por esse número”, explicou a professora. “Por isso, idealizei a sequência chamada Ser Solidário, e o jogo e o método nos ajudaram a perceber que o sucesso dessa campanha dependeria de um trabalho em grupo: quanto mais trabalhássemos juntos, maiores seriam as nossas chances.”

Como resultado, a professora verificou que as crianças se engajaram mais. “Elas (as crianças) uniram forças com os demais alunos da escola, com os familiares e amigos em prol da campanha”, comemora Suzana. “E as relações sociais entre eles melhoraram consideravelmente.”

Para conhecer melhor o projeto de Suzana, assista ao vídeo: http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu