Precisamos falar sobre drogas!
Infelizmente, cresce o número de jovens que faz uso de algum tipo de droga, lícita ou ilícita. E a idade desse primeiro contato também diminui. Por isso, quanto antes a escola abordar esse tema, melhor será para todos.
Mas como trabalhar a questão das drogas em sala de aula?
Primeiramente a preparação dessa atividade, você pode aplicar o Método Metacognitivo da Escada, do Programa MenteInovadora. Com ele, você define seu objetivo – ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema drogas – e escolhe os degraus que terá que subir, um de cada vez, para chegar a esse objetivo. No caso deste tema, eles poderiam ser resumidos da seguinte maneira:
- Descobrir o que os alunos já sabem ou pensam sobre as drogas.
- Apresentar os diferentes tipos de drogas: lícitas e ilícitas.
- Explicar o funcionamento biológico das drogas no organismo e os riscos envolvidos.
- Apresentar os efeitos sobre a vida social dos usuários.
- Avaliar a aprendizagem dos alunos.
Depois que essas etapas forem delineadas, hora de colocar o projeto em prática!
1º Passo – Método do Detetive
Inicie apresentando o tema aos alunos. Lembre-os de que as perguntas constituem um dos recursos mais eficientes para investigar um problema. Então, usando o Método do Detetive, do Programa MenteInovadora, estimule os alunos a bolar perguntas com dúvidas sobre drogas. Para evitar constrangimentos, as perguntas podem ser feitas de forma anônima e depositadas numa caixa que você vai deixar na sala por um prazo a ser combinado entre vocês. Assim, depois de encerrado o prazo, recolha a caixa e analise as perguntas para ter um diagnóstico sobre o que a turma já sabe ou pensa sobre o tema.
2º Passo – Método das Aves Migratórias
Logo depois do levantamento feito, você pode dividir a turma em dois ou mais grupos e encomendar pesquisas. Trabalhando em conjunto, cada time pode levantar dados sobre drogas lícitas, drogas ilícitas, riscos para a saúde, formas de funcionamento no organismo, os efeitos e consequências sobre a vida das pessoas que usam essas drogas. Sobretudo, oriente e direcione o levantamento desses dados e combine a forma de apresentação. Os grupos podem montar apresentação expositiva, podem trabalhar uma pequena peça de teatro, fazer vídeos ou outros recursos para apresentar aos colegas o que pesquisaram. Por isso, reserve o número de aulas que julgar necessário para as apresentações. É importante que você, à medida que o grupo apresenta seu trabalho, vá complementando as informações. Com cada um fazendo a sua parte, como no Método das Aves Migratórias, o grupo todo chegará ao seu destino final.
3º Passo – Jogo do Semáforo
Usando o Método do Semáforo do Programa MenteInovadora, monte um jogo de perguntas e respostas para aplicar durante um período. Formule em casa perguntas sobre o conteúdo trabalhado, com três alternativas de resposta. Em sala de aula, divida a sala em dois grupos. Apresente a primeira pergunta ao grupo 1. Os alunos devem parar, pensar, e só então responder. Se a resposta escolhida for a certa, o grupo faz 1 ponto. Caso não souberem responder, ou se responderem de forma errada, eles passam a vez ao grupo oponente que então, ao escolher a alternativa certa, marcará dois pontos. Se ambos errarem, ninguém pontua. A pergunta seguinte, então, deve ser apresentada ao grupo 2 e assim sucessivamente, até que todas as perguntas tenham sido respondidas. Aproveite esse momento para observar onde a turma continua com dúvidas e elaborar reforços nesses pontos.
Agora que você já tem uma ideia sobre como trabalhar o tema, arregace as mangas e bom trabalho!
5 Comentários. Deixe novo
Estas atividades são bem elaboradas, e tem estratégias muito boas para realizar o trabalho com os alunos.
Texto interessante e bastante reflexivo, ótima dicas!!
Sempre temas atuais e de extrema importãncia para serem trabalhados em sala de aula. Sabemos o quanto as crianças e adolescentes tem se desviado para o caminhos das drogas e abordar isso em sala, de forma leve, descontraída pode atenta los para o perigo que as drogas representam.
O texto e as estratégias são excelentes.
Oy