Aplique o MenteInovadora na prática

Gestão Pedagógica

Aplique o MenteInovadora na prática e transforme suas aulas!

ATENÇÃO: Este texto contém um presente para você, professor, que quer experimentar o Programa MenteInovadora na prática para transformar as suas aulas!

Para os professores das escolas e redes públicas que já adotam o Programa MenteInovadora, não é nenhuma novidade. Eles já sabem que o Programa MenteInovadora é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, éticas e cognitivas. Promove a Educação Socioemocional e ainda ajuda as escolas a cumprirem os preceitos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Quem trabalha com o MenteInovadora jamais consegue se imaginar novamente em sala de aula sem ele.

Mas e o professor que só conhece o programa de ouvir falar? Ou de ler sobre ele no site da Mind Lab e aqui no Educador 360? Como esse professor pode experimentar o poder transformador do Programa MenteInovadora?

Hoje, nós vamos dar um presente a esses professores que querem Aplicar o Programa MenteInovadora na prática e transformar suas aulas. Mas calma, a gente já chega lá.

Metodologia Mind Lab

Antes é importante ressaltar a origem do Programa MenteInovadora, que utiliza a Metodologia Mind Lab, uma abordagem única e inovadora para o desenvolvimento e construção de estratégias de pensamento e habilidades para a vida. Ela se baseia em três pilares fundamentais: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professores-mediadores.

Os Jogos de Raciocínio permitem aos alunos vivenciar situações-problemas num ambiente controlado dos tabuleiros. Para resolver esses problemas, eles são obrigados a mobilizar – e dessa forma desenvolver – habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Os Métodos Metacognitivos são mecanismos criados pela Metodologia Mind Lab para auxiliar os estudantes a organizar as funções executivas e cognitivas do cérebro. Por meio deles, os alunos aprendem formas de estruturar o pensamento e refletir sobre o problema e os caminhos para sua resolução.

O professor-mediador é formado pela Mind Lab para promover mudanças na maneira pela qual os alunos processam e mobilizam os conhecimentos construídos. É um educador moderno, completo, que supera a ideia do ensino como mera transmissão vertical de conhecimentos. Ele sabe que o conhecimento é uma construção que se dá na interações entre professor, conhecimento e alunos.

Uma história transformadora

A construção de uma ferramenta como essa não acontece da noite para o dia. Em atividade desde 1994, a Mind Lab vem desenvolvendo expertise na promoção de Educação Socioemocional em mais de 25 países, onde já formou mais de 10 mil professores-mediadores que ajudaram a desenvolver mais de 2 milhões de alunos com o Programa MenteInovadora.

No Brasil, o Programa MenteInovadora tem papel destacado também no desenvolvimento da educação pública. Adotado por 5 redes estaduais e 18 municípios, ele é aplicado em 9.500 escolas públicas por mais de 185 mil professores e atinge 5,4 milhões de alunos.

Para se manter em permanente desenvolvimento, a Mind Lab sempre investiu em pesquisas educacionais com algumas das mais destacadas universidades do mundo, como Yale, nos Estados Unidos, Northumbria, na Inglaterra, e Inade, no Brasil. As pesquisas comprovam a transformação social, emocional e cognitiva promovida pelo MenteInovadora.

Afinal, como já dizia Aristóteles há mais de 2,3 mil anos: “Educar a mente sem educar o coração, não é educação”.

O presente para você, professor!

Agora que você já tem uma ideia do que é o Programa MenteInovadora e de como ele foi desenvolvido, que tal aplicá-lo na prática e transformar as suas aulas?

O presente que temos para você, hoje, é ebook “Conhecendo a Proposta”. Totalmente gratuito, ele apresenta os fundamentos do Programa MenteInovadora para quem quer transformar sua prática em sala de aula.

Nesse ebook, você poder se aprofundar sobre os Métodos Metacognitivos, vai conhecer alguns jogos de raciocínio utilizados no programa e vai entender melhor a forma de atuação do professor-mediador.

Além do embasamento teórico

O e-book traz 4 lições práticas focadas na introdução ao Programa MenteInovadora e no desenvolvimento das habilidades de Resolução de Problemas, Tomada de Decisões e Autoconfiança para construir um Projeto de Vida.

No total, são 7 aulas práticas divididas em três partes cada: introdução dos conceitos, uso de um jogo de racicíonio e transposição das habilidades aprendidas para situações cotidiana da vida.

São aulas práticas que podem ser adotadas por todo professor que queira experimentar o Programa MenteInovadora e descobrir como ele pode ajuda a transformar as aulas.

Clique aqui, baixe o e-book “Conhecendo a Proposta ” e comece hoje mesmo a transformar as suas aulas

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu