4 TEDs inspiracionais sobre educação que você precisa assistir para começar a inovar!

Gestão Escolar

As palestras podem ser gratuitas e online, mas o conhecimento após assistir um TED não tem preço! Portanto separamos 4 TEDs inspiracionais sobre educação para fazer diferença na sua vida.

O projeto que começou em 1984 nos Estados Unidos, nasceu reunindo pessoas envolvidas com tecnologia, entretenimento e design (da sigla em inglês: technology, entertainment e design).

Os debates a princípio ligados à essas áreas, foram se ampliando para uma variedade de assuntos onde alguém compartilha sua história, realidade e especialidade para inspirar outras pessoas de maneira acessível pela internet.

Assista a este compilado de 4 TEDs sobre educação para refletir sobre diferentes olhares e resultados que podem não apenas inspirar mas começar a mudar o sistema educacional em qualquer lugar do mundo!

 

Adozinda Kuhlmann – Educação com entusiasmo (TEDxSP 2009)

 “Eu sou professora e a minha profissão tem a missão de alicerçar a profissão de todos”.

Neste TED de Adozinda Kuhlmann, com 91 anos na data da gravação, a professora nos inspira por sua persistência devota. Após 73 anos lecionando Língua Portuguesa, é notável a esperança e o carinho com o qual direciona seu trabalho.

Com certeza, uma demonstração comprovada pelo tempo de experiência, mas também pela simplicidade devido toda sua paixão pelo ensino.

 

Iberê Thenório- É possível ensinar Ciências usando o youtube  (TEDxUnisinos 2012)

 “Para despertar a curiosidade, para fazer com que as pessoas sintam vontade de aprender, é preciso mostrar a elas que elas irão ganhar poder”.

O Jornalista e criador do site Manual do Mundo, maior canal educativo no Brasil,  explica o sucesso de seu conteúdo no Youtube.

Ele percebeu uma diferença essencial entre sua maneira de ensinar quando comparada aos métodos tradicionais presentes na maioria das escolas. Para quem não sabe, essa diferença é o poder que as pessoas acessam ao realizar uma nova experiência.

No Manual do Mundo, que é voltado para projetos de ciências, a explicação teórica sempre se segue após o experimento. Afinal, o processo precisa ser divertido e ter significado prático para ser envolvente, seja para crianças ou adultos.

Um grande lembrete sobre a importância da experiência para ativar a motivação do aprendizado!

 

Sugata Mitra- Novo experimento no autodidatismo (Ted Global 2010)

“Um sistema auto-organizavél é aquele em que a estrutura aparece sem a  intervenção explícita do exterior. Sistemas auto organizáveis são sempre emergentes, quando o sistema começa a fazer coisas que não foi designado a fazer. Educação é um sistema auto organizável, onde aprender é um fenômeno emergente.”

O Pesquisador e ganhador do TEDPrize 2013, leva experimentos autodidatas para os lugares mais vulneráveis do mundo. São países onde faltam bons professores e ensino de qualidade.

Em suas experiências monitoradas na Índia e África do Sul, ele é capaz de instigar crianças com baixo grau de instrução à distância. Em um dos seus primeiros testes, Sugata fornece o acesso por meio de computadores e internet e apenas analisa o comportamento espontâneo. Mais adiante é capaz de comprovar resultados a partir de desafios complexos, sobre os quais os alunos não possuíam nenhum conhecimento prévio.

Seu trabalho atingiu milhares de crianças por todo o mundo e inspira o aprendizado enquanto um processo independente e consciente. Demonstra como professores mediadores podem ativar o protagonismo infantil muito além das condições do meio!

 

Charles Leadbeater- Educação inovadora nas favelas (TEDsalon London 2010)

“Imagine um sistema educacional que se baseia em perguntas, não em conhecimento fornecido. Ou se baseia em jogos, não em lições. Ou partindo da premissa que temos que engajar as pessoas primeiro antes de querer ensiná-las.”

Neste conversa com o autor Charles Leadbeater, autor de livros como “Inovação na Educação: lições de pioneiros ao redor do mundo” , são mostrados alguns exemplos de inovação educacional em diferentes favelas do mundo.

Assim, ele explica como a  tecnologia e o envolvimento podem revolucionar a educação com impacto de recompensa imediata no dia a dia das pessoas.  Afinal, essas comunidades convivem com problemas reais e emergenciais de ordem de saúde e de vida.

Especialmente diante desses cenários, não se pode esperar anos para obter resultados através do conhecimento adquirido. Portanto, a urgência de uma educação produtiva baseada mais em perguntas do que respostas.

 

Diferentes caminhos e uma mesma visão!

Todos esses líderes e pesquisadores da educação podem trazer diferentes formas de inspirar. Mas todas elas se conectam a uma mesma visão que enxerga os alunos enquanto protagonistas de sua própria aprendizagem.

Afinal eles irão aprender aquilo que os interessa, empodera e demonstre ter reflexos práticos em sua realidade próxima. O que não faltam são convites rumo a uma educação engajadora e que faça sentido para todos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu