O que as escolas menores têm a nos ensinar

Gestão Escolar

Os números são do Censo Escolar 2016 e não deixam dúvidas: o número de escolas menores particulares (com até 400 estudantes) cresceu, enquanto o número de instituições grandes vem caindo – e quanto maior o número de alunos, maior a queda. Veja o gráfico:

 

Por que as escolas menores crescem?

O fenômeno não é exclusivo do Brasil. Inúmeras pesquisas realizadas nos Estados Unidos afirmam que escolas com até 400 estudantes apresentam melhor performance acadêmica.

E os pais, como se sabe, valorizam bastante indicadores de excelência. Mas não é só isso.

Confira a seguir, cinco pontos positivos que os pais enxergam em escolas menores e descubra como melhorar seus indicadores nesses quesitos, qualquer que seja o tamanho da sua escola, para aumentar a captação de alunos.

Nas escolas menores, os alunos…

Estreitam laços com colegas e professores

Estudo realizado em 2015 pelo TaxWatch Center for Educational Performance & Accountability, na Flórida (EUA), concluiu: “Estudantes em escola pequenas são mais visíveis, menos anônimos, e isso permite aos professores identificar com maior facilidade necessidades específicas e proporcionar atendimento individualizado.”

💡 Ideias para melhorar a escola: Independentemente do número de alunos, sua escola precisa se comunicar de forma eficiente com todos eles e com as famílias. Feedbacks individualizados, canais digitais com dados de performance, plataformas digitais de aprendizagem e comunicação constante com informações sobre a escola, calendários, eventos são um ótimo começo.

Aprendem mais

Um levantamento conduzido pela professora Anna Egalite, pós-doutorada em Políticas Educacionais pela Universidade de Harvard, investigou o desempenho de 1 milhão de estudantes em quatro estados americanos em 2016 e concluiu: “A performance em escrita, leitura e matemática melhora à medida em que o tamanho da escola diminui.”

💡Ideias para melhorar a escola: Procure programas complementares que ajudem a melhorar a aprendizagem de seus alunos nas disciplinas regulares principais, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Mesmo que sua escola seja grande, nenhum pai tira o filho de uma instituição em que ele tem bom rendimento.

Entram com mais facilidade na universidade

Uma pesquisa financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates mostra que, numa experiência na cidade de Nova York, a substituição de 20 escolas com mais de 1.500 estudantes cada por 200 escolas com menos de 200 estudantes elevou as taxas de entrada na universidade de 47% em 2006 para 71.2% em 2014.

💡Ideias para melhorar a escola: Bons indicadores nos exames nacionais e taxas de aprovação são fundamentais. Invista na preparação dos alunos para esses testes.

Participam mais de atividades extracurriculares

 Diversos estudos compilados pela professora Alyce Holland, da universidade do Iowa, mostram que o percentual de alunos participando em atividades extracurriculares nos Estados Unidos cresce nas escolas menores. Holland credita isso a um maior papel de liderança exercido por esses jovens em ambientes menores.

💡Ideias para melhorar a escola: Currículos bem construídos, focados nas necessidades dos alunos, aumentam a participação, desenvolvem habilidades socioemocionais, e ainda ajudam a melhorar a aprendizagem também em disciplinas regulares.

Faltam menos

Investigação conduzida em 2013 por três pesquisadoras da City University of New York (CUNY), com base em pesquisas do Departamento de Educação daquele Estado, mostrou que a redução na quantidade de faltas aumenta a performance no Ensino Médio nas escolas menores.

💡Ideias para melhorar a escola: Invista em sistemas de acompanhamento de presença que possam manter os pais informados sobre faltas. Também invista em eventos que demonstrem a importância da família na escola. Quanto maior a participação dos pais, melhor a percepção que o jovem tem sobre a escola.

E a sua escola? Tem perdido alunos nos últimos anos? Você já identificou a causa? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários e nossos especialistas responderão com dicas sobre organização e gestão da escola que podem ajudar a estancar a saída de alunos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu