Como a gestão por evidências pode transformar a sua escola

Descubra como a gestão por evidências pode ajudar você a administrar melhor sua escola, seus professores e até aumentar o rendimento de seus alunos

Quais ferramentas você utiliza para o planejamento do ano escolar? Você costuma levar em conta o desempenho de seus alunos para definir como os conteúdos serão ensinados ao longo do ano? A didática de seus professores está adequada ao perfil de seus alunos? E as habilidades socioemocionais: você tem ferramentas para avaliá-las? Caso você ainda não tenha pensado sobre essas questões, elas são fundamentais para ajudá-lo a conduzir o sucesso da sua escola, pois referem-se à gestão por evidências. Mas o que é exatamente a gestão por evidências?

Gestão por evidências: como ela se aplica às escolas?

A gestão por evidências em administração é a gestão baseada em informações, em dados, em fórmulas comprovadas e não em suposições ou análises superficiais, como o “achismo”.

A ideia é tomar decisões mais assertivas baseando-se em constatações da realidade. Mas como ela se aplica às escolas?

A gestão por evidências aplicada à educação nada mais é do que a gestão da sua escola baseada em dados, mapeamentos e diagnósticos que revelam exatamente como seus alunos estão aprendendo (ou não), tanto nos conteúdos programáticos quanto em relação às socioemocionais; em quais áreas têm mais dificuldades e como adequar a didática de seus professores para atingir resultados melhores.

Gestão por evidências: veja um exemplo de análise

Uma das formas de usar a gestão por evidências a favor da sua escola é analisar profundamente o resultado de seus alunos em avaliações externas. O exemplo a seguir mostra algumas análises oferecidas pela Mind Lab às escolas participantes do Mapeamento Curricular Socioemocional.

No Mapeamento, os alunos selecionados são avaliados quanto à sua proficiência em 8 habilidades, sendo 4 socioemocionais e 4 curriculares (de acordo com a Matriz de Matemática do SAEB) como por exemplo: raciocínio rápido, adaptabilidade, grandezas e medidas, espaço e forma e mais!

Após a conclusão da avaliação integrada, a escola recebe uma análise completa do desempenho de seus alunos, tanto individualmente quanto em grupo. Confira abaixo um exemplo real do diagnóstico apresentado pela Mind Lab.

Exemplo de análise das habilidades curriculares:

A turma teve desempenho mais defasado no tópico 2, especificamente nos descritores 10 e 11, que tratam, respectivamente, de conversão de medidas e geometria planagráfico mostrando que os alunos possuem maior defasagem no tópico 2 grandezas e medidas, especificamente nos descritores 10 e 11, que são conversão de medidas e geometria plana

Exemplo de análise das habilidades socioemocionais:

Na avaliação de habilidades cognitivas e socioemocionais, a habilidade com proficiência mais retraída e, portanto, a que merece maior enfoque é a Habilidade analíticaNa avaliação de habilidades cognitivas e socioemocionais, a habilidade com proficiência mais retraída e, portanto, a que merece maior enfoque é a Habilidade analítica

Durante a apresentação do diagnóstico, o time de especialistas da Mind Lab faz uma consultoria estratégica apresentando informações valiosas para que você possa tomar as melhores decisões em relação à gestão da escola, como o cruzamento dos resultados SAEB vs. Socioemocional, além de conclusões e recomendações assertivas.

Com essa análise em mãos e a consultoria exclusiva da Mind Lab, você terá os dados e as informações necessárias para repensar a gestão da sua escola e poder saber com clareza, por exemplo, se o material didático escolhido está adequado às necessidades de seus alunos, ou ainda se a didática de seus professores está adequada ao perfil das turmas.

Fazer análises do desempenho e do aprendizado de seus alunos com frequência é a chave para implementar a gestão escolar por evidências na sua escola e ter muito mais assertividade para tomar as melhores decisões.

Após a apresentação do mapeamento, não deixe de agendar a avaliação de seus alunos e viva a experiência completa!

 

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu