Educação e Renda no Brasil pós-Covid

Gestão Escolar

Políticas públicas voltadas para Educação e Renda no Brasil pós-Covid

Mind Lab e Instituto de Estudos Avançados da USP criam curso para lidar com novos desafios

Com o avanço da vacinação, a pandemia parece caminhar para um cenário de estabilização. Algumas análises já apostam em 2022 como o ano em que o mundo vai se ver livre da Covid-19. Os efeitos sociais causados pelo Coranvírus, porém, devem perdurar por um tempo mais longo. Especialmente na questão de geração de renda.

Renda e trabalho

Durante o período mais duro do isolamento social, milhares de pessoas perderam suas fontes de renda. Os impactos mais fortes foram sentidos entre as camadas socialmente mais vulneráveis. Justamente aquelas com menor formação educacional e, portanto, menos preparadas para retornar ao mercado de trabalho. Até porque, esse mercado de trabalho também já não é mais o mesmo.

Como outro efeito colateral, a pandemia provocou mudanças drásticas em algumas categorias de serviços em função do aprofundamento do uso da tecnologia. Como dizia um bordão repetido à exaustão durante o lock down, o mundo nunca mais será o mesmo. E o “novo normal” cria novos níveis de dificuldade para populações com níveis mais baixos de formação.

Novo desafio

Esse novo cenário requer novas abordagens para que pessoas excluídas do novo mercado de trabalho possam retomar a geração de renda. Mais um desafio para gestores públicos que passa, necessariamente, pela Educação.

Curso gratuito

Pensando em novas maneiras de enfrentar essa questão, a Mind Lab e a Universidade de São Paulo desenvolveram o curso “Políticas Públicas: Educação e Renda”, oferecido pela cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados (IEA). Totalmente gratuito e digital, o curso disponibiliza 300 vagas para gestores e técnicos vinculados ao setor público. A ideia é formar servidores das secretarias de Educação, Trabalho e Geração de Renda.

Como funciona o curso

Com carga horária total de 30 horas divididas em 5 módulos, o curso “Políticas Públicas: Educação e Renda” acontecerá de 3 de novembro a 3 de dezembro de 2021, sempre às quartas e sextas-feiras, das 17 às 19 horas.

Cada módulo será composto por duas aulas, com duas horas de duração cada uma. Na primeira hora, o tema do módulo será abordado por um especialista convidado pela Mind Lab e pelo IEA. A segunda hora será destinada a um forum para esclarecimento de dúvidas e debate entre os alunos sobre a temática abordada.

Temas dos módulos

Os módulos abordarão os seguintes temas:

  • Políticas públicas vinculadas à educação e renda, ministrado por Ernesto Farias, presidente do IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).
  • Competências socioemocionais e desenvolvimento pessoal e profissional, ministrado por Mozart Ramos Neves, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e coordenador pedagógico do curso.
  • EJA – Educação e geração de renda, ministrado por Suely Menezes, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
  • Novas tecnologias e formação híbrida, ministrado por Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas.
  • Experiências exitosas para o mercado de trabalho, ministrado por Fred Amâncio, secretário de Educação do Recife.
Certificação

As inscrições são gratuitas e todos os participantes terão direito a certificado. Para recebê-lo, é preciso ter frequência mínima de 75% nas aulas e elaborar um memorando detalhando os impactos positivos do curso em suas atividades profissionais.

Se você tem alguma dúvida, escreva para ajuda@mindlab.com.br. Se não tem mais dúvidas, clique aqui para se inscrever gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu