Como está o desenvolvimento socioemocional de seus alunos?

Gestão Escolar

Como está o desenvolvimento socioemocional de seus alunos? Afinal, você tem ideia de como os seus alunos percebem em si próprios o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a vida?

Um diagnóstico desse tipo certamente é importante para orientar educadores e gestores escolares no planejamento para desenvolver essas competências essenciais para a vida adulta.

Por isso, o Insituto Ayrton Senna (IAS) realizou, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, uma pesquisa inédita com 110.198 alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, e do 3º ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados em novembro de 2019 e apresentados em maio deste ano.

Os estudantes se autoavaliaram em 17 competências socioemocionais.

Confira algumas das principais constatações do estudo:

  • Na comparação entre as três faixas etárias pesquisadas, os estudantes do 9º ano acham que são menos desenvolvidos na maior parte das competências socioemocionais. Isso acontece porque nessa faixa etária (13-15 anos), os jovens estão mais inseguros diante das transformações causadas pela adolescência e pelas novas responsabilidades trazidas pela perspectiva de chegar ao Ensino Médio.
  • Estudantes do 5º ano se sentem com maior confiança nas outras pessoas do que os jovens dos demais anos pesquisados. Isso se deve, segundo os pesquisadores, ao fato de estarem na idade de construção dos laços afetivos com seus pares.
  • No mapeamento socioemocional das Competências Gerais da BNCC, as as Competências 3 (Repertório Artístico e Cultural) e 8 (Autoconhecimento e Autocuidado) são as menos desenvolvidas em todas as séries.
  • Em relação à violência escolar, os estudantes pesquisados relataram sofrer mais bullying por aparência do corpo (16,1%), aparência do rosto (14,5%) e cor ou raça (8,1%).
  • 10,2% dos estudantes declararam praticar bullying.

Os resultados completos estão disponíveis para consulta e podem ser consultados neste endereço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu