Menos flores, mais igualdade!
O Mês Internacional da Mulher, comemorado em março, pode ser um bom momento para despertar a equipe e os alunos para a importância da igualdade entre homens e mulheres para o desenvolvimento da humanidade
Por milênios, as mulheres receberam tratamento diferente no mundo dominado pelos homens. Nem por isso deixaram de realizar grandes conquistas para o desenvolvimento da humanidade.
Dos estudos sobre radioatividade ao projeto Apolo que levou o homem a pisar na Lua; do primeiro vôo sobre o Oceano Atlântico às guerras contra as tropas portuguesas que resistiam em aceitar a independência do Brasil, a história está cheia de mulheres que deixaram sua marca na humanidade. Mesmo num tempo em que a sociedade não lhes dava espaço para brilhar.
No mês em que se comemora internacionalmente a importância da mulher, um bom projeto pedagógico pode reunir professores de diferentes áreas do conhecimento em torno de um tema: como seria o mundo sem mulheres?
Você já parou para pensar nisso?
É uma provocação que, se bem conduzida, pode gerar excelentes projetos pedagógicos para despertar nos alunos, em suas famílias e nos próprios funcionários a consciência sobre a importância de construir uma sociedade mais justa, onde homens e mulheres possam desfrutar de igualdade plena nas relações sociais, pessoais e profissionais.
Afinal, flores são ótimas e todos nós as adoramos. Mas elas duram apenas alguns dias. Já uma sociedade igualitária é para sempre! E nós, educadores, podemos ajudar a construi-la!
9 Comentários. Deixe novo
Um projeto que envolve discussões com esse tema, é muito importante nos dias atuais para concientizar os alunos desde de cedo, a valorizar nós mulheres. Pois muitas de nós, ainda sofrem com as diferenças nas relações sociais, pessoais e profissionais.
Amei o texto e apoio esse projeto de igualdade de gêneros, pois nós mulheres temos capacidade de desbravar esse mundão, basta nos darem oportunidades.
O papel da escola sempre será provocativo à reflexões, em qualquer tema que se aborde. Fazer discussões sobre o papel das mulheres na sociedade vai além. Necessário, pertinente, indispensável e deve ocorrer durante todo o ano letivo em atitudes simples também. Nada de divisões sexistas: meninas x meninos; fila de meninos e fila de meninas; as meninas na frente depois os meninos… há de se intervir sempre no respeito ao ser humano, independentemente de seu gênero.
Concordo com você, Flávia!! São nas pequenas ações que mostramos de fato a igualdade de gênero! Educamos pelo exemplo e muitas vezes falamos tanto da importância da mulher para a sociedade mas nos colocamos em posição de frágil e de seres dependentes do sexo oposto.
Precisamos exemplificar com história de mulheres que, ao longo da história, assumiram o papel de heroína e fizeram história com seus grandes feitos.precisamos mostrar para nossos filhos e alunos que uma sociedade igualitária se constrói com respeito ao ser humano independente de ser homem ou mulher!
São nas pequenas ações que mostramos de fato a igualdade de gênero! Educamos pelo exemplo e muitas vezes falamos tanto da importância da mulher para a sociedade mas nos colocamos em posição de frágil e de seres dependentes do sexo oposto.
Precisamos exemplificar com história de mulheres que, ao longo da história, assumiram o papel de heroína e fizeram história com seus grandes feitos.precisamos mostrar para nossos filhos e alunos que uma sociedade igualitária se constrói com respeito ao ser humano independente de ser homem ou mulher!
Amei a reflexão, enquanto educadores temos que desenvolver esses conceitos em nossos alunos
Sim, trabalhar a igualdade na escola é de grande valia, pois não importa ser homem ou mulher, ambos são guiados pela inteligência cósmica, e tem suas virtudes, porém, para que sejam notadas, é necessário o trabalho em grupo, ou seja, os homens precisam aprender a trabalhar em grupo, prol à humanidade desde criança. para que melhore o convívio da humanidade.
O texto é bem interessante, e concordo com uma citação acima, que é nas pequenas atitudes do dia a dia que podemos tornar mais igualitárias as situações ainda digo mais, há necessidade de mais cursos sobre o assunto, pois estamos acostumados com uma sociedade desigual, e acabamos tendo atitudes erradas, mesmo sem querer ou pensar, a reflexão do tema é super importante.
Sim. Um dos papeis da escola deve ser o provocativo para levar a reflexões do porquê de tantas desigualdades e discriminações e o tema: Divisão sexual do trabalho, também não foge a regra. É fundamental fomentar a discussão da equidade de gênero, raça e classe.