Vem aí o Dia Internacional de Combate às Drogas!

Gestão Pedagógica

Vem aí o Dia Internacional de Combate às Drogas! Desde 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 26 de junho como Dia Internacional de Combate às Drogas. A ideia é conscientizar a população de forma geral sobre o grave problema que essas substâncias representam, não só para a saúde de quem as usa, mas para a sociedade como um todo.

Nós, como educadores, temos papel importante na conscientização de jovens em nossas escolas. Uma forma de contribuir para a prevenção é incentivar a reflexão entre os adolescentes em sala de aula, além de adotar medidas na própria escola onde trabalha.

É fundamental lembrar a definição de drogas, que não se limitam às substâncias proibidas como maconha, cocaína, crack, e ecstasy, por exemplo. Algumas substâncias legalmente comercializadas para consumo recreativo, como álcool e tabaco, são bastante prejudiciais à saúde, apesar de não serem ilegais. Outras drogas, como os remédios, podem ser utilizadas para curar doenças, desde que usadas com acompanhamento médico.

Uma boa definição para droga, segundo a ONU, seria: substâncias que não são produzidas pelo organismo e apresentam a capacidade de alterar o funcionamento de um ou mais sistemas do nosso corpo.

Aproveite o Dia Internacional de Combate às Drogas para colocar a sua escola também na vanguarda da conscientização de adolescentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu