Jogo vira livro para ensinar mais

Confira a atividade desenvolvida em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo onde o jogo foi transformado em um livro infantil.

O objetivo da professora Katia Rodrigues, do 1º ano A do Colégio Municipal Professora Hortência Alves dos Santos, em Santana de Parnaíba (SP), era ressignificar o espaço sala de aula, tornar a aprendizagem motivadora, mais dinâmica, e promover as relações interpessoais. Nasceu, assim, o projeto Motivação. “Edgar Morin diz que a humanidade precisa de mentes mais abertas, escutas mais sensíveis, pessoas responsáveis e comprometidas com a transformação de si, e do mundo”, justifica a professora. “Nós tentamos não só nos preocupar com a transformação do aluno, mas sim com toda a transformação da sua vida pessoal.”

O projeto utilizou o jogo O Lobo e as Ovelhas, do Programa MenteInovadora, no qual o lobo tem o objetivo de atravessar o tabuleiro e as 4 ovelhas devem cercá-lo para impedir o avanço dele. As peças se movimentam na diagonal, para frente ou para trás, num tabuleiro idêntico ao do jogo de damas.

Kátia Rodrigues aproveitou o jogo para confeccionar um livro com a história do Lobo e das Ovelhas, todo feito de dobraduras, recortes, colagens e pinturas. Com o projeto, além de promover aproximações e estreitar os laços afetivos, ela trabalhou figuras geométricas, formação de palavras, e aproveitou para introduzir alguns conteúdos de Ciências Naturais e Geografia ao estudar o lobo guará e seu habitat, o cerrado brasileiro.

A prova de que o conhecimento transcendeu os muros da escola veio quando um dos alunos confeccionou em casa, com sua mãe, uma cópia do livro O Menino Azul, de Cecília Meirelles, também em formas geométricas.

Para saber mais sobre o projeto, assista ao vídeo em: http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira

7 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu