Transformando vidas com o Programa MenteInovadora
No coração da educação inovadora reside o poder transformador do Programa MenteInovadora, uma metodologia que vai além da sala de aula, permeando a vida dos alunos e educadores. Hoje, vamos conhecer a inspiradora jornada da professora Laís Regina Telles Campos Rêgo, uma educadora dedicada que vem aplicando essa metodologia desde 2011, nos 4ºs e 5ºs anos do Colégio Prisma, em Arapongas, no Paraná.
A magia dos jogos de raciocínio
O Programa MenteInovadora é uma ferramenta que utiliza jogos de raciocínio para desenvolver habilidades essenciais para a vida. Laís conta que costuma usar quase todas as sugestões da metodologia, mas destaca em especial o jogo Pirâmide. “Matriz Curricular do 5º ano, aproveito a temática para verificar o conhecimento sobre o assunto, enriquecer a aula e conectar os conhecimentos e saberes.” A professora afirma que o jogo ajuda a trazer mais significado e transcende a sala de aula. “Ao manipular de forma concreta os conceitos matemáticos relacionados às pirâmides, exploramos as diferentes variáveis e compreendemos o significado de cada uma delas. É um conhecimento que jamais será esquecido”, relata a professora.
Transformação profunda e significativa
Laís testemunhou como a aplicação dessa metodologia molda não apenas o conhecimento acadêmico, mas também valores fundamentais. A organização, resiliência, comunicação e superação de desafios tornam-se intrínsecos ao aprendizado. O fascinante é como essas habilidades transcendem a sala de aula, permeando a vida cotidiana dos alunos. Levar os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas conectadas com outras habilidades, sempre com um enfoque lúdico, gera mudanças significativas não só no comportamento, na confiança, na superação, mas também na percepção de suas ações frente a desafios e situações mais complexas. “Analiso que os alunos demonstram um significativo crescimento em todos os aspectos quando incorporam os conceitos dos métodos metacognitivos e trazem para seu dia a dia, amadurecem e levam para vida”, explica a professora.
Aula de desenvolvimento de habilidades
Em tempos de incertezas, como os que enfrentamos durante a pandemia, o Programa MenteInovadora emerge como uma âncora de esperança. Laís descreve como a pedagogia do amor contagia e transforma não apenas as crianças, mas todo o ambiente escolar. As pequenas transformações diárias que ela observa em seus alunos refletem uma verdade fundamental: pessoas melhores fazem um mundo melhor. “Gosto muito de gerar um clima desafiador e de superação nas aulas, digo muitas vezes: vamos falar a verdade para nós mesmos. Vencer ou perder faz parte dos enfrentamentos com os jogos, analisar o que levou ao resultado positivo ou negativo é o que vai nos levar ao crescimento individual. Com isso, os alunos vão compreendendo e analisando o que os levou a alcançar o resultado obtido e percebem que as ações podem ser melhoradas e aprimoradas a fim de atingirem seus objetivos. Não é uma aula de jogos, mas uma aula de desenvolvimento de habilidades que utiliza de jogos de raciocínio para abordar diversos temas, é apaixonante aplicar uma metodologia tão rica e de qualidade, sou privilegiada”, explica.
Desafios da metodologia
O Programa MenteInovadora é uma jornada que transcende os limites do ensino tradicional. É uma jornada de autodescoberta, crescimento e solidariedade. Mas também tem desafios. O maior deles, segundo Laís, foi o de ajustar e controlar a própria ansiedade, enquanto aplicadora, aprender a controlar o impulso de dar respostas imediatas, de responder dúvidas impulsivamente ao invés de levar os alunos a refletirem por meio da mediação. “Hoje, tenho certeza de que sou uma professora mais mediadora e que busco deixar um clima tranquilo para o aluno chegar à resposta, ajudando com perguntas instigantes para auxiliar a reflexão e cheguem a conclusões. Amo ver o sorriso surgir e os olhos brilharem quando enxergam a resolução, é mágico e sempre vale a pena.”
A educação como agente de mudança
Laís não vê apenas crianças em suas aulas, ela vê futuros líderes, sonhadores e construtores de um mundo mais compassivo e colaborativo. Ao partilhar as experiências e transformações que emergem do Programa MenteInovadora, ela compartilha mais do que sucesso educacional; ela compartilha esperança, realização e o sonho de uma sociedade melhor para todos. “Acredito que esse programa deveria existir em todas as escolas, nos diferentes segmentos, sou exemplo de como aprendemos a ser profissionais melhores, que contribuem mais na formação dos estudantes com a internalização dos conceitos e práticas da mediação da aprendizagem. É uma metodologia que é levada da sala de aula para vida, para família, trabalho e relacionamentos. Sou grata por conhecer e poder aprender tanto com a Mind Lab. Obrigada!”, finaliza.