Dia do Amigo: atraia novos alunos e motive os atuais
Saiba como usar o Dia do Amigo para proporcionar conquistas à sua escola
Em outubro é comemorado o Dia das Crianças e, ao mesmo tempo, é o mês em que os pais estão prestes a decidir em qual escola matricularão seus pequenos. Que tal aproveitar este momento oportuno para promover um Dia do Amigo?
Funciona assim: seus alunos levam um amigo de outra escola para passar o dia na sua instituição e participar de atividades e brincadeiras para comemorar o mês das crianças.
Esse momento é ideal para captar novos alunos e mostrar os diferenciais da sua escola com uma experiência prática. …mas como proporcionar essa vivência a potenciais alunos?
Dia do Amigo: quando deve acontecer?
◘ O dia das crianças, especificamente, pode não ser uma boa data já que é um feriado nacional e, por isso, muitas famílias viajam. Sugerimos que você escolha algum sábado do mês de outubro para essa atividade.
Dia do Amigo: quem deve participar?
◘ Cada um dos seus alunos é convidado a levar um amigo que não estuda em sua escola. Os alunos podem levar amigos, primos, irmãos, colegas do curso de inglês, da aula de natação ou do futebol, por exemplo.
◘ Sugerimos que, inicialmente, realize o evento com os alunos do Ensino Fundamental I e II, mas você pode utilizar outros segmentos que preferir.
◘ Lembre-se de enviar um documento de autorização que deve ser assinado pela família do amigo e deve conter seus contatos (como telefone e email), para caso haja necessidade de contatá-los. Aproveite para armazenar essas informações para futuras prospecções.
Dia do Amigo: prepare a escola
◘ Crie um roteiro de atividades, incluindo momentos de aprendizagem e de lazer. Estipule o tempo necessário para cada jogo, prática esportiva, entretenimento e lanche.
◘ Faça etiquetas de identificação para cada aluno e seu convidado, com seu nome, idade, grupo de atividade e, no caso dos convidados, aluno representante. Para maior controle, identifique os alunos e cole as etiquetas na entrada da escola.
◘ Organize um espaço diferente para cada faixa etária ou grupos de turmas e, caso possua espaço suficiente, prepare um espaço para a integração das turmas durante uma atividade ou hora do lanche, por exemplo.
◘ Você também pode utilizar os jogos de raciocínio em versões gigantes nas salas ou no pátio, deixando a prática ainda mais interessante e contagiante para os alunos e os visitantes.
Não deixe a experiência terminar nesse dia
◘ Aproveite o Dia do Amigo da sua escola para promover reflexões sobre o significado de “amizade”. As crianças podem formular frases ou fazer desenhos sobre seus aprendizados a respeito da amizade, o trabalho em equipe e a cooperação ao final de cada atividade.
◘ Registre as atividades tirando fotos para divulgar o evento em sua escola e, caso seja possível, imprima algumas delas para presentear os alunos e amigos.
◘ Separe alguns brindes da sua escola para sortear ou premiar as equipes vencedoras durantes as atividades.
◘ Selecione todos os materiais desenvolvidos pelas crianças e faça um “Kit do Amigo”, que deve ser entregue às suas famílias no fim do dia. Aproveite para incluir um material de divulgação da sua escola nesse Kit.
◘ Você também pode colocar um brinde gracioso que é o certificado de participação do aluno no evento. Veja um exemplo:
O Dia do Amigo é uma excelente oportunidade de proporcionar a outras crianças e suas famílias uma vivência real das práticas da sua escola, associando o brincar à aprendizagem e proporcionando um desenvolvimento completo do aluno.
Além disso, ele também serve para engajar ainda mais os alunos da sua escola, destacando seus diferenciais e renovando o sentimento de “pertencer”.
O que achou das nossas dicas para criar o Dia do Amigo na sua escola?
Compartilhe sua experiência conosco e conte-nos como foi.
Conte conosco 🙂
Veja os comentários sobre este material:
Adorei a ideia
Veronica Lima